O GIRASSOL

Palmas/TO,

Política
Palmas

01/11/2020

Alan Barbiero defende construção de hospital municipal e critica "posição xenofóbica de Barison"

Para Alan Barbiero, a cidade de Araguaína, administrada pelo presidente estadual do seu partido, Ronaldo Dimas, é uma prova que é totalmente possível construir um hospital municipal para a cidade.

No debateentre os concorrentes a prefeito de Palmas promovido pelo SBT Tocantins (TVNorte Tocantins) no início da noite deste sábado, 31 de outubro, o candidato doPodemos, Alan Barbiero, defendeu a necessidade de construção de um hospital municipalpara a capital e criticou a posição xenofóbica de Gil Barison (Republicanos),que não quer doentes de outros estados na cidade.

Para AlanBarbiero, a cidade de Araguaína, administrada pelo presidente estadual do seupartido, Ronaldo Dimas, é uma prova que é totalmente possível construir umhospital municipal para a cidade. Ele lembrou que Palmas deve ser uma dasúnicas capitais do Brasil sem o hospital.

Em umconfronto direto entre os dois, Barison se disse contrário a construção dohospital municipal na cidade, alegando que a obra demoraria para ficar pronta esugerindo não querer pacientes de outras regiões do país e do interior naCapital. “Ele (o hospital) atrapalharia demais o já frágil sistema de saúde domunicípio. Palmas tem uma característica: ela recebe, por ser um polo deatração na área da saúde, ela recebe doentes do sul do Pará, do sul Maranhão,do sul do Piauí, do oeste da Bahia e do interior do nosso Estado”, frisouBarison.

Na tréplica,Alan Barbiero disse que Barison está totalmente enganado. Primeiro, o candidatodo Podemos lembrou eu a demanda por um hospital municipal é respaldada peloSimed (Sindicato dos Médicos do Tocantins). Na sequência, o ex-reitor da UFT(Universidade Federal do Tocantins) também criticou duramente o posicionamentopreconceituoso do concorrente. “Barison, me desculpa, mas você estácompletamente equivocado. A proposta do hospital municipal é do Simed, oSindicato dos Médicos do Tocantins. Se você está chamando essa proposta deirresponsável, está chamando todo o sindicato de médicos de irresponsável também.Segundo, eu acho seu pensamento xenofóbico também. Eu quero acolher a populaçãodo sul do Pará... essas pessoas vêm aqui para Palmas e eles compram em Palmastambém. Eu vejo Palmas como uma Capital de uma grande região. As pessoas daBahia, do Piauí, do Maranhão e do Pará vêm em Palmas, e além de utilizar osserviços públicos, deixam dinheiro aqui. Esse pensamento xenofóbico contra aspessoas da região não podem inviabilizar a construção de um hospital municipal”,salientou Alan Barbiero.

Construídoem pouco mais de três meses, o novo hospital de Araguaína já teve a primeiraparte inaugurada há duas semanas.

 

Debate

Durante odebate, Alan Barbiero também apresentou propostas para a juventude, falou deregularização fundiária, criticou as alianças políticas feitas de qualquerforma pelas candidaturas da prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) e Tiago Andrino(PSB). Ambos, montaram alianças com partidos e pessoas que eram duramenteatacados.

“Eu acreditona política da coerência. Essas alianças que estou vendo em várias candidaturasaqui são terríveis. As pessoas que xingavam umas as outras, agora se unem. Aatual prefeita também fez uma aliança totalmente equivocada, sem pensar naresponsabilidade pública, mas só na eleição”, destacou.

O candidatodo Podemos também debateu geração de emprega com o adversário Eli Borges.

Veja, neste link, o embate entre AlanBarbiero e Barison sobre o Hospital Municipal: https://photos.app.goo.gl/zmVHRXikDeThGycGA.

Assuntos Relacionados
#alan barbiero#eleições
Confira Também
TRE

Cartórios reabrem para inscrição e transferência do título de eleitor

Amastha

PSB de Amastha mantém mobilização e aguarda definição de tribunal para remarcar convenção

TRE-TO

TRE notificará impugnados para contestação

TRE-TO

Pleno do TRE-TO autoriza requisição de Força Federal para três zonas eleitorais durante as Eleições Suplementares

Carlesse

Em Paraíso, Siqueira Campos defende eleição de Carlesse: "É um presente e uma revelação para o Tocantins"