Wednesday, 21 de August de 2019

OPINIÃO


Transplantes

Secretaria da Saúde realiza 1ª captação de múltiplos órgãos em criança no Tocantins

22 Sep 2018    11:19
Divulgação Secretaria da Saúde realiza 1ª captação de múltiplos órgãos em criança no Tocantins Captação de múltiplos órgãos de uma criança no HGP

No fim da tarde desta sexta-feira, 21, foi realizado no Hospital Geral de Palmas (HGP), a 1ª captação de múltiplos órgãos, em criança, destinados a transplantes. Essa é a quarta captação de múltiplos órgãos em poucos meses no Estado, sendo a segunda na mesma semana. A doação só foi possível graças ao gesto de amor e solidariedade dos pais da criança, os funcionários públicos, Odimar Rodrigues Brito e Adriana Rocha da Silva que tomaram esta importante decisão após o diagnóstico de morte encefálica de sua pequena de nove anos, devido um afogamento.

Foram captados os rins, fígado e córneas que atenderão cinco pacientes no Tocantins, São Paulo e Rio de Janeiro. A pequena doadora se torna ainda mais especial, devido ao gesto dos seus pais e também a sua tipagem sanguínea (A-) muito raro de encontrar, existindo em apenas 15% da população.

Segundo o pai sua filha era muito especial e após uma semana acompanhando-a em coma no HGP, e que infelizmente veio ao óbito, este seria o último gesto de amor, “temos a certeza de que a vida de nossa filha irá continuar em outras pessoas é isso e muito importante neste momento de dor”.

“A decisão de autorizar a doação dos órgãos e muitas vezes difícil, mas com orientação certa e o acolhimentos às famílias acabando aceitando e vendo o bem que estão fazendo para aquelas pessoas que estão nas filas de espera por um órgão no Brasil”, explicou Vinicius Boaventura enfermeiro da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos pra Transplantes do HGP (CIHDOTT), que realiza o trabalho de orientação e acompanhamento das famílias dos possíveis doadores de órgãos no HGP.

Para a mãe da doadora esta decisão não foi fácil, a técnica de enfermagem, Adriana Rocha disse que a iniciativa partiu do esposo. “Eu confesso que não pensava nisso, mas ele tomou a decisão e aos poucos eu fui aceitando, mesmo estando triste pela morte da nossa filha, sabemos que nossa atitude irá ajudar outras famílias”.

Parceria

O transporte dos órgãos exige uma grande e rápida mobilização devido o curto prazo de deterioração dos órgãos, para isso a Secretaria de Estado da Saúde por meio da Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos (CNCDO-TO) conta com diversos parceiros para efetivar a retirada e o transporte dos órgãos até o receptor, dentre eles podemos destacar a Força Aérea Brasileira (FAB), o Ministério da Saúde e no Tocantins, o Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER) que realiza o transporte dos órgãos coletados no HGP até o aeroporto de Palmas, onde o avião da FAB aguarda para levar para os outros estados onde os receptores estavam aguardando.

Para o secretário de Estado da Saúde, Renato Jayme, que acompanhou a captação dos órgãos, a parceria com a Segurança Pública é primordial, pois garante celeridade ao transporte, com o uso do helicóptero da SSP gastamos apenas três minutos até o aeroporto, e tempo neste momento e essencial para o sucesso de um transplante. “Estamos todos empenhados para garantir que os órgãos doados cheguem o quanto antes a quem precisa, é um trabalho de parceria e apoio mútuos”.

O Secretário de Estado da Segurança Pública, Fernando Ubaldo ressaltou o orgulho da corporação em trabalhar em prol da vida. “Ficamos orgulhosos em contribuir pela segunda vez em uma semana no transporte de órgãos doados aqui no Tocantins. Estaremos sempre disponíveis em todas as ações semelhantes de promoção da vida”, afirmou.

COMPARTILHE:


Confira também:


Perspectiva

Índice de confiança do empresário sobe pelo 3º mês seguido

Para o economista da CNI Marcelo Azevedo, a melhora da percepção de das expectativas dos empresários refletem as notícias positivas para a economia.

Operação Tessera

Polícia Civil deflagra “Operação Tessera” em Paraíso do Tocantins

Um dos suspeitos chegou a montar um esquema de entrega direta de drogas aos usuários, através de expediente comumente chamado de “disk-drogas”.



Fotografia

Dia da Fotografia com a TIM: dicas para tirar boas fotos e ofertas em smartphones

Quando o assunto é fotografia, o foco é o mais importante na hora de fazer os cliques. O elemento a ser destacado deve estar claro e bem posicionado.


Festival Gastronômico

Prefeitura lança programação artística do 13º Festival Gastronômico de Taquaruçu

Os pratos serão avaliados por profissionais das áreas de alimentos e bebidas de Palmas para seleção dos vencedores do festival.


AL

Audiência pública homenageia UMA e Siqueira Campos

Ao fim do evento, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Antônio Andrade (PTB), declarou que esta Casa de Leis é parceira da UMA.


Agricultura

Seminário de Apicultura supera expectativa em números de participantes


Futebol

Capital empata com Palmas na abertura do Estadual de Futebol Sub19


Taquaruçu

Governo inaugura Núcleo de Identificação de Taquaruçu e entrega viaturas e armamentos para a Polícia Civil


Sanidade Animal

Adapec reúne mais de 70 médicos veterinários autônomos para debater sanidade animal


EDP

Projeto Aprender e Crescer inicia mais uma etapa em Palmas


PC

Polícia Civil conclui inquérito e indicia suspeito de furtos em Araguaína



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira