O GIRASSOL

Palmas/TO,

Política
Proerd

04/12/2019

Durante evento, vice-governador anuncia conquista inédita do Proerd no Tocantins

Proerd está presente em todos os municípios do Estado

Tharson Lopes/Governo do Tocantins

Ovice-governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, anunciou nesta terça-feira, 3,durante evento no Parque do Povo, na Capital, que o Estado alcançou oatendimento dos 139 municípios com, pelo menos, um currículo do ProgramaEducacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). A declaração foifeita durante a cerimônia de formatura de 901 estudantes de 11 escolas dePalmas, que participaram dos cursos do Programa neste ano.

“É com muitaalegria que nós estamos vendo os resultados de um trabalho conjunto quebeneficia toda a sociedade. As crianças de hoje que estão sendo instruídas eorientadas sobre os perigos das drogas serão os bons cidadãos que formarão umasociedade mais pacífica no dia de amanhã”, declarou o vice-governador WanderleiBarbosa, que na ocasião estava representando o governador do Estado doTocantins, Mauro Carlesse.

Segundo acoordenadora Estadual do Proerd, coronel Alaídes Pereira Machado, o esforçoconjunto do Governo do Tocantins com os municípios, poderes legislativos e judiciários,escolas e famílias colocou o Tocantins como primeiro estado da federação aatingir essa meta. “Somos o primeiro Estado a ter essa conquista, somos aprimeira polícia a ter essa conquista e esse é o nosso legado para a sociedadetocantinense”, comemorou.

Oscurrículos do Proerd são voltados para alunos da educação infantil, alunos do5º e 7º anos, além dos pais, o que amplia a ação para as famílias ecomunidades. De acordo com o comando-geral da Polícia Militar, desde que foiimplantado há 17 anos, o Proerd já formou mais de 440 mil alunos.

“Não restadúvida que com a expansão desse programa, estamos buscando atingir um númerocada vez maior de alunos, fazendo com que sejam despertadas, a consciência e anecessidade de realmente se manter longe das drogas e da violência”, afirmou ocomandante-geral da PM no Tocantins, coronel Jaizon Veras Barbosa.

Destaques

Durante aformatura, foram destacadas as 11 melhores redações produzidas pelos alunos do5º ano das escolas municipais de Palmas atendidas pelo Proerd.

Estudante daEscola de Tempo Integral Aprígio Tomaz de Matos, Natália Souza Vidal, queconseguiu o melhor conceito em sua redação, deu um testemunho de como aorientação do programa foi importante para resolver um drama familiar deenvolvimento com bebidas alcoólicas. “Antes, o meu tio bebia muito. Graças aoprofessor João Paulo, ele me aconselhou para que eu falasse com ele. Então, euconversei e ele entendeu e agora está tranquilo, ele não bebe mais”, escreveu.

Já a alunado Colégio Esportivo Militar do Corpo de Bombeiros (Cemil) Professora MargaridaLemos, Yasmin Daniel Ferreira, que conquistou o segundo melhor conceito dasredações em destaque, disse que Proerd fez a sua turma refletir sobre os riscosdo vício em drogas e álcool. “O Proerd é fundamental para crianças e jovensporque eles são mais vulneráveis a entrar no vício das drogas. O Proerd tambémensinou como falar não para os amigos. Não só para os amigos, mas parentes ouqualquer outra pessoa que te oferecer droga ou álcool”, redigiu.

Proed

O Proerd éum dos principais programas educacionais do mundo. Foi criado pelo Departamentode Polícia da cidade de Los Angeles, nos Estados Unidos, em 1983, e hoje ainiciativa já está presente em 58 países. O Programa foi traduzido e adaptadopara a realidade brasileira em 1992, pela Polícia Militar do Rio de Janeiro. Asua implantação no Tocantins aconteceu em 2002 e agora, em 2019, atingiu amarca histórica de ser o primeiro estado brasileiro a levar o Proerd para 100%dos seus municípios.

Assuntos Relacionados
#proerd
Confira Também
Formatura do Proerd

Governador Mauro Carlesse prestigia formatura do Proerd em Araguaína e reafirma intenção de ampliar o programa