O GIRASSOL

Palmas/TO,

Política
Europa

11/12/2019

Comitiva do Tocantins é recebida na Embaixada Brasileira em Madrid

Durante o encontro, o ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles e o presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre reafirmaram o compromisso do país em cumprir os acordos internacionais para preservação da Amazônia.

Oministro do Meio Ambiente Ricardo Salles e o presidente do Congresso Nacional,senador Davi Alcolumbre receberam os nove estados membros da Amazônia Legal naEmbaixada do Brasil, em Madrid. Na reunião, foi apresentada a Carta elaboradano Encontro do Congresso Nacional com os Governadores da Amazônia Legal naConferência das Partes da Convenção Quadro das Nações Unidas para MudançasClimáticas (COP 25)

 

Opresidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre reconheceu osesforços dos estados da Amazônia Legal em preservar a floresta amazônica,reiterando os compromissos assumidos pelos estados com os acordosinternacionais e declarou o total apoio do senado, pleiteando junto ao GovernoFederal o fortalecimento do Consórcio da Amazônia Brasileira e dos estados daAmazônia associados nas negociações internacionais.

 

Com umafala de cobrança dos investimentos prometidos nos acordos internacionais pelospaíses ricos, o ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles também reconheceu osesforços dos estados da Amazônia Legal e do Governo Federal, destacando que opaís é exemplo de preservação e de políticas ambientais. O ministro destacouainda o programa do governo federal, o Ambientalismo de Resultado. O programaestabelece cinco diretrizes, a regularização fundiária, zoneamento ecológico,pagamento de serviços ambientais, a agenda da bioeconomia e o monitoramento,que serão fortalecidas com os recursos do Fundo da Petrobrás que serádistribuído entre os estados da Amazônia Legal e que irá ao encontro das metasestabelecidas nos acordos internacionais.

 

Ovice-governador Wanderlei Barbosa avalia o encontro como positivo. “O ministroRicardo Salles, viu o desejo dos estados da Amazônia Legal de estarcomercializando os seus créditos de carbono. A carta foi elaborada juntamentecom os senadores que irá documentar o nosso desejo e que o trabalho tem que serfeito em parceria com os governos estaduais e o federal, e quanto a isso oministro foi bastante receptivo. E ainda temos um grande aliado, o presidentedo Congresso Nacional Davi Alcolumbre, que está do nosso lado, tem defendido onosso posicionamento na busca pelos recursos e na venda dos créditos para omercado internacional, portanto o encontro com o ministro e com presidente dosenado foi bastante positivo”.

 

Carta

A cartafoi elaborada em conjunto com representantes do senado e os nove governadores evice-governadores da Amazônia Legal. A carta, tem como objetivo manifestarposicionamentos e expectativas para a Amazônia e os estados que, juntos, formamo Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal, nocontexto mundial da COP 25.

 

O documentoreconhece o trabalho dos estados membros da Amazônia Brasileira e oscompromissos firmados no Acordo de Paris na COP 21, que são orientados para umaeconomia verde, desmatamento ilegal zero, defesa dos povos indígenas e daspopulações tradicionais, visando à valorização do patrimônio ambiental,inclusão socioeconômica e respeito à cultura desses povos, com vistas a ampliara cooperação da comunidade internacional e ações concretas de financiamento. Acarta finaliza declarando o apoio do senado aos estados associados ao Consórcioda Amazônia Legal para captação de recursos junto ao mercado internacional paraefetivação dos mercados de serviços ambientais, abrangendo suas diversas formas,como pagamento por resultados e créditos decorrentes da manutenção erecuperação das florestas. E conclamam também o comprometimento do governofederal e dos governos internacionais.   

Assuntos Relacionados
#Comitiva#espanha#Madrid
Confira Também
Economia

FIETO recebe comitiva de empresárias de Maringá/PR

Cocaína

Inquérito sobre militar preso na Espanha deve ficar pronto em 40 dias

Madrid

Na COP 25, Ayres participa de reuniões sobre negociação de créditos de carbono

Honda Brasil

Eric Granado disputa Campeonato Espanhol de Superbike em 2021

Brasília

Comitiva tocantinense se reúne com Ministro de Minas e Energia