Wednesday, 11 de December de 2019

OPINIÃO


Fake news

Os desafios da comunicação de massa em época de fakenews

25 Mar 2019
Os desafios da comunicação de massa em época de fakenews

Os últimos anos as notícias em torno da regionalidade política ou cultural brasileira tem dado o que falar. Principalmente nos grande veículos de comunicação, com surpresas para todos os gostos. Isto quer dizer que as pessoas estão falando mais sobre os temas que envolvem as notícias, sendo elas mais vistas em redes sociais digitais. Alguns problemas também ficaram comuns com as divulgações das famigeradas “fake news”. São noticias de origem duvidosas que se alastram em uma velocidade nunca vista, gerando alardes nas comunidades pelo Brasil. As notícias exteriorizada por sites com pouca visibilidade, ou por “robôs” anunciam as “fake news” aleatoriamente por mensageiros populares. Uma vez exposta, a velocidade de compartilhamento é rápida. Um risco elevado de disseminação, são por comum entre idosos, propensos a acreditarem em correntes de “Whatsapp” entre outros mecanismo de divulgação. O artigo assinado por Andrew Guess (Universidade Princeton), e autores como Jonathan Nagler e Joshua Tucker (Universidade de Nova York) ambas nos EUA, com publicação pela revista científica Science Advances, demonstra a preocupação quanto ao processo das fake news por pessoas mais idosas. O adendo é para que os jovens, com maior facilidade na interação com a tecnologia, ajude a evitar a disseminação de notícias falsas pela terceira idade, mostrando-lhe dos sites de origem duvidosa. O papel da mídia é importantíssimo para a nova era da internet, principalmente por mostrar o imperativo do audiovisual em redes com boa cronologia, além do foco na credibilidade. Papel reduzido em poucos meios de informação da velha guarda jornalística, que prezam pelo conteúdo vinculado. A expressão “pôr em xeque” é bastante atual para observarmos a necessidade da multi pesquisa quanto a veracidade das informações, sendo assim, a dúvida é o ajuste necessário para todas as idades.

COMPARTILHE:


Confira também:


Adorno Zero

HGP realiza Campanha do Adorno Zero no ambiente hospitalar

O não uso de adornos pode evitar infecções relacionadas à assistência à saúde, bem como evitar acidentes de trabalho.

Olyntho Neto

Deputado propõe CNH Social Gratuita para cidadão de baixa renda

O Projeto de Lei que propõe a CNH Gratuita, ou seja, a Carteira Nacional de Habilitação Social (CNH Social) sem custo para a população de baixa renda, foi apresentado nesta semana na Assembleia Legislativa.



Intercâmbio Cultural

Vice-governador e Presidente da Ilha Príncipe manifestam Interesse em Programa de Intercâmbio Cultural

Foco do encontro foi desenvolver parcerias entre os dois países; gestores abordaram as oportunidades de cooperação, nomeadamente na área cultural


Palmas

Relatório final da LDO é aprovado em sessão extraordinária

O projeto agora segue para apreciação e votação em plenário, em turno único, cuja inclusão em pauta está atrelado a decisão da presidência da Casa legislativa e a regras regimentais.


CGE

Combate à Corrupção é tema de evento realizado pela Controladoria e parceiros

Evento contou com premiação e participação de alunos da rede estadual de ensino.


IML

Corpo de homem encontrado em Palmas aguarda identificação no IML


Endividamento

Palmenses continuam acima de média nacional quando o assunto é endividamento


CGE

Controladoria imprime perfil mais preventivo e ativador das forças políticas e sociais em 2019


PAGH-Cirúrgico

Governo realiza mais de 50 procedimentos cirúrgicos pelo Opera Tocantins no final de semana


Tom Lyra

Presidente da Adetuc participa de audiência pública sobre o programa Investe+ Turismo


Homenagem

Sessão solene homenageia transferência da capital para Miracema



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira