Thursday, 23 de January de 2020

POLÍTICA


Política

Assembléia Legislativa divulga balanço positivo do primeiro semestre de 2008

11 Jul 2008

No primeiro semestre legislativo, o Parlamento Tocantinense, além de dinamizar as atividades para limpar a pauta de projetos que tramitavam na Casa, também propôs várias inovações. O aumento salarial de 25% para os servidores efetivos, a criação do espaço Assembléia On-line, o convênio entre a Asleto e a Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (Uniderp) que oferece os cursos telepresenciais de Ciências Contábeis e Administração aos funcionários e a seus dependentes, a instalação da Ouvidoria e da Procuradoria Parlamentar e da Fundação Rádio e Televisão são algumas delas.
Para que acontecesse essa dinamização na Assembléia, foram feitos alguns ajustes no Regimento Interno, por meio de projetos de resolução. Pode-se destacar a alteração da data da eleição da Mesa Diretora para o segundo biênio legislativo, o que permitiu que o pleito para 2009/2010 ocorresse na primeira quinzena de julho. O resultado teve unanimidade: o deputado Carlos Gaguim foi reeleito, com elogios de todos os parlamentares. Os comentários retratavam sobre uma liderança que ajudou a unir o Parlamento de forma democrática e igualitária.

 

Assembléia On-line


O programa beneficia estudantes de toda a Capital com internet gratuita para pesquisa escolar, além de aproximar a juventude do Parlamento, o que possibilita que ela fique por dentro das leis que estão em tramitação e proporciona um maior contato entre os jovens e a Casa. Atualmente, o programa já conta com mais de 500 usuários cadastrados.

 

Uniderp


Os cursos telepresenciais de Ciências Contábeis e Administração, com mensalidades acessíveis aos servidores e a seus dependentes, possibilitou a muitos a realização do sonho de cursar o ensino superior, qualificando também o quadro de funcionários da Assembléia. É oferecido também um curso de pós-graduação pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (Adesg) no auditório Sebastião Borba.

 

Ouvidoria e Procuradoria Parlamentar

Demonstrando que o Parlamento está atento às necessidades da sociedade, a instalação da Ouvidoria Parlamentar tem como objetivo examinar e encaminhar aos órgãos competentes as reclamações da sociedade civil sobre ilegalidades, abusos de poder e mau funcionamento dos serviços administrativos da Assembléia. Já a Procuradoria Parlamentar visa defender juridicamente os membros em mandato de ataques à sua imagem e honra.

 

Rádio e TV Assembléia

Durante todo o semestre legislativo, a Assembléia fez o possível para interagir diretamente com a sociedade tocantinense e, no final dele, foi aprovado um projeto que amplia e consolida esse compromisso: a criação da Fundação Rádio e Televisão que contará com dois canais, um analógico e outro digital. Através deles, serão veiculados programas informativos, culturais, educativos, com dados a respeito dos trabalhos do Poder Legislativo Estadual, democratizando o conhecimento a respeito de seus atos.

COMPARTILHE:


Confira também:


Serviço

Governo inicia nesta semana serviços de roçagem e sinalização viária na ponte FHC e em Taquaruçu

Serviços visam garantir a segurança viária e proporcionar melhores condições de trafegabilidade para usuários das vias estaduais

Ocorrência

Polícia Civil apreende aproximadamente 15 quilos de entorpecentes na BR-10, na saída para Porto Nacional

Durante a ação, as equipes da DENARC efetuaram em flagrante a prisão de do condutor do veículo


Avaliação

Hemocentro Coordenador de Palmas mantém aprovação acima de 93% dos pacientes e doadores

Foram entrevistados aproximadamente 32% dos doadores de sangue e 22% dos pacientes atendidos com doenças do sangue


Agenda

Mostra de Artes Cênicas abre seleção para grupos da Capital

O espetáculo receberá o cachê de 3 mil e o representante deverá emitir nota e se responsabilizar pelo repasse dos cachês da sua equipe e em toda parte técnica necessária para o espetáculo acontecer.


Kátia Abreu

Durante evento na capital, Kátia Abreu anuncia recursos para cirurgias bariátricas


Negócios

Sebrae e Prefeitura de Palmas formalizam parcerias para beneficiar pequenos negócios


Energisa

No Tocantins, mais de 10 mil clientes se cadastraram na Tarifa Social de energia em 2019


Segurança pública

CIOPAER apoia ação de captura de suspeitos


Em Palmas

Polícia Civil desvenda crime e prende homem por suspeita de homicídio ocorrido em conveniência


Infraestrutura

Trecho da TO-050 entre Porto e Palmas começa a receber serviços de manutenção



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira