Sunday, 25 de August de 2019

OPINIÃO


Naturatins

Região do Jalapão é contemplada com ações ambientais e turísticas

11 Aug 2019    01:06    alterado em 11/08 às 01:06
Região do Jalapão é contemplada com ações ambientais e turísticas

Nesta sexta-feira, 9, durante as atividades referente as consultas públicas para elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2020,  ocorrida em São Félix do Tocantins, região do Jalapão, o governador Mauro Carlesse, assinou ordens de serviço e anunciou medidas como a construção da estrada que vai permitir a ligação do Jalapão à capital, Palmas, além de infraestrutura para os atrativos turísticos locais.

“Estamos trabalhando e vamos construir o mais rápido possível a estrada ecológica, que vai ligar o Jalapão a Palmas. É uma vontade minha e um sonho do povo daqui", sustentou explicando que a estrada será construída com bloquetes, o que vai demandar menor custo, aproveitamento da mão de obra local e menor dano ambiental.

Outros assuntos importantes também estiveram em pauta, como iniciativas que serão adotadas em parceria com os órgãos ambientais, para combater as queimadas durante o período com ausência de chuvas. Ocasião que as altas temperaturas aliada aos ventos fortes favorecem os incêndios florestais.

O presidente do Naturatins, Sebastião Albuquerque Cordeiro, falou sobre a logística do governo do Estado para este período de estiagem. Destacou que será instalado na área do Parque Estadual do Jalapão, um Posto Avançado do Corpo de Bombeiros, que vai atuar em parceria com a Polícia Ambiental e as Brigadas Municipais Contra Incêndios Florestais, juntamente com as Brigada do Parque Estadual do Jalapão.

O gestor também explicou “Nós do Naturatins, também vamos apoiar com uma aeronave do órgão, que será usada para o combate aos focos de incêndio não só na área do Parque Estadual, mas em toda região do Jalapão. Esta aeronave irá auxiliar no monitoramento das queimadas”, disse o presidente.

O diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Naturatins, Warley Carlos Rodrigues, relatou que durante a visita a São Félix do Tocantins, o governador Carlesse inaugurou o circuito de sinalização turística que compreende mais de 800 km de rodovias. “Foram utilizadas mais de 90 placas com informações ambientais, rodoviárias e turísticas. Estas placas com as identificações é um avanço para toda a região”, considerou.

Ordens de Serviço
O turismo na região do Jalapão recebe reforço por meio de ordens de serviço para a construção de um quiosque de apoio nas Dunas e na Prainha, além da reforma dos sanitários do local, reforma da trilha da Serra do Espírito Santo e a construção de uma praça no povoado do Prata. Estas obras estão orçadas em R$ 1.658.792,04, recursos provenientes do Programa de Desenvolvimento Regional Sustentável (PDRIS), do Banco Mundial.

Acompanhou o presidente do Naturatins ao Jalapão, o vice-presidente do órgão, Rafael Roque Felipe. Na ocasião, a equipe do Naturatins também visitou o escritório da Área de Proteção Ambiental (APA) Jalapão.

COMPARTILHE:


Confira também:


Meio Ambiente

Biodiversidade perdida em queimadas na Amazônia levará décadas para se recuperar

Especialistas entrevistados pelo Brasil de Fato avaliam que determinadas espécies podem demorar até mesmo séculos

Tocantins

Quatro estados pedem ajuda das Forças Armadas para combate a incêndios

Os estados de Roraima, Rondônia, Tocantins e Pará pediram ajuda do Executivo federal para combater incêndios florestais.



Educação

Unitins comemora 5 anos de implantação do Campus de Augustinópolis e realiza I Encontro de Egressos da unidade

Reitor entregou um carro para o campus durante o evento e anunciou a entrega de mais de 200 diplomas dos cursos de Direito e Enfermagem


Escândalo

Aprovada convocação de secretário da Administração e do diretor do Plansaúde

São de autoria da deputada Vanda Monteiro (PSL) mais dois requerimentos aprovados. Ela pede a reforma da ponte entre os municípios de Itaguatins e Maurilândia, além de recursos para a construção do campus da Unitins no município de Augustinópolis.


Turismo

Palestras e discussões marcam II Encontro Internacional de Jornalistas em Salvador

A economia criativa no Turismo foi abordada pelo ex-secretário de Turismo da Bahia, presidente do Instituto Pensar, pesquisador e estudioso, Domingos Leonelli.


Cidadania

Cidadania e Justiça apoia a realização da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla


Seu Bolso

TIM lança oferta diferenciada para clientes do Tocantins


PPA

Governador Mauro Carlesse abre sétima consulta pública do PPA


Saúde

Hospital Geral de Palmas opera com menor índice de ocupação da história


Gurupi

Em Gurupi, governador Mauro Carlesse prestigia inauguração de Centro Cultural e exposição sobre ex-governador Siqueira Campos


Campo

Secretaria da Agricultura e parceiros realizam o 3° Tecnifruti no Projeto Manuel Alves



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira