Wednesday, 18 de September de 2019

POLÍTICA


Unirg

Aprovada a doação do campus I para a ETF

03 Jun 2008

Finalmente foi votado em sessão extraordinária, na Câmara de Vereadores de Gurupi, na última quarta-feira, 28 - o projeto de lei 028-2007, que concede a doação do campus I do Centro Universitário da Unirg, para a Escola Técnica Federal.

A matéria tramitava na Câmara desde o ano passado. No plenário, apenas seis vereadores estavam presentes, e todos eles foram favoráveis à doação da área, assim tornando o projeto aprovado por maioria qualificado.

Na oportunidade, os vereadores lembraram do ex-prefeito João Cruz, que foi quem protocolou o projeto e que sonhava com a vinda da escola para Gurupi.

O MEC - Ministério da Educação e Cultura só iniciará as obras após a desocupação total do Campus I. A expectativa da prefeitura é de que, no próximo semestre, os acadêmicos já estejam no novo Campus.

O vereador José Henrique (PSB) disse que foi dado o primeiro passo e talvez o mais importante, que é a garantia do espaço físico para a Escola. Ele falou que será feito o repasse da área, e que se tem a garantia do presidente da escola de que, até o fim do ano, será implantada a instituição.  José Henrique explicou que vai ser feita uma ampla reforma, a construção de um ginásio poliesportivo, dentre outras adaptações. “Vão ser gastos em torno de três milhões de reais. Já estão pré-definidos os cursos. Agora é só aguardar as formalidades e todos juntos continuarmos atentos para que ela ocorra dentro do tempo previsto”, disse.

O vereador Sávio Barbalho (PT) explicou que a vinda da Escola Técnica Federal para Gurupi é um ganho enorme, principalmente para os jovens. “Nem sempre é fácil a entrada na universidade. Temos a Unirg, que oferece dezenas de cursos, mas não são todos que têm condições de pagar, então, com a chegada de uma escola técnica, é uma nova porta que se abre, de oportunidade de avanço e formação social”. Segundo Barbalho, existia uma preocupação da câmara quanto à legalidade, mas foi chegado a um consenso, foi verificado que as vias legais foram alcançadas, e agora é acompanhar a implantação para que ela se concretize o mais breve possível, para que os jovens possam ter mais esse espaço de conhecimento.  

Já o presidente da Câmara, Gilmar Arruda (PMDB), disse que, durante esta semana, várias reuniões foram realizadas. “Nós não poderíamos perder a vinda da escola para nossa cidade, pois, por meio dela Gurupi receberá cerca de três milhões de reais. Depois vai ser realizado um concurso público, nós, como vereadores, jamais poderíamos deixar essa oportunidade ir para outra cidade”, finalizou.

COMPARTILHE:


Confira também:


Setembro Amarelo

Profissionais de saúde realizam ação de promoção à saúde mental e prevenção ao suicídio

Profissionais levarão mensagens positivas sobre a importância de viver com saúde e alegria

Petróleo

ANP se diz atenta quanto a abusos em preços de combustíveis no Brasil

A cotação internacional do petróleo sofreu uma alta depois de ataques a uma refinaria na Arábia Saudita, na semana passada.



Drogas

Polícia Civil prende quatro traficantes e apreende mais de 30kg de maconha em Gurupi

Com eles foram apreendidos 29 tabletes de maconha, três outros pedaços da mesma droga, uma balança de precisão, R$ 2.382,00 em espécie e aparelhos celulares.


Honraria

Participante de programa do Instituto TIM vence prêmio global da ONU

Anna Luisa Beserra ganhou o Jovens Campeões da Terra com solução solar para purificar a água; projeto foi desenvolvido na edição de 2018 do Academic Working Capital


Agrotóxicos

Assembleia debate uso de agrotóxico em audiência proposta por Zé Roberto Lula

Presente na audiência, o procurador da República Álvaro Manzano, falou da importância de realizar a discussão em um momento, em que ele avaliou como de extrema relevância.


Economia

Endividamento atinge mais de 68% dos palmenses em agosto


Vestibular

Inscrições abertas para o Vestibular da Unitins


Ocorrência

Polícia Civil prende mulher suspeita de estelionato no sudeste do Estado


Proibição

Adapec apreende carga de 10 toneladas de sementes de capim irregular na TO-050 entre Palmas e Porto Nacional


Tocantins

Adetuc e consultores reúnem-se para definir implantação do Observatório do Turismo do Tocantins


Educação

Com palestras, professor da Rede Municipal de Palmas motiva alunos a enfrentarem obstáculos



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira