O GIRASSOL

Palmas/TO,

Política
Educação Superior

07/03/2020

Ayres celebra instalação da Unitins em Paraíso e requer campus em Colinas

A cidade Colinas já teve campus da Unitins entre 1993 à 1999, campus esse que foi desativado com a federalização da universidade no fim da década de 90.

Odeputado estadual Ricardo Ayres (PSB) usou da tribuna dessa quarta-feira, 04,para celebrar a instalação do campus da Universidade Estadual do Tocantins(Unitins) no município de Paraíso do Tocantins, que teve sua sessão deinauguração do campus na noite da última terça-feira, 03, contando com apresença do deputado. Na oportunidade, o parlamentar também apresentou umrequerimento solicitando a instalação de um campus da Unitins em Colinas doTocantins, bem como uma audiência pública na Comissão de Educação da Casa, paradebater o assunto.

Em sua fala na tribuna, o deputado saudou os esforços coletivos da AssembleiaLegislativa e do Governo do Estado, pela ampliação e fortalecimento da Unitins,como na aprovação da Proposta de Emenda  àConstituição (PEC), proposta por ele, que garantiu que a universidade sejapública gratuita e com autonomia financeira e orçamentária.

 

Ayresainda lembrou que foi também na Casa de Leis, que foi debatida e aprovada aampliação da universidade, fruto de uma emenda do parlamentar que solicitou acriação dos campus de Formoso do Araguaia, Guaraí, Taguatinga e o campus deParaíso, que agora é inaugurado, que ainda contou com audiência pública paradebater o assunto, proposta por ele, bem como a destinação de emendaparlamentar para o novo campus. “Me sinto parte dessa luta e dessa trajetória,como estudante, como profissional do direito egresso da Unitins e sobretudocomo deputado estadual, fortalecendo essa que é a principal ferramenta quetemos para o desenvolvimento, a educação”, pontuou.

O novo campus da Unitins em Paraíso selecionou através do primeiro vestibular120 estudantes divididos em três cursos: Ciências Contábeis, Direito eTecnólogo em Agronegócio. Ricardo Ayres também destacou a importância dainstalação da universidade no município, que para ele, além de contribuir com aformação dos tocantinenses, também contribuirá com a sua cidade e todo o Valedo Araguaia. “Ter uma universidade na cidade movimenta a economia, trazprodução científica e tecnológica, contribuindo com o desenvolvimento de todo oEstado”, argumentou.  

Campus em Colinas

Na oportunidade, Ricardo Ayres ainda apresentou dois requerimentos, umsolicitando a instalação do campus da Unitins em Colinas do Tocantins, e osegundo solicitando uma audiência pública afim de debater essa instalação. Oparlamentar defendeu que Colinas é uma das grandes cidades do Estado, possuimais de 35 mil habitantes, e não dispõe de uma instituição de ensino superiorpública e gratuita.  “Da mesma forma quefizemos o esforço para a Unitins se interiorizar, precisamos reunir esforçospara a instalação de um campus em Colinas, que é uma das grandes cidades doestado e não pode ficar sem acesso à uma universidade pública” reforçou Ayres.

Acidade Colinas já teve campus da Unitins entre 1993 à 1999, campus esse que foidesativado com a federalização da universidade no fim da década de 90. Ayresdefendeu que existe umgrande vazio no que diz respeito a oferta de ensino superior, público egratuito, na região de Colinas do Tocantins, sendo de fundamental importância ainstalação de um campus da Unitins na cidade para que possa suprir essa demandalatente e tão sonhada pelos moradores da região. “É preciso entender que aUniversidade Federal do Tocantins – UFT se faz presente nos municípios deArraias, Gurupi, Porto Nacional, Palmas e Miracema; a Universidade Federal doNorte do Tocantins – UFNT estará presente nos municípios de Araguaína,Tocantinópolis, Guaraí e Xambioá e a Universidade Estadual do Tocantins –UNITINS está presente nos municípios de Araguatins, Augustinópolis, Dianópolis,Palmas e ontem inaugurado o campus de Paraíso do Tocantins. Ficando claro ovazio supracitado e a necessidade de uma universidade pública na região’,concluiu.

Assuntos Relacionados
#Unitins#Colinas
Confira Também
l Seminário

I Seminário sobre Direitos das Pessoas com Deficiência será nesta sexta-feira

Unitins

Unitins ainda tem mais de 100 vagas para serem preenchidas no Vestibular

UNITINS

Unitins convoca candidatos da 1ª lista de espera do Vestibular 2018/2

EDUCAÇÃO

Unitins é contemplada com 21 bolsas de iniciação científica do CNPq

EDUCAÇÃO

Unitins oferece 117 vagas em edital de transferência externa para o semestre letivo 2018.2