Monday, 09 de December de 2019

OPINIÃO


Relacionamento e Escolhas

Relacionamentos são baseados em escolhas

21 Jan 2019

Segundo a orientadora emocional para mulheres Camilla Couto, especializada em relacionamentos, estamos escolhendo a toda hora, mesmo que pareça que não: “até mesmo deixar de escolher e ser levados pelo fluxo é uma escolha. E nos relacionamentos não é diferente”, enfatiza. Camilla lembra que não somos obrigados a continuar em um relacionamento tóxico, por exemplo, nem nos relacionarmos com quem não desejamos, e inclusive se a pessoa for da família ou do trabalho, por exemplo, ainda assim, somos nós quem escolhemos a importância que damos para essas pessoas em nossa vida: “somos nós quem escolhemos o quanto o comportamento delas nos influencia, e quanto tempo da nossa vida dedicamos a elas”, explica.

Camilla também lembra que estamos escolhendo ao aceitar o que é socialmente imposto: “quantas pessoas desejam uma vida livre e se prendem a relacionamentos para agradar ao círculo familiar? Quantos de nós suportam relações ruins por medo de encarar um divórcio? Ou, então, quantas pessoas escolhem simplesmente ficar sozinhas por medo de que suas relações sigam o mesmo destino que veem sendo perpetuado há décadas, sem amor, mas com o condicionamento social”?

Para Camilla, o processo de reconhecer que sempre temos o poder da escolha e que somos plenamente responsáveis por elas é profundo e transformador: “muitas vezes, temos medo de decidir, de optar. Medo de errar. E, então, seguimos o “senso comum” ou as velhas fórmulas que já conhecemos, iludindo-nos ao pensar que elas nos farão bem, e nos acomodando mesmo quando nos fazem mal, porque, afinal, é assim mesmo. Muitas vezes acreditamos que o rumo que seguimos é o único caminho possível. Mas não é”, enfatiza.

Conforme explica a orientadora, amadurecer emocionalmente é ser capaz de desbravar novos destinos, de reconhecer que o medo e a adrenalina de antes de se jogar em uma nova oportunidade podem ser positivos: “se as fórmulas conhecidas fossem perfeitas, não haveria casais desfeitos, amantes tristes ou famílias desunidas. Mas, se há casais felizes, famílias inteiras e pessoas realizadas, é porque existem maneiras diferentes de chegar a um mesmo lugar. Um caminho que só pertence a quem o escolhe. Que pode, sim, muitas vezes, ser diferente daquilo que foi sonhado ou planejado. Mas no inesperado há muito aprendizado”.

Estar em um relacionamento a dois significa escolher, constantemente. Escolher com quem se está, escolher se vai brigar ou aceitar a toalha molhada em cima da cama, se vai passar o Natal na casa dos próprios pais ou com a família dele/dela, quem faz o café da manhã e quem lava a louça. São escolhas que, primeiro, são feitas por indivíduos e que, depois, passam também a ser escolhas do casal. “Estar junto é compartilhar, inclusive o medo do desconhecido e do inesperado”, explica Camilla.

Não há certeza em viver. E, segundo Camilla Couto, é nessa impermanência que existe espaço para o novo, para a construção, para as escolhas: “imagine-se em uma realidade totalmente imposta, que loucura e que chatice que deve ser! Ser livre é correr riscos, é escolher a todo momento. E para escolher melhor, é preciso compreender quais foram os “erros” e os “acertos” e se permitir tomar decisões mais conscientes e mais firmes nos seus relacionamentos a partir de agora”, finaliza.

Saiba mais: www.amarildas.com.br

 

Sobre Camilla Couto

Camilla Couto é Orientadora Emocional para Mulheres, com foco em Relacionamentos. Criadora/ autora do Blog das Amarildas e fundadora do PAR - Programa Amarildas de Relacionamentos. Orientadora emocional, Terapeuta Floral (TF-153-17/SP) e Contoterapeuta, viveu durante 8 anos no exterior conhecendo diferentes culturas e comportamentos. No blog amarildas.com.br, compartilha seus estudos sobre amor, relacionamentos e dependência emocional - com o propósito de promover mais entendimento sobre esses temas e de incentivar as mulheres a se amarem e valorizarem cada vez mais.

Fonte: Blog das Amarildas

COMPARTILHE:


Confira também:


Bolsa Família

CAIXA INICIA AMANHÃ PAGAMENTO DO ABONO NATALINO DO BOLSA FAMÍLIA

Mais de 13 milhões de famílias serão beneficiadas com o pagamento adicional, a partir do dia 10 de dezembro

PAGH-Cirúrgico

Governo realiza mais de 50 procedimentos cirúrgicos pelo Opera Tocantins no final de semana

Cinco unidades geridas pelo Executivo Estadual receberam pacientes devidamente regulados


Tom Lyra

Presidente da Adetuc participa de audiência pública sobre o programa Investe+ Turismo

Na ocasião, o presidente apresentou os resultados positivos das ações do Governo e destacou o aumento do fluxo de turistas no Tocantins, o que fomenta a economia e, consequentemente, fortalece as atividades produtivas geradoras de emprego e renda, além de


Homenagem

Sessão solene homenageia transferência da capital para Miracema

O presidente da Casa relembrou as dificuldades para a implantação do Estado. "Por isso, temos a obrigação de dar continuidade ao trabalho iniciado", disse.


Educação

Delegação tocantinense viaja a São Paulo em busca de medalha de ouro na Olimpíada de Língua Portuguesa


Sanidade

Tocantins reduz em 66% os focos de raiva dos herbívoros e retira 13 municípios da obrigatoriedade da vacinação


Madrid

Na COP 25, Ayres participa de reuniões sobre negociação de créditos de carbono


Alvorada

Polícia Civil prende no Sul do Estado homem em flagrante por tráfico de drogas


Futebol

Amistoso marca encerramento do ano na Escolinha de Futebol Nilton Santos, em Palmas


Saúde

Grupo de Autocuidado em Hanseníase de Palmas realiza último encontro de 2019



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira