O GIRASSOL

Palmas/TO,

Política
CNMP

27/11/2020

Carlesse recebe membros do Conselho Nacional do Ministério Público e fortalece parceria para Segurança Pública

CNMP finalizou trabalho de correição e apresentou sugestões para melhorar a segurança pública no TO

Aldemar Ribeiro/Governo do Tocantins

Ogovernador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, recebeu nestaquarta-feira, 25, no Palácio Araguaia, a visita de membros daCorregedoria Nacional do Ministério Público (CNMP), que estão depassagem pelo Tocantins para acompanhar o trabalho das promotoriasque atuam no combate de crimes contra a vida, na fiscalização dosistema prisional e no controle externo da atividade policial.

Pormeiodo corregedor Nacional do Ministério Público, Rinaldo Reis Lima eda procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Tocantins(MP/TO), Maria Cotinha Bezerra, foram apresentados os resultadosparciais da correição extraordinária nas promotorias de Palmas eAraguaína, além da proposta de parceria com o Executivo Estadual.

Naocasião, os membros da CNMP e MP/TO destacaram o bom trabalhodesenvolvido pelas promotorias de justiça, além de indicar açõespontuais que poderão melhorar o serviço de segurança pública noEstado, entre elas, a ampliação do efetivo da Polícia Militartocantinense.

Ogovernador MauroCarlesse destacouque areunião foi positiva eagradeceu a oportunidade de poder conhecer as sugestões do CNMP,colocando a GestãoEstadual à disposição.

“Estamosaqui para colaborar com aquilo que for preciso. Ouvimos com bastanteatenção as recomendações e demais sugestões que nos foramrepassadas, elaboradas pormeiode um trabalho de excelência por parte da Corregedoria Nacional etambém do nosso Ministério Público. Já estamos caminhando paradar segmento em tudo isso. Sobre o efetivo da PM, por exemplo,teremos o edital do concurso publicado nos próximos dias, o que vairesolver uma demanda de urgência para a segurança do povotocantinense”, afirmou o Governador.

CorregedoriaNacional do Ministério Público

ACorregedoria Nacional está trabalhando em todo o país para promovercorreições temáticas, alinhadas diretamente aos interessesprioritários da sociedade. No Tocantins, a ação teve início nasegunda-feira, 23, e foi finalizada nesta quarta-feira, 25. Esteprimeiro ciclo de correição extraordinária tem como tema o combateaos crimes violentos, letais intencionais, além da fiscalização dosistema prisional e do controle externo da atividade policial.

Ocorregedor Rinaldo Reis Lima esclareceu a necessidade de se conhecerde perto os órgãos de segurança pública, para assim poder aferirmelhor a atuação do MP/TO. “Escolhemos o Tocantins porque,lamentavelmente osestadosdo Norte e Nordeste tiveram um incremento da criminalidade de crimesviolentos, e não temos como aferir a qualidade do MinistérioPúblico sem conhecer os órgãos que trabalham com a segurançapública. Por isso, pedimos essa reunião com o governador MauroCarlesse, que está de parabéns pela redução no número dehomicídios, que verificamos que já está ocorrendo no Estado, alémdo aporte de recursos que tem sido feito para as áreas de segurança,Políciamilitar, PolíciaCivile Secretaria de Cidadania e Justiça [responsável pelo sistemaprisional]”,frisou.

OCorregedor Nacional também aproveitou a reunião com o governadorMauro Carlesse para indicar outras medidas pontuais que serãobenéficas para o Estado. “Viemos ainda apresentar aquilo que podeser melhorado, como aumentar a quantidade de delegados e mais efetivode policiais militares. Saímos daqui felizes, porque o Governador jádisse que está lançando um edital para contratar mais militares eque fará novos investimentos em delegacias e estruturação dasforças de segurança. Estamos bem impressionados com o trabalho doMinistério Público do Tocantins e com o Governo do Tocantins”.

Parceria

Aprocuradora-geral de Justiça do Tocantins, Maria Cotinha BezerraPereira, destacou o trabalho em conjunto entre os órgãos desegurança e promotorias de justiça.

“Defato, os indicadores e percentuais de crimes violentos na regiãoNorte são elevados. Por essa razão, a Corregedoria Nacionaldeliberou as correições no Tocantins. Ocorre que esse trabalho jávem sendo feito e tivemos a oportunidade de ver com o secretário deSegurança Pública que nossos indicadores estão nos mesmospatamares. Essa política em conjunto já vem sendo feita, atravésda Secretaria de Segurança Pública, Ministério Público, PolíciaMilitar e poder Executivo”, afirmou.

Otitular da Secretaria de Estado de Segurança Pública, CristianoSampaio, destacou a eficiência da parceria entre o ExecutivoEstaduale Ministério Público, que produziram bons resultados no Tocantins.“É uma parceria importante pois temos os mesmos objetivos. O que oMinistério Público quer, que é a redução dos crimes, queé nossa obrigação e a nossa missão. Temos feitos muitos esforçose os resultados já estão aparecendo aqui no Estado. Esperamos queessa parceria possa ajudar a fortalecer esse processo, colhendo bonsfrutos e tornando o Tocantins mais seguro”, assegurou.

Presenças

Estiverampresentes na reunião desta quarta-feira, 25, os secretários deEstado Rolf Vidal (Casa Civil); Sandro Armando (Fazenda ePlanejamento); Heber Fidelis (Cidadania e Justiça); além do chefedo Estado Maior da Polícia Militar do Tocantins, coronel MárcioAntônio Barbosa; a delegada-geralda Polícia Civil, Raimunda Bezerra de Souza; o promotor de Justiça,Luciano Casaroti; o coordenador-geral da CNMP, Benedito Torres Neto;o ouvidor nacional do Ministério Público, conselheiro do CNMP,Oswaldo D’Albuquerque; alémdo membro auxiliar da CNMP, Ediene Lousado.

Assuntos Relacionados
#CNMP#carlesse
Confira Também
Carlesse

No Taquari, Carlesse destaca boa aplicação dos recursos públicos: “O dinheiro da saúde é usado na saúde”

Carlesse

Carlesse agradece a confiança e promete intensificar trabalho

Carlesse

Mais prefeitos e líderes passam a defender a estabilidade ao Tocantins e vão para o palanque de Carlesse

Carlesse

Vereadora decide apoiar Carlesse no segundo turno e fortalece base de apoio na Capital

Política

Wanderlei Barbosa agradece vitória com expressiva votação e ressalta realizações para o Tocantins