O GIRASSOL

Palmas/TO,

Política
Otoniel

04/11/2020

Com apoio de Eduardo Gomes, Codevasf será parceira de Porto

A primeira ação efetiva do órgão, segundo Gomes, será a entrega de tratores à prefeitura para dar apoio aos pequenos produtores rurais do município.

Eidimarques Vaz

Em seu discurso deapoio à candidatura de Otoniel Andrade (PTB) à prefeitura de Porto Nacional, noúltimo sábado, 31, o senador e líder do governo no Congresso Nacional, EduardoGomes (MDB), disse algo importante, mas que passou praticamente despercebido.Ele garantiu a parceria da Companhia de Desenvolvimento do Vale do SãoFrancisco e do Parnaíba (Codevasf) com o município de Porto, na gestão dopetebista.

A primeira açãoefetiva do órgão, segundo Gomes, será a entrega de tratores à prefeitura paradar apoio aos pequenos produtores rurais do município. Esta, aliás, é uma dasprincipais demandas – sobretudo dos assentados da reforma agrária – a Otoniel,em todas as suas visitas e reuniões na zona rural.

“Há três meses estivecom o presidente da Assembleia, Antonio Andrade, e fizemos com ele o compromissode designar tratores e equipamentos da linha amarela, da Codevasf, aosmunicípios tocantinenses. Ainda não chegaram nem 30 por cento dessesequipamentos, mas eles já lotaram a Praça dos Girassóis. Tenho certeza de que[os deputados] Antonio Andrade (PTB) e Valdemar Junior (MDB), ambos aliados deOtoniel, vão trazer alguns deles para Porto Nacional”, disse o senador.

Otoniel agradeceu agarantia da parceria, mediada por Gomes, e declarou que vai correspondê-la commuito trabalho, em especial para os agricultores familiares, que dependem dopoder público municipal.

 

Agricultura familiar

O município de Portoé conhecido por sua produção de grãos, em grande escala, principalmente demilho e soja. Entretanto, os agricultores familiares relatam a Otoniel queestão desassistidos. Segundo eles, a atual não faz a manutenção das estradas,em muitos casos não lhes garante água para a criação dos animais, nem adquireseus produtos, por meio do programa Compra Direta, para a merenda escolar.

Em resposta àsdemandas, o candidato já se comprometeu com os pequenos produtores em voltarcom o Compra Direta, construir poços artesianos semi artesianos, com placas deenergia solar, e levar até eles patrulhas mecanizadas, compostas por tratores,arados, colheitadeiras e caminhões para o transporte de calcário efertilizantes.

 

A companhia

Empresa pública vinculadaao Ministério do Desenvolvimento Regional, a Codevasf tem a missão dedesenvolver bacias hidrográficas de forma integrada e sustentável, contribuindopara a redução das desigualdades regionais.

Em sua área deatuação, a Companhia promove ações de revitalização de bacias, implantação deprojetos públicos de irrigação e infraestrutura hídrica, entre outrasatividades.

A região hidrográficados rios Tocantins-Araguaia foi incluída na área de atuação da Companhia pormeio da Lei nº 13.702, de 6 de agosto de 2018. Atualmente, a área de atuação daempresa abrange 27% do território nacional, em 12 estados e no DistritoFederal.
Assuntos Relacionados
#otoniel
Confira Também
Economia

Prefeitura de Porto vai comprar produtos de agricultores familiares, garante Otoniel

Eleições 2020

Subprefeito de Luzimangues será morador do distrito, garante Otoniel

Porto

Otoniel defende investimentos no turismo para aquecer a economia de Porto

Eleições 2020

Luzimangues será a cidade industrial do Estado, defende Otoniel

Parceria

Com apoio de Eduardo Gomes, Codevasf será parceira de Porto na gestão de Otoniel