Friday, 23 de August de 2019

OPINIÃO


Mais Médicos

Municípios tocantinenses aguardam profissionais do programa Mais Médicos, comenta ATM

23 Dec 2018    13:25

A Associação Tocantinense de Municípios (ATM) revela a expectativa da grande maioria dos gestores municipais quanto ao preenchimento das vagas disponíveis nos Municípios para o recebimento de profissionais do programa Mais Médicos. O Ministério da Saúde abriu nova seleção para o preenchimento das vagas remanescentes de edital anterior, cujo prazo de inscrição terminou nesta sexta-feira, 21.

Segundo o ministério, dos 8,4 mil profissionais brasileiros que foram escolhidos para ocupar vagas deixadas por cubanos, mas 2,4 mil não compareceram aos locais de trabalho. "Sabemos que há uma resistência por parte dos médicos interessados em participar do programa em atenderem no interior dos Municípios. O que não queremos é observar a diminuição dos atendimentos médicos nos Municípios devido a falta de profissionais ", destacou Jairo Mariano, prefeito de Pedro Afonso e presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM).

A ATM buscou junto ao Ministério da Saúde os números de não comparecimento dos médicos em Tocantins. Contudo, até o fechamento desta matéria a pasta Federal não informou a entidade municipalista. "Porém,  a ATM, juntamente com o movimento municipalista Nacional observou um desinteresse maior dos médicos em adentrar o interior das regiões Norte e Nordeste, além da periferia dos grandes centros urbanos", revela Mariano.

Nestes dias 20 e 21 de dezembro, as vagas não ocupadas foram "ofertadas novamente a profissionais com CRM Brasil", segundo o Ministério.Nos dias 27 e 28 de dezembro, os médicos brasileiros formados no exterior terão acesso ao sistema para escolherem as vagas em aberto.Só então os médicos estrangeiros, formados no exterior, poderão escolher municípios onde querem trabalhar: em 3 e 4 de janeiro de 2019.

"Acreditamos que com a inserção desses médicos formados no exterior veremos a ingresso desses profissionais nas comunidades que mais precisam, e evitando assim a diminuição dos atendimentos médicos. A ATM ficará atenta ao cronograma do programa e ao preenchimento das vagas em cada Município" finaliza Mariano.

COMPARTILHE:


Confira também:


Fogo na Amazônia

Presidente autoriza uso das Forças Armadas contra incêndios na Amazônia

O governo não informou o número de militares que poderão ser empregados nas ações de combate aos incêndios.

Criação de Tilápias

Governador participa de lançamento do projeto de criação de tilápias em tanques rede

No local, serão instalados 25 tanques rede (tamanho 4x4x4) com material de alumínio e telhas de aço inox. Serão colocados entre 2.500 e 3.000 alevinos (designação dada aos peixes recém-saídos do ovo e que já reabsorveram o saco vitelino) em cada tanque.



Saúde

Hospital Geral de Palmas opera com menor índice de ocupação da história

O novo fluxo e o planejamento estratégico na realização das cirurgias ortopédicas são resultado do comprometimento da atual gestão da Secretaria de Estado da Saúde (SES), que está regularizando e aumentando os estoques de medicamentos, materiais e insumos


Gurupi

Em Gurupi, governador Mauro Carlesse prestigia inauguração de Centro Cultural e exposição sobre ex-governador Siqueira Campos

Além do ex-governador Siqueira Campos, o evento contou com a presença de políticos e autoridades de Gurupi e região.


Campo

Secretaria da Agricultura e parceiros realizam o 3° Tecnifruti no Projeto Manuel Alves

São aguardadas para o evento cerca de 700 pessoas, entre produtores, técnicos, alunos de escolas agrícolas do Tocantins e estados vizinhos.


Projeto Orelhinha

Tocantins recebe, pela segunda vez, projeto que resgata autoestima de jovens


Operação Forâneo

Polícia Civil realiza “Operação Forâneo” em Lagoa da Confusão e desarticula associação criminosa por tráfico interestadual de drogas


Audiência

Delegados de Polícia Civil do Tocantins tem audiência Pública com o Ministro Sérgio Moro


Saúde

Cirurgia bariátrica: mudanças do físico ao emocional


Operação Medusa

Polícia Civil prende 15º suspeito da Operação Medusa


Saúde

Pacientes do Tocantins correm o risco de ficar sem diálise



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira