Wednesday, 16 de October de 2019

POLÍTICA


Araguaína

Câmara questiona situação das ruas da cidade

03 Jun 2008

A situação das ruas da segunda maior cidade do Tocantins foi amplamente debatida em sessão realizada na Câmara, na última semana, quando compareceu ao parlamento o secretário de obras do município, Norival Batista Ferreira.

A presença do secretário na Casa atendeu a requerimento do presidente da Câmara, vereador Elenil da Penha (PMDB), que afirmou, durante a sessão, que o trabalho desempenhado pela prefeitura na cidade, com relação à infra-estrutura das ruas, não vem atendendo as necessidades do município. Segundo ele, a proposta apresentada pela cartilha da prefeita promete a realização de obras diuturnamente para as ruas, o que não vem ocorrendo no entendimento do parlamentar do norte.

Penha disse reconhecer o trabalho intenso da Secretaria, mas reclama da situação dos buracos, a qual já poderia ter sido solucionada.

Segundo ele, a prefeita Valderez Castelo Branco realizou, no primeiro mandato, a venda de máquinas por meio de leilão, e não substituiu as mesmas, e que o dinheiro arrecadado foi empregado na compra de outros veículos.

Respondendo aos questionamentos, o secretário de obras Norival Batista informou que o valor arrecadado com o leilão foi de R$ 158.950,00, que serviu para a compra de veículos fechados. Para ele, esse valor não foi suficiente para a compra de máquinas para atender a demanda total da cidade, e o uso de máquinas vem sendo feito por meio de aluguel.

Para o vereador líder do partido da prefeita na Câmara, Aldair da Costa, o Gipão (PR), 47% do orçamento da prefeitura é comprometido, e os outros 53% não são suficientes para atender todas as necessidades. Mesmo assim, garante o vereador, a prefeita tem feito muito. “A prefeitura tem feito milagre com o dinheiro que é disponibilizado para seus cofres”, afirmou o parlamentar.

Em relação aos buracos da cidade, Gipão afirmou que o número de veículos trafegando na cidade já chega a mais de 60 mil, o que tem contribuído para a degradação das ruas.

Segundo o secretario de obras, a prefeitura já dispõe de recursos do Governo Federal em contratos assinados que garante um total de 11 milhões destinados à construção de pontes, galerias e canalizações. O secretário informou ainda que, de um total de 51 milhões já licitados, 7 milhões e duzentos mil já estão em execução e que uma emenda parlamentar do Deputado Federal Lázaro Botelho (PP), no valor de 2 milhões, já está sendo empregada em serviços de pavimentação. “A secretaria vem se emprenhando para efetivar o trabalho de recuperação das ruas, e queremos o apoio e a compreensão de todos os vereadores nessa empreitada”, convocou o secretário.

COMPARTILHE:


Confira também:


Operação Bóreas

Polícia Civil deflagra “Operação Bóreas" em Araguaína de combate ao tráfico e crime organizado

As investigações tiveram início após as ondas de violência ocorridas na cidade em setembro passado.

TJTO

TJ garante apoio à iniciativa de Kátia Abreu para aumentar adoção de crianças acima de três anos

Esta foi a terceira reunião do grupo desde a realização de um seminário no final de agosto, promovido pela parlamentar, para debater o tema.


Região Central

Prefeitura divulga balanço econômico do 1º Festival Gastronômico de Miracema

De acordo com levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente, em 10 estabelecimentos, incluindo hotéis, pousadas e dormitórios, com cerca de 320 leitos, a média de ocupação foi de 86.25%


Vestibular Unitins

Inscrições para o Vestibular Unitins 2020/1 se encerram nesta quarta-feira, 16

As provas serão aplicadas nos quatro municípios onde a Unitins tem unidade.


Palmas

Câmara autoriza Executivo a contratar financiamento para obras de infraestrutura


Campo

Simpósio do Desenvolvimento da Aquicultura mostra potencial da cadeia da produção de peixe no Tocantins


Consumidor

Projetos desenvolvidos com crianças no Tocantins são apresentados a Escola Paulista de Defesa do Consumidor


Panorama

Confiança dos empresários do comércio tem leve aumento em outubro


Segurança

Polícia Civil realiza projeto Academia Itinerante em Gurupi na próxima semana


Economia

Governador recebe empresários interessados em implantar projeto de aproveitamento do lixo



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira