O GIRASSOL

Palmas/TO,

Política
Educação

04/07/2020

Carlesse autoriza transporte escolar urbano gratuito nas 3 maiores cidades do Tocantins

Medida vai beneficiar a comunidade em geral, tendo em vista que a retomada das aulas não provocará aumento no volume de passageiros do transporte coletivo destas cidades

Antônio Gonçalves/Governo do Tocantins

Primeiro pilar da proposta de retomada do ano letivo e avanço no novo modelo de educação durante e pós-Covid-19 da rede estadual de ensino do Tocantins, a segurança dos estudantes, assim como a dos profissionais da educação, ganhará reforço. Isso porque o governador Mauro Carlesse determinou a disponibilização de transporte gratuito e exclusivo para os alunos da rede estadual de ensino dos municípios de Palmas, Araguaína e Gurupi a partir de 3 de agosto, data de retomada gradual das aulas, no formato semipresencial, na rede.

“Estes são os municípios que possuem transporte coletivo urbano público e parte dos estudantes da zona urbana utilizam este transporte para se deslocarem de suas residências até a escola. Pensando em reforçar as medidas de segurança na volta às aulas, daremos as condições necessárias para que estes alunos não tenham que utilizar o transporte coletivo convencional. Para os três municípios, serão enviados ônibus escolares novos para atender os alunos da rede estadual”, reforça o Governador.

Além dos estudantes, a medida vai beneficiar a comunidade em geral, tendo em vista que a retomada das aulas não provocará aumento no volume de passageiros do transporte coletivo destas cidades. “Isso vai fazer com que reduza o fluxo de pessoas nos ônibus do transporte coletivo convencional. E mais, o transporte escolar vai ser gratuito para os alunos”, enfatiza o Governador.

Segurança é prioridade

Além de um transporte seguro e exclusivo, o Governo já havia anunciado uma série de medidas que serão adotadas para garantir o retorno seguro das aulas nas escolas. São elas: a sanitização das unidades de ensino; a garantia de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para estudantes e servidores (máscaras e álcool em gel); a disponibilização de um manual de boas práticas de higiene e conduta para o momento de pandemia; revezamento entre as turmas; garantia de distanciamento mínimo entre as carteiras escolares; e medição da temperatura dos estudantes e servidores das escolas, regularmente.

Retorno gradual

O projeto de retomada das aulas na rede estadual do Tocantins entrou em vigor no último dia 29 de junho, com o início das aulas não presenciais para os alunos da 3ª série do ensino médio. Já as aulas semipresenciais começarão em 3 de agosto, de acordo com o cronograma a seguir:

3 de agosto – início das aulas presenciais para 50% dos estudantes da 3ª série do Ensino Médio

10 de agosto – revezamento com os outros 50% dos estudantes da 3ª série do Ensino Médio

17 de agosto – início das aulas presenciais para 50% dos estudantes da 1ª e 2ª série do Ensino Médio

24 de agosto – revezamento com os outros 50% dos estudantes da 1ª e 2ª série do Ensino Médio

31 de agosto – início das aulas presenciais para 50% dos estudantes do Ensino Fundamental

09 de setembro – revezamento com os outros 50% dos estudantes do Ensino Fundamental

Até 31 de janeiro de 2021 – fim do ano letivo 2020

Fevereiro de 2021 – início do ano letivo 2021.

Assuntos Relacionados
#carlesse#covid-19
Confira Também
Carlesse

No Taquari, Carlesse destaca boa aplicação dos recursos públicos: “O dinheiro da saúde é usado na saúde”

Carlesse

Carlesse agradece a confiança e promete intensificar trabalho

Carlesse

Mais prefeitos e líderes passam a defender a estabilidade ao Tocantins e vão para o palanque de Carlesse

Carlesse

Vereadora decide apoiar Carlesse no segundo turno e fortalece base de apoio na Capital

Política

Wanderlei Barbosa agradece vitória com expressiva votação e ressalta realizações para o Tocantins