Friday, 23 de August de 2019

POLÍTICA


Araguaína

Candidatos debatem propostas na TV

29 Jul 2008

Na última semana, encerrou-se a seqüência de entrevistas em que os candidatos a prefeito de Araguaína puderam apresentar resumidamente suas propostas. Os três candidatos a prefeito - Célio Moura (PT), Ronaldo Dimas (PSDB) e Valuar Barros (DEM) - concederam entrevistas ao programa da TV Araguaína, intitulado “O Povo na TV”. Os candidatos ficaram à vontade para falar de seus programas de governo.

As entrevistas foram rápidas e resumiram-se a pequenos questionamentos sobre a plataforma de governo que os três candidatos pretendem executar se eleitos. Os candidatos falaram em dias alternados, sendo que o primeiro a abrir a entrevista foi Valuar Barros (DEM). O candidato governista, resumidamente, falou da importância de melhorar o trânsito, a educação e gerar mais emprego na cidade.

Para se chegar a isso, respondeu o candidato, “será preciso montar uma equipe técnica para levantar os problemas e apresentar os projetos necessários para a cidade”. Segundo ele, a vontade e a preferência da população em tê-lo à frente do Executivo de Araguaína será efetivada este ano. “Tenho certeza de que a vontade do povo será feita, e vamos chegar à prefeitura”, avaliou.

O candidato do PSDB, Ronaldo Dimas, foi o segundo a falar de suas propostas ao programa. Para o ex-deputado federal, a infra-estrutura nos bairros de Araguaína, caso seja eleito, será ampliada e focada no aumento da pavimentação asfáltica nos bairros. “Iremos garantir um total de 150 km de ruas pavimentadas a cada ano”, disse.

O candidato falou de inúmeros problemas, mas destacou o trânsito como um dos mais sérios a ser encarados. Dimas, que é engenheiro Civil, declarou que o problema do trânsito de Araguaína não é mais “coisa de amadores”, e que o problema deve ser de responsabilidade de uma equipe especializada. “Chama-se isso de Engenharia de Tráfego”, explicou o candidato, que disse ainda que, se eleito, irá implantar o sistema de estacionamento rotativo nas ruas da cidade.

Sobre os problemas sociais, Dimas atribuiu parte deles à falta de geração de emprego e falta de mão-de-obra, que ele pretende reduzir com a construção de escolas regulares que receberão ainda qualificação profissional. “É minha meta levar qualificação profissional às pessoas, inclusive do campo, que devem ter estradas melhoradas para escoar a produção”, defendeu.

Encerrando a seqüência de entrevistas, o candidato Célio Moura justificou sua aliança por acreditar no crescimento que deve ser mantido. O parlamentar disse à reportagem que, em nome desse ideal, o grupo teve que abrir mão de algumas ideologias. Tanto ele, como a própria prefeita Walderez.

Para o advogado que disputa a vaga de prefeito pela segunda vez na cidade, a política educacional a ser aplicada na cidade deve preparar a população para o acompanhamento do crescimento. “Defendemos a Escola Técnica e a criação de uma Escola de Tempo Integral para tirar as crianças das condições de abandono em que se encontram”, ressaltou o candidato, afirmando, em seguida, que a aliança da qual faz parte foi firmada nesse sentido.

Um outro ponto destacado por Célio ao O GIRASSOL está relacionado ao perfil de seus adversários. Segundo ele, os outros dois concorrentes são inimigos de Lula por adotarem um discurso contrário à política e ao passado do presidente. “É por isso tudo que defendemos essa mudança para Araguaína”, concluiu.

As entrevistas foram realizadas com o objetivo de adiantar para o araguainense as principais propostas de cada candidato.

De acordo com Luciene Alves, coordenadora de jornalismo da TV Araguaína, ainda não foi planejado um debate formal com os candidatos, mas ela assegurou que as três entrevistas corresponderam ao esperado pela emissora. “Nosso objetivo foi apenas levar ao telespectador araguainense o perfil e o que os candidatos irão apresentar como propostas para que toda a população tome conhecimento”, pontuou.

COMPARTILHE:


Confira também:


Amazônia

Governo estuda enviar Exército para combater queimadas na Amazônia

Presidente Jair Bolsonaro disse que decisão será tomada ainda hoje


  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira