O GIRASSOL

Palmas/TO,

Política
Palmas

05/11/2020

Barbiero destaca que muitos políticos têm interesse em impedir a liberdade econômica das pessoas

Candidato destaca necessidade de modernização tecnológica para qualificar ainda mais a educação e defende um modelo de saúde integrado, com a construção do hospital municipal

O candidato aprefeito pelo Podemos, Alan Barbiero, ressaltou que existe um interesse departe da classe política de nunca industrializar o Estado e a cidade para, comisso, impedir a liberdade econômica das pessoas. “Eu vou atrair as indústriasque eu acredito que nós temos afinidade aqui. Por exemplo: a indústria dealimentos. Nós produzimos milho aqui, mas por que o flocão, quando vamoscomprar, o milho tem que andar 2 mil quilômetros, ir para São Paulo, serindustrializado lá, gerar emprego lá, e voltar mais caro aqui de volta? Nósvamos atrair essa indústria para cá, e vender aqui. Por que a Quero, que éantiga a Arisco, está em Nerópolis (GO) e não está em Palmas sendo eu nós temosmais de 800 hectares irrigados que poderiam estar produzindo tomate ehortifrutigranjeiro? Falta uma visão empreendedora, tudo não pode. Demora doisanos para abrir uma empresa. O que há é uma visão de querer deixar as pessoas dependendode emprego público. É por isso que há vereadores de quatro ou cinco mandatos,que com contrato público garante 50 votos”, frisou o candidato quase no finalda entrevista ao Cidade Alerta, na Record-TO, na noite desta terça-feira, 3 denovembro.

Como medidaprática para facilitar a abertura de empresas em Palmas, ele se comprometeu coma regulamentação da Lei da Liberdade Econômica, sancionada pelo presidente daRepública no ano passado e que ainda não foi normatizada em Palmas.

Ao longo daentrevista de 17 minutos, conduzida pelo jornalista Léo Cândido, Alan Barbierofalou de sua experiência liderando o processo de instalação e implantação daUFT (Universidade federal do Tocantins), instituição que ele foi o primeiroreitor. Durante as suas duas gestões à frente da universidade, 20 mil alunosconcluíram o ensino superior, sete campi foram construídos em todo o Estado emais de 60 cursos implantados. “Eu costumo dizer que para dizer que vai fazer ébem melhor mostrando o que já fez”, ressaltou.

 

Educação

O candidatodestacou que a educação na rede municipal de Palmas é de boa qualidade, comnota 6.6 no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). No entanto,ele destacou que para melhorar existe a necessidade de implantação detecnologia e conectividade. “Nossa escola tem uma estrutura do século 20, masos alunos são do século 21. Vamos investir em tecnologia, conexão equalificação dos professores. Nossas crianças já nascem conectadas. Como vouter escola que ainda dá aula no quadro negro? Com giz e pincel atômico?”, ressaltou,destacando que a implantação dessa tecnologia será o desafio de sua gestão.

AlanBarbiero voltou a defender, ainda, uma educação mais inclusive, ressaltando quea sua gestão vai construir a primeira escola bilíngue português e libras(Língua Brasileira de Sinais). Ele ressaltou que as escolas serão preparadas parareceber autistas, cadeirantes e todos que necessitem de alguma adaptação.

 

Saúde

Na saúde, ocandidato destacou que além do Hospital Municipal, que será construído, otrabalho precisa ser transversal. “Eu preciso ter o hospital, preciso teresporte, preciso ter tudo. Inclusive, em Araguaína, o prefeito Ronaldo Dimas(Podemos), do meu partido, construiu o hospital municipal. Mas a saúde é tudo. Quandose respira poeira em uma quadra sem asfalto, tem problema respiratório. Comesgoto, tem dengue”, salientou, ao destacar que as obras estruturantes, aqualidade de vida e a educação no trânsito desembocam necessariamente na saúde.

O candidatotambém falou de infraestrutura, citando vários bairros como o Irmão Dulce, aBaixada do Aureny, o Sonho Meu e o Lago Sul que precisam receber atenção dopoder público municipal.

Por fim,Alan Barbiero criticou as obras em pleno período de chuvas, destacando quefalta planejamento por parte da prefeita de Palmas. “Não dá para ter obra emperíodo eleitoral de chuva Quem não sabe que em outubro e novembro chove? Issoestá errando, dinheiro público indo pelo ralo”, resumiu.

 

O link paraver apenas a entrevista de Alan Barbiero é este: https://www.youtube.com/watch?v=_a8otYQ4Prk&feature=youtu.be.

 

O link paraver o Cidade Alerta inteiro desta terça-feira, 3 de novembro, é este: https://fb.watch/1yx4RZZIS-/(aentrevista está entre 11min10seg e 29min25seg.

Assuntos Relacionados
#alan barbiero#eleições
Confira Também
TRE

Cartórios reabrem para inscrição e transferência do título de eleitor

Amastha

PSB de Amastha mantém mobilização e aguarda definição de tribunal para remarcar convenção

TRE-TO

TRE notificará impugnados para contestação

TRE-TO

Pleno do TRE-TO autoriza requisição de Força Federal para três zonas eleitorais durante as Eleições Suplementares

Carlesse

Em Paraíso, Siqueira Campos defende eleição de Carlesse: "É um presente e uma revelação para o Tocantins"