Tuesday, 22 de October de 2019

OPINIÃO


Relacionamento e Escolhas

Relacionamentos são baseados em escolhas

21 Jan 2019    16:24

Segundo a orientadora emocional para mulheres Camilla Couto, especializada em relacionamentos, estamos escolhendo a toda hora, mesmo que pareça que não: “até mesmo deixar de escolher e ser levados pelo fluxo é uma escolha. E nos relacionamentos não é diferente”, enfatiza. Camilla lembra que não somos obrigados a continuar em um relacionamento tóxico, por exemplo, nem nos relacionarmos com quem não desejamos, e inclusive se a pessoa for da família ou do trabalho, por exemplo, ainda assim, somos nós quem escolhemos a importância que damos para essas pessoas em nossa vida: “somos nós quem escolhemos o quanto o comportamento delas nos influencia, e quanto tempo da nossa vida dedicamos a elas”, explica.

Camilla também lembra que estamos escolhendo ao aceitar o que é socialmente imposto: “quantas pessoas desejam uma vida livre e se prendem a relacionamentos para agradar ao círculo familiar? Quantos de nós suportam relações ruins por medo de encarar um divórcio? Ou, então, quantas pessoas escolhem simplesmente ficar sozinhas por medo de que suas relações sigam o mesmo destino que veem sendo perpetuado há décadas, sem amor, mas com o condicionamento social”?

Para Camilla, o processo de reconhecer que sempre temos o poder da escolha e que somos plenamente responsáveis por elas é profundo e transformador: “muitas vezes, temos medo de decidir, de optar. Medo de errar. E, então, seguimos o “senso comum” ou as velhas fórmulas que já conhecemos, iludindo-nos ao pensar que elas nos farão bem, e nos acomodando mesmo quando nos fazem mal, porque, afinal, é assim mesmo. Muitas vezes acreditamos que o rumo que seguimos é o único caminho possível. Mas não é”, enfatiza.

Conforme explica a orientadora, amadurecer emocionalmente é ser capaz de desbravar novos destinos, de reconhecer que o medo e a adrenalina de antes de se jogar em uma nova oportunidade podem ser positivos: “se as fórmulas conhecidas fossem perfeitas, não haveria casais desfeitos, amantes tristes ou famílias desunidas. Mas, se há casais felizes, famílias inteiras e pessoas realizadas, é porque existem maneiras diferentes de chegar a um mesmo lugar. Um caminho que só pertence a quem o escolhe. Que pode, sim, muitas vezes, ser diferente daquilo que foi sonhado ou planejado. Mas no inesperado há muito aprendizado”.

Estar em um relacionamento a dois significa escolher, constantemente. Escolher com quem se está, escolher se vai brigar ou aceitar a toalha molhada em cima da cama, se vai passar o Natal na casa dos próprios pais ou com a família dele/dela, quem faz o café da manhã e quem lava a louça. São escolhas que, primeiro, são feitas por indivíduos e que, depois, passam também a ser escolhas do casal. “Estar junto é compartilhar, inclusive o medo do desconhecido e do inesperado”, explica Camilla.

Não há certeza em viver. E, segundo Camilla Couto, é nessa impermanência que existe espaço para o novo, para a construção, para as escolhas: “imagine-se em uma realidade totalmente imposta, que loucura e que chatice que deve ser! Ser livre é correr riscos, é escolher a todo momento. E para escolher melhor, é preciso compreender quais foram os “erros” e os “acertos” e se permitir tomar decisões mais conscientes e mais firmes nos seus relacionamentos a partir de agora”, finaliza.

Saiba mais: www.amarildas.com.br

 

Sobre Camilla Couto

Camilla Couto é Orientadora Emocional para Mulheres, com foco em Relacionamentos. Criadora/ autora do Blog das Amarildas e fundadora do PAR - Programa Amarildas de Relacionamentos. Orientadora emocional, Terapeuta Floral (TF-153-17/SP) e Contoterapeuta, viveu durante 8 anos no exterior conhecendo diferentes culturas e comportamentos. No blog amarildas.com.br, compartilha seus estudos sobre amor, relacionamentos e dependência emocional - com o propósito de promover mais entendimento sobre esses temas e de incentivar as mulheres a se amarem e valorizarem cada vez mais.

Fonte: Blog das Amarildas

COMPARTILHE:


Confira também:


Economia

Governador destaca mineração como fator de desenvolvimento econômico e geração de empregos

Declaração do Chefe do Executivo ocorreu durante leilão da jazida de minério de Palmeirópolis, nesta segunda-feira, 21, no Rio de Janeiro. Expectativa é que dois mil empregos sejam gerados com a instalação no empreendimento

Economia

Comércio puxa recuperação na oferta de vagas de emprego no estado

Ainda sobre o Caged, setembro mostra que Araguaína foi a cidade com maior variação negativa (-139 vagas) e Porto Nacional com variação positiva (167 vagas). A capital Palmas registrou uma variação de – 42 vagas.



Cooperação Técnica

Governo assina termo de Cooperação Técnica com instituições públicas e privadas para execução de ações de pesquisa e extensão agropecuária

Termo estabelece condições para o bom andamento dos trabalhos propostos na área do Centro Agrotecnológico de Palmas


Outubro Rosa

Resolve Palmas promove palestra sobre prevenção ao câncer de mama

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo da doença mais comum entre as mulheres no Brasil e depois do câncer de pele não melanoma, correspondendo a cerca de 25% dos casos novos a cada ano. No Brasil, esse percentual é de 29%


Legislativo Municipal

Câmara de Palmas funcionará em novo endereço a partir de 2020

A estrutura da 104 Norte tem área total edificada de 5.065,55 metros quadrados, contra os 4.300 m² do prédio atual, localizado na Teotônio Segurado.


Saúde Animal

Seu Pet pode ser um doador de sangue


GOTE

Suspeito de cometer crime de coação é preso pela Polícia Civil no Norte do Estado


Educação superior

Universidade Estadual prorroga inscrições para Vestibular 2020/1 até 7 de novembro


Porto Cereais

Governo do Estado avalia concessão de benefícios fiscais para empresa que exporta feijão para China e Índia


AL

Presidente da ATS deve ser convidado a prestar esclarecimentos


TJTO

“Tudo funciona melhor quando nos colocamos na posição de ouvinte”, destaca o presidente do TJ ao abrir seminário



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira