Wednesday, 11 de December de 2019

POLÍTICA


PSB

Ayres propõe Frente Parlamentar de Apoio aos Parques Tecnológicos e Ambiente de Inovação

07 Nov 2019
Ayres propõe Frente Parlamentar de Apoio aos Parques Tecnológicos e Ambiente de Inovação

O deputado estadual Ricardo Ayres (PSB), apresentou, durante a sessão vespertina desta terça-feira, 05, um requerimento, em regime de urgência, que solicita a criação da Frente Parlamentar de Apoio aos Parques Tecnológicos e Ambiente de Inovação no âmbito da Assembleia Legislativa. Segundo parlamentar, é preciso posicionar o Tocantins neste setor de suma importância no processo de modernização, industrialização e desenvolvimento do Tocantins.

Segundo a proposta, a frente parlamentar tem como objetivo articular e fomentar políticas públicas nos campos da ciência, tecnologia e inovação. O requerimento também ressalta a importância da constituição dessa frente parlamentar como instrumento de debates, pesquisas e estudos para o incentivo a criação de parques tecnológicos e ambientes de inovação no Tocantins. “Esses parques tem a capacidade de, além de integrar ciência, produtividade e competitividade para o desenvolvimento estadual, gerar também, como consequência dessas ações, empregos e renda para a nossa população”, ressaltou.

O requerimento também destaca que a frente parlamentar terá um papel importante como instrumento de apoio e captação de parcerias entre entes agentes públicos, privados, intuições de ensino e demais organizações capazes de fomentar projetos de Pesquisa e Desenvolvimento no Estado. “Precisamos aqui, nessa Casa de Leis, encontrar essa solução, integrar nossas universidades, institutos federais nessa perspectiva de um espaço para desenvolvimento tecnológico e de inovação”, enfatizou.

Parques Tecnológicos
De acordo com a Portaria n° 139, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, de 2009, parques tecnológicos são complexos de desenvolvimento econômico e tecnológico que visam fomentar e promover sinergias nas atividades de pesquisas científica, tecnológica e de inovação entre empresas e instituições científicas e tecnológicas, públicas e privadas, com forte apoio institucional e financeiro entre os governos federal, estadual e municipal, comunidade local e setor privado.

Segundo o Sistema Paulista de Parques Tecnológicos, estes locais são empreendimentos criados e geridos com o objetivo permanente de promover pesquisa e inovação tecnológica, estimular a cooperação entre instituições de pesquisa, universidades e empresas, bem como dar suporte ao desenvolvimento de atividades empresariais intensivas em conhecimento, implantadas na forma de projetos urbanos e imobiliários que delimitam áreas específicas para localização de empresas, instituições de pesquisa e serviços de apoio.

Dados do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações apontam que são mais de 100 iniciativas de Parques Tecnológicos no país, porém apenas 43 estão consolidados e nesse sentido é preciso inserir o Tocantins nesse processo.

COMPARTILHE:


Confira também:


Operação Krampus

Polícia Civil realiza Operação “Krampus" em Porto Nacional

Na primeira fase da operação, estão sendo cumpridos 11 mandados de busca e apreensão

Adorno Zero

HGP realiza Campanha do Adorno Zero no ambiente hospitalar

O não uso de adornos pode evitar infecções relacionadas à assistência à saúde, bem como evitar acidentes de trabalho.



Boas novas

Governo apresenta resultados de projetos do Turismo de Base Comunitária no Jalapão, em Brasília

No Tocantins, o projeto iniciou nas comunidades do Mumbuca e Boa Esperança, no município de Mateiros, do Prata, em São Félix do Tocantins, e Barra do Aroeira, em Santa Tereza do Tocantins.


Europa

Comitiva do Tocantins é recebida na Embaixada Brasileira em Madrid

Durante o encontro, o ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles e o presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre reafirmaram o compromisso do país em cumprir os acordos internacionais para preservação da Amazônia.


Melhorias

Rodovia que liga Taquaruçú a Buritirana recebe manutenção corretiva e preventiva

As obras estão sendo realizadas pela Residência Rodoviária de Paraíso e além do tapa-buracos a via também recebe limpeza dos sistemas de drenagem


Intercâmbio Cultural

Vice-governador e Presidente da Ilha Príncipe manifestam Interesse em Programa de Intercâmbio Cultural


Palmas

Relatório final da LDO é aprovado em sessão extraordinária


CGE

Combate à Corrupção é tema de evento realizado pela Controladoria e parceiros


IML

Corpo de homem encontrado em Palmas aguarda identificação no IML


Endividamento

Palmenses continuam acima de média nacional quando o assunto é endividamento


CGE

Controladoria imprime perfil mais preventivo e ativador das forças políticas e sociais em 2019



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira