Wednesday, 21 de August de 2019

POLÍTICA


Palmas

Cícero Belém recebe título de cidadão palmense nesta quinta-feira, 13

11 Dec 2012

O diretor de Articulação e Difusão Cultural da Fundação Cultural de Palmas (FCP), Cícero Belém recebe o título de cidadão palmense nesta quinta-feira, 13 às 10 horas, na Câmara Municipal de Palmas e a solenidade contará com a presença do prefeito Raul Filho. A iniciativa é do vereador Fernando Rezende.
 
Cícero Belém, nascido em Porto Nacional, é também ator, diretor teatral, produtor cultural e professor efetivo da Secretaria Municipal da Educação e há 16 anos dedica-se a institucionalização da gestão cultural do Município de Palmas, atuando ativamente no Conselho Municipal de Políticas Culturais e na FCP. Iniciou sua vida acadêmica em jornalismo (incompleto) e é licenciando em Artes - Teatro pela Universidade Federal do Tocantins (UFT).
 
Foi premiado duas vezes pelo Ministério da Cultura, através da Fundação Nacional de Artes (FUNARTE) e condecorado pela Ordem do Mérito Tocantins, pelo Governador José Wilson Siqueira Campos, como Comendador pelo conjunto de serviços prestados na área cultural ao Estado do Tocantins.
 
Dentre as ações e projetos desenvolvidos pelo Município, Cícero Belém exerce papel importante na articulação de políticas estratégicas para o desenvolvimento cultural, das quais se destacam a consolidação do Conselho Municipal de Políticas Culturais; Criação e implantação do Programa Palmas pra Cultura – editais de cultura; regulamentação do uso dos equipamentos culturais; articulação do processo de adesão ao Sistema Nacional de Cultura; coordenação do Grupo de Trabalho pro criação da FCP e do Fundo Municipal de Cultura e do processo de construção do Plano Municipal de Cultura.
 
Conheça um pouco da trajetória de Cícero Belém
 
Em 1985 fundou em Porto Nacional o Grupo de Teatro Chama Viva, transferindo-o para Palmas em 1992. Tanto Cícero quanto o Grupo Chama Viva, visionários das potencialidades da Capital tocantinense, tornaram-se expressões símbolos responsáveis por firmar Palmas e o Tocantins no cenário teatral brasileiro.
 
Nos últimos 27 anos atuou e dirigiu mais de 20 espetáculos que incluíram peças de autores consagrados como Bertolt Brecht, Federico Garcia Lorca, Pierre de Marivaux, Luis Alberto de Abreu, João Bithencourt, Pedro Tierra (Hamilton Pereira) e Tonio Carvalho. Morou em Brasília e Rio de Janeiro, tendo trabalhado com alguns nomes expressivos do teatro brasileiro, a exemplo do diretor brasiliense Humberto Pedrancini e da atriz Cristina Pereira, pessoas que o influenciaram intensamente na sua formação profissional.
 
No cinema atuou ao lado de Antonio Fagundes e Paloma Duarte no filme Deus é Brasileiro do cineasta Cacá Diegues, longa metragem que teve mais 40% das cenas rodadas no Tocantins.
 
Como produtor, foi idealizador do Festival Temporada Popular R$ 2,99 e do Projeto Grandes Espetáculos para Palmas que incluíram a cidade na rota dos espetáculos de teatro e dança que integram o circuito nacional. Produziu na cidade atores do porte de Paulo Autran, Chico Anysio, Ingrid Guimarães, Sérgio Viotti, Cristina Pereira, Oswaldo Loureiro, Elizabethe Savalla, Suzana Pires, Bruno Mazzeo e Christiane Torloni, além de muitos outros.
 
Foi o primeiro instrutor de teatro do SESC Tocantins e implantou as oficinas de teatro do Centro de Criatividade do Espaço Cultural.
 
Na gestão pública são 20 anos dedicados a prestação de serviços nas áreas da cultura e da educação, tanto no município bem como no Governo do Estado do Tocantins.

COMPARTILHE:


Confira também:


Justiça

União pode bloquear repasses voluntários a estados, decide STF

A possibilidade do bloqueio está prevista no artigo 11 da Lei de Responsabilidade Fiscal (LC 101/2000), cuja validade é julgada nesta quarta-feira pelo plenário do Supremo.

Operação Medusa

Polícia Civil prende 15º suspeito da Operação Medusa

Deflagrada no último dia 15, a Operação Medusa visa combater ataques criminosos ocorridos em 2018 a mando de facção criminosa de renome nacional.


Saúde

Pacientes do Tocantins correm o risco de ficar sem diálise

Instituto de Doenças Renais não recebe repasses desde abril. 140 pacientes serão prejudicados pela ausência de recursos para oferecer o tratamento adequado


Fotografia

Dia da Fotografia com a TIM: dicas para tirar boas fotos e ofertas em smartphones

Quando o assunto é fotografia, o foco é o mais importante na hora de fazer os cliques. O elemento a ser destacado deve estar claro e bem posicionado.


Festival Gastronômico

Prefeitura lança programação artística do 13º Festival Gastronômico de Taquaruçu


AL

Audiência pública homenageia UMA e Siqueira Campos


Agricultura

Seminário de Apicultura supera expectativa em números de participantes


Futebol

Capital empata com Palmas na abertura do Estadual de Futebol Sub19


Taquaruçu

Governo inaugura Núcleo de Identificação de Taquaruçu e entrega viaturas e armamentos para a Polícia Civil


Sanidade Animal

Adapec reúne mais de 70 médicos veterinários autônomos para debater sanidade animal



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira