Tuesday, 20 de October de 2020

OPINIÃO


Segredos do marketin

O comércio eletrônico é um outro negócio

26 Feb 2013

Cristiano Borges Rodrigues - aquarium.ro@hotmail.com


O comércio eletrônico não é mais um canal para os negócios das empresas, trata-se, agora sim, de um negócio específico que movimentou R$ 18,7 bilhões em 2011 no Brasil com suas dinâmicas próprias como qualquer mercado físico. Além de respeitar as regras do negócio virtual, as empresas precisam considerar este tipo de negócio como negócio em si, pois há a necessidade de se adotar eficientes ferramentas de controle, principalmente quanto aos pedidos.

Recomenda-se, ao empresário que busca negócios na internet, visualizar o negócio virtual como uma loja física, onde há prateleiras com os produtos expostos, o balcão com os atendentes e, atrás do espaço visível aos clientes, o depósito com os produtos e a sala do setor administrativo.

Pois bem, isto significa dizer que o negócio virtual tem o mesmo raciocínio onde as prateleiras seriam o site com os produtos expostos. Para sanar a ausência de um atendente, o site deve apresentar o máximo de informações sobre os produtos/serviços e várias formas de contato (e-mail, telefone, bate-papo etc) sendo essencial explicar os prazos de resposta. Se o visitante visitar o site às 02h da manhã, ficará ansioso por respostas ainda na madrugada e, caso não se tenha plantões, é essencial apontar o horário de funcionamento do setor responsável.

Além da facilidade de contato, é primordial ter uma interface amigável na realização dos pedidos, explicando as formas de pagamento, preços etc. Cerca de 11% dos abandonos das compras na internet são motivadas pelo processo de finalização muito complicado, enquanto 14% dos sites desestimulam a compra por não terem a opção de finalizar a compra e 22% deixam de fechar o negócio devido a falta de informações claras sobre o frete. Só para comparar, prazo de entrega longo evitou apenas 06% das vendas.

Bom, de nada adianta ter um monte de produtos expostos e nenhum em estoque (próprio ou de parceiros), tendo em vista que o cliente quer adquirir seus produtos e, ser enganado quanto aos prazos é, no mínimo, um antimarketing. Por isso, deve-se checar os estoques e retirar do site produtos fora de estoque, aliás, é essencial ter equipes destinadas a monitorar as comprar virtuais para não correr o risco de um pedido ficar vários dias na caixa do e-mail e ninguém dar andamento no processo. É mais comum do que se imagina a empresa entrar no mundo virtual e não destinar responsáveis pelo setor, ou melhor, pelo novo negócio.

 


Prof. Me. Cristiano Borges Rodrigues é palestrante, consultor em gestão estratégica, comercial e autor do Livro de Mão da Redação Publicitária (2011) e Planejamento de Campanha Publicitária (2010).

COMPARTILHE:


Confira também:


Ocorrência

Ação da Polícia Civil resulta na libertação de refém e na prisão de cinco homens, incluindo um policial civil aposentado do Maranhão

Mulher foi mantida refém desde o último sábado e era ameaçada de morte por conta suposta dívida contraída pelo marido.

Tocantins

Governo do Tocantins moderniza unidades de atendimento do É Pra Já

Através da capacitação dos servidores e melhorias na infraestrutura, as Unidades garantem atendimento de qualidade aos cidadãos


Palmas

Eli Borges se reúne com produtores rurais onde apresenta suas propostas para gerar cerca de 3 mil empregos no campo

Eli Borges vai buscar mecanismos para fomentar a instalação de agroindústrias; fortalecer o projeto de criação de peixe em cativeiro; atrair indústrias para processamento do pescado; e perfurar poços artesianos para os produtores que enfrentam a falta d’ág


Palmas

Cinthia Ribeiro diz que som ambiente com voz e violão está liberado em Palmas, sem aglomeração

Com o entendimento sobre a liberação do som ambiente, mas desde que não ocorra aglomeração, a Prefeita Cinthia frisou: “em nenhum momento proibimos o som ambiente, mas os shows e aglomerações sim"


Eleições 2020

Alan Barbiero ressalta implantação da UFT e reforça compromisso com a educação


Ruth Almeida

História da chef Ruth Almeida é contada em festival de gastronomia no Maranhão


Agentes

Para ampliar as ações de proteção ambiental, Cinthia promete concurso para Agentes de Fiscalização


Palmas

Joseph Madeira se reúne com músicos impedidos de trabalhar pela Prefeitura


IPTU

IPTU de 2021 em Palmas não terá aumento e taxa para eventos será suspensa, garante Cinthia


Estado

Governo do Tocantins promove reuniões on-line para orientações aos municípios



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira