Saturday, 24 de August de 2019

OPINIÃO


Educação

Troca de experiências marca primeira semana de atividades nas escolas de ensino médio integral

10 Feb 2019    16:49
Troca de experiências marca primeira semana de atividades nas escolas de ensino médio integral

Quem é que não gosta de ser bem recebido? Nas escolas estaduais de ensino médio integral, os alunos foram recepcionados em clima de festividade nesta primeira semana do ano letivo de 2019. Teve tapete vermelho, chuva de pétalas e muita animação nas 22 unidades escolares que irão desenvolver o programa Escola Jovem em Ação neste ano.  Mas, nem só os alunos ganharam festa. O acolhimento também foi estendido aos pais dos estudantes, professores e demais servidores destas escolas.

Nas 12 escolas que já desenvolviam o programa, foram os estudantes veteranos que receberam os alunos da 1ª série do ensino médio. Já nas 10 novas escolas que iniciaram as atividades do Jovem em Ação neste ano, o acolhimento foi realizado por estudantes egressos do programa de Pernambuco e por alunos de outras unidades do Jovem em Ação do Tocantins.

A presença dos jovens protagonistas pernambucanos foi um diferencial no acolhimento dos alunos tocantinenses neste início de ano letivo. Durante as atividades, os egressos deste modelo de ensino relataram suas experiências com o ensino em tempo integral e desenvolveram ações para despertar nos estudantes o protagonismo proposto pelas Escolas Jovem em Ação.

“Achei bastante interessante este projeto e muito bom ele ter vindo para Porto Nacional. Pensei que iria chegar 7h da manhã na escola, me deparar com várias matérias e passar o dia todo só vendo conteúdo. Mas não é só isso. A gente aprende muita coisa, mas têm outros momentos que nos possibilitam outras formas de conhecimento”,  destacou Ana Clara Miranda, aluna da 3ª série do Centro de Ensino Médio Félix Camoa, de Porto Nacional.

Também do CEM Félix Camoa, Sarah Bastos aprovou a iniciativa e as atividades propostas pelos jovens de Pernambuco, Estado que é referência no ensino médio em Tempo Integral. “Adorei a equipe, principalmente. Socializaram muito bem com a gente. Achei que iam começar as aulas, normalmente, e que os professores que iriam nos receber. Mas foram vocês que nos acolheram e eu adorei esse acolhimento. Foi muito bom”, disse aos ex-alunos convidados para o acolhimento.

Conforme o especialista em gestão da equipe de implantação do Jovem em Ação no Tocantins, Leandro Vieira, a atividade visa acolher de forma calorosa os novos alunos. “O acolhimento é um marco na vida dos que ingressam na escola. Com esse gesto, queremos demonstrar, desde os primeiros dias, a importância de cada pessoa no processo de construção e autodesenvolvimento, além de garantir a troca de experiências e integração entre estudantes, pais, professores e demais servidores”, afirmou.

No acolhimento aos pais e responsáveis, a equipe escolar apresentou, de forma mais detalhada, a proposta pedagógica do Jovem em Ação, a fim de envolver a família no sentido de viabilizar e potencializar a aprendizagem dos estudantes. Os pais e responsáveis também foram orientados quanto ao estabelecimento da rotina e condições de estudos, dentro e fora da unidade escolar.

Em Taguatinga, o Colégio Estadual Professor Aureliano promoveu o acolhimento de aproximadamente 160 alunos das turmas do Ensino Médio em tempo  Integral. Como este é o primeiro ano de atuação da escola na modalidade, o acolhimento foi realizado por jovens de Pernambuco, egressos do mesmo programa, e por estudantes  protagonistas do Centro de Ensino Médio Antônio Póvoa, de Dianópolis, uma das primeiras unidades contempladas com o Jovem em Ação, em 2017.

Taynam Rochelle França da Silva, uma das jovens protagonistas de Pernambuco, falou aos novos alunos sobre os diferenciais do Jovem em Ação , que visa não só acolher, mas acompanhar e orientar os estudantes nas decisões para a vida. “Tenho certeza que, nesta semana, transmitimos algo de novo a vocês, e vocês a nós. Então, nunca estaremos sozinhos nesta caminhada, este é diferencial do programa”, disse.

Segundo a diretora da escola de Taguatinga, Anarly Cordeiro do Prado, esta primeira semana de atividades foi de “extrema importância para envolver a comunidade escolar, possibilitando às famílias, conhecerem melhor o programa como parte desse projeto que vai beneficiar os alunos, os servidores e a cidade como um todo”, afirmou.

Escola Jovem em Ação
O programa de fomento do ensino médio integral é uma iniciativa Federal que no Tocantins é denominada como Escola Jovem em Ação, e as escolas passam a receber investimentos em infraestrutura, formação e monitoramento. A ampliação do projeto este ano ocorreu em função dos excelentes resultados do trabalho desenvolvido pelo Tocantins em 2018. Com isso, o Estado passa a contar com 22 unidades de ensino médio nesta modalidade com capacidade para atender cerca de 6.700 estudantes em 14 municípios.

O programa oferece ainda a flexibilização do currículo, desenvolvimento de ações condizentes com os interesses e contexto dos estudantes. Estão entre os diferenciais do modelo o incentivo ao protagonismo juvenil, além da elaboração e acompanhamento do projeto de vida dos estudantes.

Escolas
Até o ano passado, ofertavam esta modalidade as seguintes unidades escolares: Escola Estadual Darcy Marinho, em Tocantinópolis;  Escola Estadual Rui Barbosa,  CEM Benjamim José de Almeida e CEM Paulo Freire, em Araguaína; CEM Presidente Castelo Branco, em Colinas;  CEM Oquerlina Torres, em Guaraí; CEM Dona Filomena Moreira de Paula, em Miracema;  Escola Estadual Professora Elizangela Glória Cardoso e Colégio da Polícia Militar, em Palmas; CEM Bom Jesus, em Gurupi;  CEM Antônio Póvoa, em Dianópolis;  e CEM Joana Batista Cordeiro, em Arraias.  A partir de 2019, está implantado também no  Colégio Estadual Buriti, em Buriti do Tocantins; Colégio Estadual Manoel Vicente Souza, em  Augustinópolis; CEM Castelo Branco, em Araguaína; Colégio Estadual Presidente Tancredo Neves, em Barrolândia; Colégio Estadual São José e CEM Santa Rita de Cássia, em Palmas; CEM Félix de Camoa, em Porto Nacional;  CEM de Gurupi; CEM Professor Aureliano, em Taguatinga e Escola Estadual Padrão, em Brejinho De Nazaré.

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