Monday, 19 de February de 2018

Monday, 19 de February de 2018

POLÍTICA


Saúde

Deputado Paulo Mourão prestigia reunião do Conselho Estadual de Saúde

14 Mar 2017

O deputado estadual Paulo Mourão participou na manhã desta quinta-feira, dia 9, de uma reunião do Conselho Estadual de Saúde. Segundo os próprios conselheiros, foi a primeira vez que um parlamentar participou de uma reunião do Conselho. Para a conselheira Maria Alice de Araújo a visita é muito importante porque fortalece o Conselho. "Temos funções sociais parecidas, é importante que o deputado conheça o conselho porque nos dá força nos eventos relacionados à saúde, mas não seja um membro porque depois vai auditar ele mesmo e não seria correto", destacou.
 
Para o presidente do Conselho Estadual de Saúde, Mário Benício "foi valiosa a visita do deputado Paulo Mourão porque tivemos a oportunidade de reivindicar junto a ele nossos pleitos junto à Assembleia Legislativa", frisou. Os conselheiros pediram apoio do parlamentar para apoiar a alteração da Lei 1.663/2006, que tramita nas comissões da Assembleia Legislativa.
 
A alteração em questão é o projeto de lei nº 314, de autoria da deputada Valderez Castelo Branco que revoga o inciso IV da Lei 1.663/2006. O referido inciso inseriu um membro da Assembleia Legislativa no Conselho Estadual de Saúde. Os conselheiros querem a revogação desse inciso, pois entendem que a vaga é desnecessária, uma vez que tanto o conselho quanto o parlamento são órgãos fiscalizadores. "Não faz sentido um deputado ter assento no Conselho, não há necessidade de compor o Conselho", reitera Mário Benício.
 
Segundo Mário, a lei foi alterada em 2013, prevendo essa vaga, e até hoje nenhum parlamentar compareceu às reuniões do conselho. O deputado Paulo Mourão foi o primeiro a participar de uma reunião do Conselho Estadual de Saúde.
 
Outro argumento é que a Resolução nº 453/2012 do Conselho Nacional de Saúde prevê a seguinte redação em seu inciso VIII: " A participação dos membros eleitos do Poder Legislativo, representação do Poder Judiciário e do Ministério Público, como conselheiros, não é permitida nos Conselhos de Saúde".
 
Paulo Mourão propôs a realização de uma audiência com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Mauro Carlesse (PHS) com uma comissão de conselheiros para discutir sobre a mudança da lei em vigor. A audiência será realizada ainda esta semana.
 
Integra Saúde Tocantins
 
A convite do secretário de Estado da Saúde, Marcos Musafir, o deputado Paulo Mourão esteve ainda nesta quinta-feira, dia 9, visitando as dependências da Secretaria da Saúde para conhecer o projeto Integra Saúde Tocantins, um centro informatizado contemplando os diversos segmentos da saúde, abastecido com informações em tempo real de todos os municípios.
 
O Tocantins é o segundo estado a implantar o sistema, o primeiro foi Goiás. Paulo Mourão parabenizou Musafir pelo centro e adiantou que vai destinar emenda para integrar todo o sistema de saúde do município de Porto Nacional. "Fiz esse desafio ao meu amigo Quim Maia e vou fazer à prefeita Patrícia de Xambioá. Desta forma vai sobrar dinheiro da saúde, otimizando e planejando para aplicar em outras ações. Os recursos da saúde serão melhor aplicados e com certeza atenderá de forma exemplar as demandas do serviço público de saúde", afirmou.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

0

PARABÉNS!
PARABÉNS!

0

BOM
BOM

0

AMEI!
AMEI!

0

KKKK
KKKK

0

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

0

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

0

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Palmas

Prefeitura não cobrará mais taxa de revisão de IPTU

Zini reafirmou que a Prefeitura está à disposição dos contribuintes que observarem eventuais divergências de valores do imposto.

Amastha

Em vídeo, Amastha detalha descontos do IPTU, reforça diálogo e faz apelo a servidores

Prefeito da Capital reforça que gestão está aberta para atender a contribuintes que observarem eventuais distorções no valor venal do imóvel, base de cálculo do imposto


Ciência & Tecnologia

Aspectos centrais sobre TI na Gestão Institucional - Parte 7

Por Daniel Nascimento-e-Silva*


Palmas

Amastha prestigia abertura de empreendimento que investiu meio milhão de reais em Palmas

O empresário Daniel Oliveira, um dos sócios do Wings, afirmou que o planejamento para a instalação do estabelecimento começou há um ano e meio e há oito meses começou a implantação


Tocantins

Projetos sociais desenvolvidos nas unidades prisionais do Tocantins transformam vidas de detentos


Palmas

Prefeita em exercício entrega chave da cidade para presidente do Comadec


Ataídes

Em reunião com trabalhadores rurais, Ataídes concluiu programação no Bico do Papagaio, nessa quinta


Brasil

Deputados do Tocantins são homenageados por vereadores de todo Brasil


Câmara

Líderes de Câmaras Municipais de todo o país são recebidos na Câmara de Palmas


Irrigação

O que é irrigação inteligente?



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira