Friday, 17 de August de 2018

Friday, 17 de August de 2018

OPINIÃO


Irrigação

O que é irrigação inteligente?

08 Feb 2018    15:05    alterado em 08/02 às 15:41
O que é irrigação inteligente?

O termo irrigação inteligente ganhou força nos últimos anos e tem como objetivo principal ajudar o agronegócio produzir mais com menos. Mas, afinal, o que é irrigação inteligente?

A técnica nasceu em Israel, com o pioneirismo da Netafim, e desde então se espalhou por todo mundo, ganhando cada vez mais adeptos e aprimoramentos. O sistema utiliza tubos subterrâneos (enterrados), desenvolvidos justamente para esta finalidade, levam água e nutrientes de forma precisa as plantas, evitando assim desperdícios como alta taxa de evaporação, escoamento superficial, entre outros, que acabam aumentando o consumo de água. A técnica, portanto, possibilita que todas as práticas agrícolas fiquem mais simples e muito mais eficientes.

A irrigação inteligente é assim chamada por ser uma forma mais eficiente de fornecer água as plantas, trazendo benefícios que vão desde economia de água, energia, mão de obra e tempo. Quando aplicada na área de absorção, o aumento de produtividade chega a 200% e a economia de água pode chegar a 60%, colaborando para que o produtor não cometa eventuais desperdícios.

Além de potencializar o uso da água, na irrigação por gotejamento a economia de energia pode chegar a 60% quando comparado aos sistemas tradicionais de irrigação. Os resultados comprovam que a irrigação inteligente é um método eficiente e sustentável de produção. Quando projetado corretamente, com a orientação adequada para cada propriedade, a irrigação inteligente se torna aliada na luta pela agricultura sustentável.

Independente da cultura, seja café, cana de açúcar, cacau, milho, soja, citrus, cultivos de horticultura etc., a irrigação é um ponto de extrema importância e que precisa de atenção. Confira então, algumas dicas para tornar sua irrigação mais inteligente:

- Conheça sua infraestrutura: avalie se possui o equipamento de irrigação mais adequado para a cultura. Eficiência de irrigação é a porcentagem de água que realmente entra no solo e é usada pela cultura em comparação com a quantidade bombeada para o sistema: medir e monitorar; uniformidade de aplicação; uso eficiente da água (m3/ha); e custos de funcionamento.

- Escolha bem a tecnologia: a irrigação por gotejamento consiste em levar água pontualmente e na medida certa para a planta através de tubos com gotejadores. Eles permitem que o produtor também realize a técnica de nutrirrigação em que os nutrientes são aplicados direto na raiz através das gotas de água. Dessa forma, a planta se alimenta mais vezes e em menores quantidades, o que é ideal para que absorva os fertilizantes de forma saudável. Além disso, reduz custos na produção (mão-de-obra, energia e insumos), garante homogeneidade das lavouras, facilidade de manejo com a implantação da nutrirrigação, entre outros, que podem representar até 30% de economia na fazenda.

- Conheça os recursos hídricos e de solos: entenda o clima de propriedade (pluviosidade, temperatura e evapotranspiração), consulte um engenheiro agrônomo se houver necessidade, e entenda a outorga de água e suas condições e limitações. Por exemplo: A sua capacidade de armazenamento em barragem corresponde à sua outorga? Conheça a capacidade de retenção do solo.

- Conheça a real necessidade da cultura: compare o uso da água contra os outros na região. O conhecimento de quando e quanto deve ser aplicado de água depende de medição da humidade do solo e qual estado vegetativo se encontra a cultura. Muitos irrigantes ainda não utilizam qualquer forma de monitoramento e programação de irrigação, que devem formar a base do uso do planejamento de uso da água durante a temporada de irrigação.

Sobre a Netafim 

Fundada há mais de 50 anos e com cerca de 30 subsidiárias em todo o mundo, a Netafim oferece as melhores soluções aos agricultores de mais de 110 países por meio 15 unidades produtivas, milhares de distribuidores e mais de 4.000 funcionários. No Brasil são duas unidades: Ribeirão Preto/SP e em Cabo de Santo Agostinho/PE. O portfólio de produtos inclui sistemas completos de irrigação por gotejamento, microaspersão, controle e monitoramento automatizados, dentre outras.

 

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

72

PARABÉNS!
PARABÉNS!

60

BOM
BOM

52

AMEI!
AMEI!

50

KKKK
KKKK

50

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

45

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

36

CREDO!
CREDO!

Leia por assunto:

Opinião Irrigação Meio Ambiente

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Ataídes

Ministério Público Eleitoral impugna candidatura de Ataídes de Oliveira

Candidato ao Senado foi condenado por órgão colegiado

Ocorrência

Polícia Civil prende mais um acusado de tráfico de drogas no interior do Estado

De acordo com o Delegado José Lucas Mello, Edinei já estava sendo investigado há dois meses por suspeita de envolvimento com o tráfico de drogas




  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira