Friday, 29 de May de 2020

OPINIÃO


Tocantins

Permanece vigente decreto que suspende funcionamento de Parques Estaduais no Tocantins

29 Apr 2020
Andrea Marques Permanece vigente decreto que suspende funcionamento de Parques Estaduais no Tocantins

O Governo do Tocantins prioriza a saúde da população e na manhã desta quarta-feira, 29, em teleconferência reuniu representantes do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), da Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (Sics) e da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), da Associação Tocantinense de Turismo Receptivo (ATTR), Associação Jalapoeira dos Condutores Ambientais (Ajaca), das prefeituras municipais, da comunidade tradicional Mumbuca, para definir um entendimento a respeito da abertura do Parque Estadual do Jalapão (PEJ).

 

A unidade de conservação é um grande atrativo e incentivo ao movimento das principais atividades econômicas da região, contudo, antes de uma possível abertura, um estudo deve ser realizado e posteriormente encaminhado à avalição do Comitê de Crise.

 

“A reunião foi muito produtiva, junto com o secretário Tom Lira e demais participantes, chegamos ao consenso e deliberamos a realização de um estudo sobre a viabilidade da abertura do Parque Estadual somente para visitação. Antes, esse levantamento será apresentado à avaliação do Comitê de Crise. É importante ressaltar que por enquanto permanece vigente o Decreto 6.071/2020”, afirmou Sebastião Albuquerque, presidente do Naturatins.

 

“Nesse momento, entendemos e consideramos que qualquer decisão a respeito da abertura da Unidade de Conservação deve ser tomada sob orientação do Comitê de Crise, ouvindo o trade turístico, os municípios e comunidades ligadas ao turismo, para posteriormente apresentação e avaliação desse estudo”, reiterou Warley Rodrigues, diretor de Biodiversidade e Áreas protegidas do Naturatins.

 

O Governo do Tocantins vem dedicando atenção às ações de combate a Covid-19 e de apoio às famílias nos 139 municípios do Estado com a entrega de cestas básicas. Hoje, 29, a distribuição acontece nos municípios de Campos Lindos, Goiatins, Palmeirante, Babaçulandia, Filadélfia e Barra do Ouro.

COMPARTILHE:


Confira também:


Pandemia

Tocantins chega a 3.611 casos de Covid-19 com 120 hospitalizados

Os dados contidos no boletim são consolidados com resultados de exames realizados no Lacen e notificações recebidas dos municípios até as 23:59h do último dia.


  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira