Wednesday, 02 de December de 2020

POLÍTICA


Pressão

Ayres quer que BRK preste esclarecimentos sobre qualidade da água em Luzimangues e Palmas

04 Oct 2019
Ayres quer que BRK preste esclarecimentos sobre qualidade da água em Luzimangues e Palmas

O deputado Ricardo Ayres (PSB) usou a tribuna da Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira, 02, para questionar a qualidade da água fornecida pela BRK Ambiental no distrito de Luzimangues e em alguns bairros da Capital. O parlamentar solicitou, via requerimento, que a concessionária do serviço, bem como a Agência Tocantinense de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (ATR) e representantes da Prefeitura de Palmas prestem informações e esclarecimentos para os parlamentares e para a população.
 
Com uma amostra da água, Ayres solicitou que os citados sejam convidados a comparecer na Comissão de Administração, Trabalho, Defesa do Consumidor, Transportes, Desenvolvimento Urbano e Serviço Público da Assembleia Legislativa. Segundo o deputado, a empresa alega que na água está depositada uma substância própria para consumo, que se tornou bastante comum na região. “Estive em uma audiência pública, em Porto Nacional, no distrito de Luzimangues e esta é água consumida lá. A representante da BRK alega que não tem problema algum em beber dessa água, mas nem ela teve coragem de consumir dela”, explicou o parlamentar.
 
Ricardo Ayres também ressaltou que a empresa questionou, na audiência pública realizada no distrito, que os moradores já teriam a água ligada mas não estão pagando por ela. “Os moradores querem ter água e pagar por ela, mas não isso aqui. A estampa dessa água não permite que ela seja consumida. E eu, como representante daquele distrito, propus que a Assembleia Legislativa pudesse atuar nessa situação e é isto que estou fazendo aqui, com este requerimento”, destacou. Ayres ainda informou que Ministério Público Estadual irá pedir uma análise da água.
 
Bairros de Palmas
Sobre a Capital Palmas, Ayres também abordou que além da qualidade da água a concessionária não disponibiliza a instalação da rede em bairros já previstos, na Lei da Revisão do Plano Diretor, como áreas de regularização fundiária. “A água fornecida no Palmas Sul está dessa condição para pior. Aprovamos o plano diretor, determinamos na Lei os bairro que serão regularizados e a BRK se nega a fornecer água. As famílias que estão morando lá há anos terão que ficar sem água até a regularização acontecer?”, questionou o deputado.
 
Ayres acrescentou que o município de Palmas tem uma agência reguladora municipal e é dela a responsabilidade de fiscalizar, além dos preços e qualidade da água fornecida, a disponibilização de fornecimento do serviço. “Esse é um assunto muito sério, nós precisamos exigir que seja fornecida água de qualidade e que as bairros sejam atendidos. É inadmissível que pessoas ainda sejam privadas de seus direitos básicos. Moradores que não tem água para beber e já vivem há muitos anos naqueles lugares, que uma Lei já resguarda que será regularizado”, concluiu.

COMPARTILHE:


Confira também:


Helvécio Maia

Governador em exercício assina decretos para criação do Comitê da primeira infância e inclusão de nome social de pessoas trans em órgãos da administração pública

Solenidade também contou com a entrega de armamentos, munições e uma nova viatura para o sistema prisional

Covid-19

Tocantins contabilizou 350 novos casos confirmados da Covid-19

Atualmente, o Tocantins contabiliza 259.124 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 81.972 casos confirmados. Destes, 74.109 pacientes estão recuperados, 6.696 pacientes seguem em isolamento domiciliar ou hospitalar e 1.167 pacientes foram a óbito.



Aleto

Eduardo do Dertins participa de solenidade de entrega de equipamentos de segurança

Além do presidente da AL, participaram do evento os deputados Jair Farias (MDB), Olyntho Neto (PSDB), Cláudia Lelis (PV) e Valderez Castelo Branco (PP).


Serviço

IBGE/TO faz apelo para que empresas e escritórios de contabilidade respondam pesquisas econômicas

O IBGE ressalta que o levantamento é importante para retratar a realidade do segmento empresarial, industrial, construção civil, comércio e serviços e, dessa forma, embasar o planejamento econômico, as políticas públicas e os investimentos no estado.


Band

Erick Jacquin presta homenagem à mandioca no oitavo episódio do “Minha Receita”

Minha Receita vai ao ar toda quinta-feira, às 22h45, para todo o Brasil.


Revitalização

Avenida JK ganha espaço verde de convivência


Educação

Unitins oferta 534 vagas para o semestre 2021/1 em edital de transferência externa


Interior

Prefeitura de Miracema do Tocantins divulga resultado dos Editais da Lei Aldir Blanc


Meio Ambiente

Governo do Estado inicia o plantio de mudas no Parque Estadual do Lajeado em parceria com a ONG 8 Billion Trees


Campo

Com articulação do Ruraltins, produtores quitam passivo financeiro com Banco da Amazônia e garantem acesso à nova linha de crédito


Região central

Polícia Civil desarticula ponto de venda de drogas e prende dois suspeitos por tráfico em Miracema



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira