Monday, 09 de December de 2019

OPINIÃO


Meio Ambiente

Secretaria do Meio Ambiente participa de reunião em Brasília para discutir temas a serem tratados na COP 25

30 Nov 2019
Secretaria do Meio Ambiente participa de reunião em Brasília para discutir temas a serem tratados na COP 25

O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Renato Jayme participou nesta terça-feira, 26, de reunião técnica entre membros da Câmara Temática do Meio Ambiente do Consórcio da Amazônia Legal e representantes do Ministério do Meio Ambiente. A reunião teve como objetivo, alinhar posições dos estados-membros do Consórcio e do Governo Federal para a Conferência das Partes da Convenção Quadro das Nações Unidas para Mudanças Climáticas (COP 25). O Tocantins será representado na COP 25 pelo vice-governador Wanderlei Barbosa que estará apresentando a estratégia do estado de Redução das Emissões dos Gases do Efeito Estufa por Desmatamento e Degradação (REDD+)  e o programa Pátria Amada Mirim.

Durante a reunião os Secretários apresentaram para o diretor do Departamento de Florestas do Ministério do Meio Ambiente, Joaquim Álvaro Leite, as oportunidades dos mercados de carbono para a Amazônia, discutiram reivindicações para a região e solicitaram revisão do decreto que institui a Comissão Nacional para Redução das Emissões de Gases de Efeito Estufa Provenientes do Desmatamento e da Degradação Florestal (CONAREDD).

O secretário Renato Jayme ressaltou que os pontos discutidos durante a reunião visam fortalecer a região amazônica combatendo o desmatamento e desenvolvendo a economia de forma sustentável e alinhar estratégias para a COP 25. “O Tocantins tem se destacado no combate ao desmatamento, mas precisamos de mais investimentos para colocar ações em prática de forma ainda mais efetiva.”


COP 25

A COP 25 começou a funcionar em março de 1994, foi uma das três criadas na Rio 92. Os 197 países membros que ratificaram a Convenção são chamados de Partes. A edição deste ano, acontecerá em Madri, na Espanha, entre 2 e 13 de dezembro e contará com a comitiva do Tocantins e de outros estados da confederação brasileira

O Tocantins terá espaço na agenda paralela oficial da COP 25 neste ano, com o evento REDD+ Jurisdicional and Sustanaible Agriculture. The case of Tocantins State Brazil (REDD+ Jurisdicional e Agricultura Sustentável. O caso do Estado do Tocantins, Brasil), previsto para o dia 10 de dezembro.

 O estado irá apresentar para potenciais parceiros e financiadores a estratégia REDD+ Jurisdicional do Tocantins, no intuito de conseguir recursos financeiros para remunerar os resultados de redução do desmatamento do Estado já validados pela CONAREDD para Redd + e colocar o Tocantins no ambiente de mercado de carbono, tanto voluntário quanto regulado.

Além de apresentar o Programa Pátria Amada Mirim (PAM) como estratégia do Tocantins de educação ambiental pró-clima, proteção das florestas e restauração florestal, que alia as questões ambientais com a promoção da inclusão social das crianças e jovens da rede de ensino público do estado.

COMPARTILHE:


Confira também:


COP 25

Agenda do Estado na COP 25 busca investimentos para a estratégia Tocantins 20-40 e para o programa Pátria Amada Mirim

Reuniões com investidores europeus e participação ativa na Amazon-Madrid também estão no cronograma

Câmara

Damaso integra comissão especial que irá debater PEC da 2ª instância

A Constituição estabelece que ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória. Atualmente, o trânsito em julgado ocorre depois do julgamento de recursos aos tribunais superiores


CGE

Controladoria e parceiros realizam evento em alusão ao Dia Internacional Contra a Corrupção nesta segunda, 9

Programação contará com premiação de vencedora da rede estadual do Concurso de Desenho e Redação da CGU sobre o mesmo tema.


Carlesse

Carlesse participa da troca de comando no Corpo de Bombeiros e destaca importância de uma mulher assumir o 1º Batalhão

Tenente-coronel Andreya de Fátima Bueno é a primeira mulher a assumir o posto de comando de batalhão no Estado


Palmas

Arte leva esperança e tranquilidade aos pacientes do HGP


Infraestrutura

Governo realiza recuperação de pontos críticos da TO-239 entre Itacajá e Itapiratins


Região central

Polícia Civil conclui investigações sobre estupro de vulnerável em Miranorte


Solidariedade

Governo atende mais de 30 aldeias indígenas no Tocantins com o Criança Feliz


Capital por um dia

Governador anuncia implantação de Colégio Cívico-Militar em Miracema


"Salve Maria"

Modelo do aplicativo “Salve Maria” poderá ser implantando no TO



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira