Friday, 15 de November de 2019

OPINIÃO


Opinião

Salve Jorge: São Jorge está enfrentando mais um dragão

26 Oct 2012

Por Jorge Barreira - http://www.ricardobarreira.com.br

 

São Jorge está enfrentando mais um dragão. A concorrência entre emissoras de televisão em busca dos pontos de audiência e o milionário resultado de cada ponto.  O problema é que este dragão vem travestido de fundamentalismo religioso.

Quem tem acesso às redes sociais já deve ter percebido a incisiva campanha que a Rede Record e o grupo religioso a qual ela pertence estão fazendo contra o “Santo Guerreiro”. Recomendam que as pessoas não assistam à novela Global que começou esta semana e leva o nome deste artigo, e sim assistam a reprise de Rei Davi, que reentrou no ar no mesmo dia que Jorge bradou na telinha, quando a Globo alcançou 35 pontos no Ibope. A Record ficou com 6 pontos. Vitória do Santo.

São Jorge é um dos Santos Católicos que mais reúne devotos no Brasil, sua crença chega a transcender o catolicismo, algo como acontece com Yemanjá nas Religiões Afro-Brasileiras – todo mundo pula ondinha na praia e joga flores para a “deusa” do mar no ano novo, ou não? Pois bem, os brasileiros também acreditam em um cavaleiro, guerreiro, que vence o mal, abre nossos caminhos com sua espada e nos defende com seu escudo.

 

Tudo isso deve gerar uma preocupação enorme no grupo religioso ligado a TV Record, mas qual seria? Seria o fato de esta orientação religiosa acreditar que São Jorge causará males tremendos na vida das pessoas, mandando encostos através dos aparelhos de TV e fazendo uma legião de Trancas-Ruas e Pomba Giras chegar com ele? Acho que não.


Talvez a preocupação seja com outra legião, a legião de devotos de Jorge, capaz de promover novos recordes de audiência com esta novela. Consequentemente, gerando perdas milionárias para a outra emissora.

Mas o fato é que no meio desta guerra entre católicos e evangélicos, quem paga o pato, a galinha preta e a cachaça, é a Umbanda e o Candomblé. O argumento que usam contra a novela Global é que São Jorge é Ogum nas religiões Afro-Brasileiras, e que tudo isto faz parte de uma conspiração, talvez interplanetária, para levar as pessoas para o inferno galáctico.

Pois é, paciência, Jorge, eles não sabem o que dizem.

COMPARTILHE:


Confira também:


130 Anos

Proclamação da República completa 130 anos

Entenda o nascimento da República no Brasil

Moradia

Beneficiários do Recanto das Araras I conhecerão novo endereço nesta quinta, 14

O Residencial Recanto das Araras I faz parte do Programa Minha Casa Minha Vida - Faixa 1, e está localizado na região Sul da Capital, próximo ao Jardim Laila.


Investimento

Governo anuncia investimento de R$ 1,7 milhão para desenvolvimento científico e tecnológico do Tocantins

O governador em exercício, Wanderlei Barbosa, também presente na abertura do evento, enfatizou a disposição do Governo do Estado em investir na preparação dos currículos e na qualificação profissional por meio do apoio ao desenvolvimento científico local.


Investimentos

Prefeitura investe em 120 dias R$ 7 milhões em avenidas e quadras das Arnos e Arnes

A prefeita Cinthia Ribeiro detalhou esses investimentos à comunidade em ato de inauguração da Avenida Palmas Brasil Norte nesta terça-feira, 12, à noite.


Saúde

Novembro Azul - Atendimento noturno à população masculina de Palmas


Obras

Prefeitura entrega nesta terça, 12, infraestrutura da Avenida Palmas Brasil Norte


Europa

Governador Carlesse cumpre agenda em Portugal visando atrair investimentos para o Tocantins


Vizinho

Governador Carlesse é homenageado em Mato Grosso pelo trabalho visando a construção da Transbananal


Panorama

Metrologia Estadual aprova 94% das marcas de produtos testados na Operação Limpeza


Teatro

Cia Art’Sacra abre inscrições para voluntários do espetáculo Paixão de Cristo 2020



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira