Tuesday, 24 de April de 2018

Tuesday, 24 de April de 2018

POLÍTICA


Economia

Deputado Paulo Mourão defende fortalecimento da economia popular para impulsionar desenvolvimento

22 May 2017

Fortalecer a economia popular como mola propulsora para a retomada do crescimento da economia foi o que o deputado estadual Paulo Mourão (PT) defendeu neste sábado, dia 20, durante o Encontro da Família MEI, realizada pelo Sebrae Tocantins em Porto Nacional. Entendendo o Microempreendedor Individual (MEI) como peça chave da economia popular, Mourão ressaltou que para o Estado se organizar no processo de desenvolvimento é preciso munir os pequenos empresários de informações sobre o seu negócio, bem como garantir o acesso ao crédito para investimentos em aperfeiçoamento.
 
"Eu quando fui prefeito aqui em Porto Nacional, implantamos o empreendedorismo como matéria curricular e os prefeitos que me sucederam tiraram isso do currículo. Nós implantamos por entender que o empreendedorismo é o que faz com que as pessoas possam pensar que elas são realmente melhores do que elas podem imaginar", destacou o deputado ao avaliar que o Tocantins hoje é considerado um Estado "falido" por seus governadores não terem se preocupado com as pequenas ações, com os pequenos empreendedores.
 
"São gestos pequenos que garantem um bom governo e isso tem sido, de certa forma, uma falta de sentimento ou de compromisso. Os governos ficam tentando fazer somente coisas grandiosas e o que se percebe é que são justamente nestas coisas grandiosas, que se projetam verdadeiros ralos. Os recursos que são aplicados, as vezes, em grandes proporções e atividades, boa parte deles vão para mão de pessoas indevidas. Isso é uma história do Brasil que nós estamos hoje conhecendo e nos perguntamos como que um pequeno grupo de empresas consegue fazer a prioridade das ações políticas em um País da grandeza do Brasil. Então é essa corrupção que precisa ser parada, ser contida", disse o parlamentar.
 
Para ele nos gestos pequenos e aos pequenos é que a sociedade é de fato atendida. "Observe este momento que o Sebrae, em parceria com a prefeitura de Porto Nacional e os outros parceiros aqui presentes como o Banco da Amazônia, o Banco do Brasil, o Sicoob, a Câmara de Dirigentes Logistas, está realizando. É um momento em que o trabalhador tem a oportunidade para se formalizar e adquirir a sua autonomia enquanto cidadão", ressaltou.
 
Aproveitando a presença dos representantes das instituições bancárias, Paulo Mourão fez menção ao acesso ao crédito em países como China e Portugal. "Lá os créditos são para os microempresários, porque é a economia popular é que faz um estado se organizar no processo de desenvolvimento. Em um Estado como o Tocantins que hoje conta com 51 mil microempreendedores cadastrados, é preciso garantir orientação financeira, para que eles saibam onde tem crédito mais barato. É preciso ainda, por parte do governo, fomentar o interesse popular em abrir os seus pequenos negócios", afirmou Mourão.
 
O superintendente do Sebrae Tocantins, Omar Hennemann acertou que "Deus gosta de quem trabalha, daqueles que se qualificam" e agradecer a presença de Mourão e daqueles que tiraram o sábado para investir no aperfeiçoamento profissional lembrou que o Tocantins é um estado rico, mas que ainda precisa ajustar em alguns pontos para aproveitar melhor o seu potencial.
 
Carteira de Trabalho
 
Durante todo o sábado o Sebrae Tocantins ofereceu diversos serviços ao empreendedor ou aspirante a pequeno empresário. Entre as atividades estavam palestras sobre gestão, orientação financeira, oficinas, exposição de tecnologia e ainda o serviço de emissão de carteira de trabalho, que foi bastante procurado pelos jovens portuenses, pois o município hoje está sem o serviço que é prestado pelo Governo do Estado. "Temos que aproveitar o dia de hoje, pois se deixarmos passar só temos oferta para tirar a carteira de trabalho em Palmas", afirmou o estudante Igor Silva.
 
"Desde que eu cheguei aqui pelo menos oito pessoas me abordaram dizendo que vieram para tirar a carteira de trabalho e não vão conseguir porque as senhas acabaram", alertou o deputado Paulo Mourão ao convidar o prefeito Joaquim Maia para visitar a sede do Ministério do Trabalho em Palmas para pleitearem a disponibilização do serviço para os moradores de Porto Nacional.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

2

PARABÉNS!
PARABÉNS!

1

BOM
BOM

1

AMEI!
AMEI!

2

KKKK
KKKK

1

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

1

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

0

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Eleições 2018

PT Nacional tira partido de Amastha e coliga com a senadora Kátia Abreu

Kátia Abreu e o PT do Tocantins chegaram a iniciar o diálogo, mas a parlamentar não aceitou a indicação do advogado Célio Moura ou da secretária-geral petista, Márcia Barbosa, para vice-governador na chapa.

Guaraná Antarctica

Guaraná Antarctica mostra em nova campanha o que é capaz de fazer pela Seleção Brasileira

O refrigerante mais brasileiro de todos suspende exportação para países adversários do Brasil até o final de julho. O que é original do Brasil, fica no Brasil, para fortalecer a nossa seleção


Saúde

Empenhados mais de R$ 1,7 milhão em emendas da saúde da deputada Dorinha

O Ministério da Saúde empenhou na última semana mais de R$ 1,7 milhão em emendas impositivas que foram destinadas pela deputada Professora Dorinha (Democratas/TO) que beneficiam dez cidades tocantinenses


Meio Ambiente

Naturatins discute a redução de peixes nos rios tocantinenses e a construção de barragens

O professor da Universidade Federal do Tocantins (UFT), o doutor Fernando Pelicice, discorreu sobre os Impactos da construção de barragens sobre a ectiofauna


Eleições 2018

Márlon Reis anuncia coronel Edvan como vice dizendo que são os únicos que podem fazer a mudança de verdade no Tocantins


Eleições 2018

PSDC do Tocantins se rebela, deixa base de Amastha e apoia Kátia Abreu


Panorama

TIM acelera a Transformação Digital em uma nova parceria com a Microsoft em Inteligência Artificial


Polícia Civil

Polícia Civil prende suspeito de estuprar e engravidar criança de 11 anos no Extremo Norte do Estado


Exames Médicos

Equipes de UTI de Palmas realizam exames médicos gratuitos em 1200 alunos da ETI Almirante Tamandaré


Apaes

Deputada Dorinha indica a Federação das Apaes do TO para o prêmio Brasil Mais Inclusão



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira