Monday, 21 de October de 2019

POLÍTICA


Agenda

Audiência proposta por Kátia discute combate ao aumento da pobreza no campo

31 May 2019    16:25    alterado em 31/05 às 16:25
Audiência proposta por Kátia discute combate ao aumento da pobreza no campo

Em audiência pública proposta pela senadora Kátia Abreu (PDT-TO), nesta quarta-feira (29), debatedores alertaram para o aumento da pobreza no campo no Tocantins e no Brasil. Criticaram a falta de dados atualizados para a construção de políticas públicas que poss am atenuar o problema. A pedido dos senadores, a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária, que promoveu audiência, enviará ofício ao IBGE solicitando os dados detalhados do último censo agropecuário.

Kátia Abreu, ex-ministra da Agricultura e ex-presidente da CNA, alertou que o combate à pobreza no campo não é uma questão apenas de distribuição de renda. Para a parlamentar, o primeiro passo é a regularização fundiária. “A pr opriedade rural é, muitas vezes, o único bem daquela pessoa. A partir da regularização, ela adquire condições de contratar crédito. Nenhum país se desenvolve sem o reconhecimento do direito de propriedade”, disse.

O professor da Universidade Federal do Tocantins, Fernando Sérgio Toledo de Fonseca, destacou que 54,7 milhões de pessoas vivem abaixo da linha de pobreza, equivalente a 25,7% da população brasileira, segundo o IBGE. As regiões Norte e Nordeste têm 43,1% e 44,8% da pop ulação vivendo com menos de R$ 406,00 mensais.

“Apenas no Tocantins 32,7% vivem com PIB domiciliar inferior a R$ 400,00. O foco dessas pessoas está na busca de alimentos e dinheiro para sua subsistência, deixando em segundo plano educação e saúde preventiva.  Isso impacta nas políticas públicas, p orque as famílias não conseguem entender qual vai ser o benefício a longo prazo”, explicou.

O assistente social Marcelo Garcia argumentou que a desigualdade no Brasil cresce há 17 trimestres. Para ele, falta por parte dos governos um olhar para a população de rua e para os assentados nas áreas rurais, que não recebem assistência técnica e “sequer têm semente para plantar”.

"Havia um consenso equivocado que Bolsa Família era a resposta à pobreza. A ausência de renda é uma expressão da pobreza, mas não é a única. A gente perdeu muito tempo no Brasil discutindo que transferência de renda resolveria o problema da pobreza. Não resolveu".

COMPARTILHE:


Confira também:


Economia

Governador destaca mineração como fator de desenvolvimento econômico e geração de empregos

Declaração do Chefe do Executivo ocorreu durante leilão da jazida de minério de Palmeirópolis, nesta segunda-feira, 21, no Rio de Janeiro. Expectativa é que dois mil empregos sejam gerados com a instalação no empreendimento

Economia

Comércio puxa recuperação na oferta de vagas de emprego no estado

Ainda sobre o Caged, setembro mostra que Araguaína foi a cidade com maior variação negativa (-139 vagas) e Porto Nacional com variação positiva (167 vagas). A capital Palmas registrou uma variação de – 42 vagas.



Legislativo Municipal

Câmara de Palmas funcionará em novo endereço a partir de 2020

A estrutura da 104 Norte tem área total edificada de 5.065,55 metros quadrados, contra os 4.300 m² do prédio atual, localizado na Teotônio Segurado.


Saúde Animal

Seu Pet pode ser um doador de sangue

Programa de Extensão do Hospital Veterinário do Ceulp/Ulbra organiza cadastro de pets doadores


GOTE

Suspeito de cometer crime de coação é preso pela Polícia Civil no Norte do Estado

O suspeito é alvo de investigações em curso na cidade de Araguanã, foi alvo de busca domiciliar através de força-tarefa realizada por agentes de várias Delegacias de Polícia e também do GOTE.


Educação superior

Universidade Estadual prorroga inscrições para Vestibular 2020/1 até 7 de novembro


Porto Cereais

Governo do Estado avalia concessão de benefícios fiscais para empresa que exporta feijão para China e Índia


AL

Presidente da ATS deve ser convidado a prestar esclarecimentos


TJTO

“Tudo funciona melhor quando nos colocamos na posição de ouvinte”, destaca o presidente do TJ ao abrir seminário


IEES

Semana de fisioterapia do HGP destaca avanços e atualiza profissionais


IFTO

Elenil apoia projeto do IFTO que vai levar cursos técnicos aos 139 municípios do Tocantins



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira