Friday, 28 de February de 2020

OPINIÃO


Aedes aegypti

Sala Estadual de Combate ao Aedes retoma atividades

14 Feb 2020
Nielcem Fernandes - Governo do Tocantins  Sala Estadual de Combate ao Aedes retoma atividades

A gerência de Vigilância das Arboviroses da Secretaria de Estado da Saúde (SES) retomou hoje, 12, em Palmas, as atividades da Sala Estadual de Combate ao Aedes para avaliação das ações e definições de novas atividades para este ano. A Sala continua ativa mesmo com uma redução significativa dos casos notificados este ano, visto que o Estado ainda possui regiões vulneráveis a uma epidemia, caso as ações de controle não sejam feitas para o combate ao Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.  

A diretora de Vigilância das Doenças Vetoriais e Zoonoses, Mary Ruth Batista Glória relatou que no ano passado o Estado passou pela pior epidemia dos últimos 10 anos, apresentando 14.088 casos notificados de Dengue com 09 óbitos confirmados em 2019, representando uma situação preocupante com o maior número registrado no Estado.

“Estamos com uma redução do número de casos, mas a expectativa é de aumento, devido à circulação do sorotipo DEN 02. Temos regiões no Estado que ainda não vivenciaram a epidemia de 2019. As regiões norte e sul nos preocupam, porque tem uma população toda suscetível ao DEN 02 que precisa ficar alerta para o controle do Aedes”, disse Mary Ruth.

O Estado irá trabalhar com 29 municípios prioritários para o combate ao Aedes, são eles: Araguaína, Araguatins, Colinas do Tocantins, Guaraí, Gurupi, Miracema do Tocantins, Palmas, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional, Tocantinópolis, Alvorada, Arraias, Augustinóplis, Aparecida do Rio Negro, Aragominas, Arapoema, Aguiarnópolis, Darcinópolis, Dianópolis, Formoso do Araguaia, Miranorte, Natividade, Pedro Afonso, Sandolândia, Taguatinga, Tocantínia, Oliveira de Fátima, Praia Norte e Taipas.

Sala de Situação

 

A Sala é composta pelas Secretarias de Saúde, Secretaria do Trabalho e Assistência Social (Setas), Secretaria de Educação (Seduc), além da Polícia Militar do Tocantins, Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, Defesa Civil Estadual, Casa Civil, Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Tocantins (Cosems-TO), Distrito Sanitário Indígena (DSEI/TO), Ministério da Saúde e representantes da Sala Municipal de Combate ao Aedes de Palmas.

Dados

No Estado, 66 municípios notificaram casos de Dengue este ano, com 632 registros, contra 2.739 notificações no mesmo período de 2019, uma redução de 77%. Outra queda significativa ocorreu nos casos de Zika com 29 casos contabilizados este ano contra 85 em 2019, uma redução de 66%. Já com relação aos casos de Chikungunya houve um aumento de 16,7%, com 28 casos em 2020 contra 24 casos em 2019.

COMPARTILHE:


Confira também:


Saúde

América Latina reforça medidas de proteção contra novo coronavírus

Colômbia repatria cidadãos; Equador destina hospital exclusivo

Segurança

Operações deflagradas pela Polícia Civil contribuem para redução da criminalidade no Tocantins

Equipes cumpriram vários mandados de prisão e apreenderam dezenas de quilos de drogas em todo o Estado


Opinião

Final de uma semana que nem começou

Cada unidade da Federação tem os seus interesses que não podem nunca sobrepor aos interesses gerais da Nação sendo o principal o de ir e vir e o de livre manifestação.


Decisão

Justiça define que Incra não pode desistir de ação e desapropria Fazenda Vera Cruz, no TO

Decisão destaca que insuficiência de dotação orçamentária não pode se sobrepor à efetivação dos direitos fundamentais à moradia, ao trabalho, à alimentação e à função social da propriedade


Oportunidade

IEL Tocantins seleciona estagiários para o Ministério Público


ATS

Obras de extensão de rede são entregues em Palmeirante


Internacional

Novo coronavírus: Itália registra 11 mortes e contágios aumentam


Araguaína

Alegria e interação marcaram o bloquinho das crianças do HMA


Sucesso

CarnaPraça levou mais de 20 mil foliões para a Praça dos Girassóis


Brasil

Skyy Vodka patrocina Carnaval cheio de diversidade



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira