Monday, 14 de October de 2019

POLÍTICA


Palmas

Cícero Belém recebe título de cidadão palmense nesta quinta-feira, 13

11 Dec 2012

O diretor de Articulação e Difusão Cultural da Fundação Cultural de Palmas (FCP), Cícero Belém recebe o título de cidadão palmense nesta quinta-feira, 13 às 10 horas, na Câmara Municipal de Palmas e a solenidade contará com a presença do prefeito Raul Filho. A iniciativa é do vereador Fernando Rezende.
 
Cícero Belém, nascido em Porto Nacional, é também ator, diretor teatral, produtor cultural e professor efetivo da Secretaria Municipal da Educação e há 16 anos dedica-se a institucionalização da gestão cultural do Município de Palmas, atuando ativamente no Conselho Municipal de Políticas Culturais e na FCP. Iniciou sua vida acadêmica em jornalismo (incompleto) e é licenciando em Artes - Teatro pela Universidade Federal do Tocantins (UFT).
 
Foi premiado duas vezes pelo Ministério da Cultura, através da Fundação Nacional de Artes (FUNARTE) e condecorado pela Ordem do Mérito Tocantins, pelo Governador José Wilson Siqueira Campos, como Comendador pelo conjunto de serviços prestados na área cultural ao Estado do Tocantins.
 
Dentre as ações e projetos desenvolvidos pelo Município, Cícero Belém exerce papel importante na articulação de políticas estratégicas para o desenvolvimento cultural, das quais se destacam a consolidação do Conselho Municipal de Políticas Culturais; Criação e implantação do Programa Palmas pra Cultura – editais de cultura; regulamentação do uso dos equipamentos culturais; articulação do processo de adesão ao Sistema Nacional de Cultura; coordenação do Grupo de Trabalho pro criação da FCP e do Fundo Municipal de Cultura e do processo de construção do Plano Municipal de Cultura.
 
Conheça um pouco da trajetória de Cícero Belém
 
Em 1985 fundou em Porto Nacional o Grupo de Teatro Chama Viva, transferindo-o para Palmas em 1992. Tanto Cícero quanto o Grupo Chama Viva, visionários das potencialidades da Capital tocantinense, tornaram-se expressões símbolos responsáveis por firmar Palmas e o Tocantins no cenário teatral brasileiro.
 
Nos últimos 27 anos atuou e dirigiu mais de 20 espetáculos que incluíram peças de autores consagrados como Bertolt Brecht, Federico Garcia Lorca, Pierre de Marivaux, Luis Alberto de Abreu, João Bithencourt, Pedro Tierra (Hamilton Pereira) e Tonio Carvalho. Morou em Brasília e Rio de Janeiro, tendo trabalhado com alguns nomes expressivos do teatro brasileiro, a exemplo do diretor brasiliense Humberto Pedrancini e da atriz Cristina Pereira, pessoas que o influenciaram intensamente na sua formação profissional.
 
No cinema atuou ao lado de Antonio Fagundes e Paloma Duarte no filme Deus é Brasileiro do cineasta Cacá Diegues, longa metragem que teve mais 40% das cenas rodadas no Tocantins.
 
Como produtor, foi idealizador do Festival Temporada Popular R$ 2,99 e do Projeto Grandes Espetáculos para Palmas que incluíram a cidade na rota dos espetáculos de teatro e dança que integram o circuito nacional. Produziu na cidade atores do porte de Paulo Autran, Chico Anysio, Ingrid Guimarães, Sérgio Viotti, Cristina Pereira, Oswaldo Loureiro, Elizabethe Savalla, Suzana Pires, Bruno Mazzeo e Christiane Torloni, além de muitos outros.
 
Foi o primeiro instrutor de teatro do SESC Tocantins e implantou as oficinas de teatro do Centro de Criatividade do Espaço Cultural.
 
Na gestão pública são 20 anos dedicados a prestação de serviços nas áreas da cultura e da educação, tanto no município bem como no Governo do Estado do Tocantins.

COMPARTILHE:


Confira também:


Super Descontos

Refis da prefeitura de Palmas começa hoje com possibilidades reais para quem quer sair da inadimplência

Mais de 1.500 audiências estão agendadas para o Refis 2019

Sul do TO

Governador e Primeira-dama prestigiam festa das crianças em Gurupi

Na ocasião, o governador Mauro Carlesse anunciou o lançamento do programa Pátria Amada Mirim, na próxima quinta-feira, em Palmas


Consumidor

Procon Tocantins oficia MPE sobre devolução do dinheiro dos ingressos da ExpoPalmas

A data anunciada para a ExpoPalmas foi de 18 a 22 de setembro. Mesmo com dois dias de evento, no dia 20 se setembro foi anunciado o cancelamento de todos os shows.


Contratempo

BRK não cumpre contrato e causa transtornos para população de Colinas

Para a renovação do contrato com a empresa de saneamento, a gestão do município fez algumas exigências, sendo elas: a universalização do fornecimento de água e esgoto; reparos em ruas e avenidas; e o investimento no valor de R$ 1 milhão na forma de obras


Educação

Projeto pede inclusão de mensagens no combate ao abuso sexual infantil e o consumo de drogas nos livros das escolas públicas de Palmas


Ação

DPE realiza mais uma edição do “Transforme uma vida: apadrinhe uma criança” no Lar Batista


Consumidor

Com 70% de acordos feitos, Procon Tocantins divulga balanço da Semana de Renegociação de Dívidas


SSP

Tocantins é beneficiado com projetos e recursos em reunião do Conselho Gestor do Fundo Nacional de Segurança Pública


Palmas

A Semana Nacional do Crédito abre caminhos para pequenos empresários alavancarem negócios


Política Florestal

Instaladas comissões especiais que vão analisar política florestal e regularização fundiária



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira