Tuesday, 24 de November de 2020

POLÍTICA


Diz Tiago Dimas

Desenvolvimento de pesquisas são imprescindíveis e cortes de bolsas do CNPq preocupam

22 Sep 2019
Jeremias Alves/Liderança do Solidariedade Desenvolvimento de pesquisas são imprescindíveis e cortes de bolsas do CNPq preocupam

O deputado federal Tiago Dimas (SD-TO) reforçou, em debates na Câmara dos Deputados, a importância de o país não paralisar os investimentos públicos em pesquisa e inovação e manifestou sua preocupação com a redução dos recursos do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), administrado pelo Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

Em audiência publica na quarta-feira, 18 de setembro, o deputado lembrou o Tocantins possuí, atualmente, a UFT (Universidade Federal do Tocantins), o IFTO (Instituto Federal do Tocantins), a Unitins (Universidade Estadual do Tocantins) e, agora, vai passar a ter a UFNT (Universidade Federal do Norte do Tocantins). “UFT, Unitins e IFTO têm bolsas contempladas com o CNPQ e o ideal é que continuasse assim. Um país só se desenvolve se continuar apostando em pesquisa e inovação”, ressaltou o deputado.

Tiago Dimas fez questão de lembrar que neste ano mesmo o IFTO conseguiu patentear a produção do adubo em cápsula. “Sou de um Estado que o agronegócio e agropecuária são a base da nossa economia. Vejam só, essa patente do IFTO é importantíssima, ainda mais no nosso país que importa a maior parte do fertilizante utilizado”, salientou o parlamentar.

O deputado destacou, ainda, que em 2018 a UFT teve nove projetos aprovados pelo CNPq, dos quais cinco foram voltados para a agropecuária. “Os cortes podem deixar o nosso principal setor econômico sem pesquisa cientificas. Isso seria muito ruim”, frisou o deputado, ao pedir que o governo federal tenha uma forma de recompor essas perdas nas regiões Norte e Nordeste, que precisam mais de desenvolvimento.

COMPARTILHE:


Confira também:




Segurança

Polícia Civil do Tocantins deflagra segunda fase da operação Rosetta contra membros de organização criminosa

Estão sendo cumpridos 22 mandados de prisão preventiva e 32 mandados de busca e apreensão em cidades do Tocantins, Rio Grande do Sul e São Paulo.


Visita

Governador em exercício recebe primeira militar do Tocantins a ser selecionada para Missão de Paz da ONU

Militar desde 2005, a capitã Louise destacou a importância do apoio que recebeu da PM


Saúde

Tocantins contabilizou 100 novos casos confirmados da Covid-19

Atualmente, o Tocantins contabiliza 250.785 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 79.612 casos confirmados. Destes, 72.208 pacientes estão recuperados 6.256 pacientes seguem em isolamento domiciliar ou hospitalar e 1.148 pacientes foram a óbito.


Neste domingo

Tocantins contabilizou 98 novos casos confirmados da Covid-19, sendo 31 das últimas 24h


Eleições 2020

Diplomação dos eleitos no Tocantins será realizada por videoconferência


Coletivo N.S.L.O.

Acordes e talentos dos quatro cantos do Brasil dialogam com público em live musical


Tocantins

Fórum Estadual de Mudanças Climáticas reúne titulares por videoconferência em sua 12ª Reunião Ordinária


Assembleia

Eduardo do Dertins assume interinamente a Presidência da Aleto


Aleto

Elenil questiona portaria que torna obrigatória vistoria para 1º emplacamento de carro zero km no Tocantins



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira