Monday, 21 de October de 2019

POLÍTICA


Saúde

Elenil propõe atendimento preferencial para portadores de fibromialgia e ataxia no Tocantins

04 Jul 2019    11:44    alterado em 04/07 às 11:44
Elenil propõe atendimento preferencial para portadores de fibromialgia e ataxia no Tocantins

O deputado Elenil da Penha (MDB) apresentou, nesta terça-feira, 02, na Assembleia Legislativa, um projeto de lei que obriga órgãos públicos e empresas do Tocantins a garantirem atendimento preferencial em filas e na tramitação de processos administrativos para portadores de fibromialgia e ataxia.

De acordo com Elenil, tanto a fibromialgia quanto a ataxia são doenças graves, incuráveis e que podem causar sérias limitações. O objetivo da proposta, explica o parlamentar, é assegurar a inclusão social e a garantia de direitos aos portadores destas doenças. “Além de dar visibilidade aos anseios e necessidades dos portadores, o PL busca conferir-lhes dignidade e qualidade de vida”, destacou. 

O texto prevê que para terem acesso ao benefício, os portadores dessas patologias deverão apresentar, no momento do atendimento, laudo médico assinado por profissional com especialização em Reumatologia e devidamente inscrito no Conselho Regional de Medicina (CRM).

O projeto foi lido pela Mesa Diretora, na sessão vespertina desta quarta-feira, 03, e encaminhado para análise e discussão nas comissões da Casa. “Irei acompanhar, de perto, a tramitação da propositura e lutar para que ela seja aprovada e vire lei”, declarou o autor.

Fibromialgia e ataxia

Com causas desconhecidas, a fibromialgia é uma síndrome que engloba uma série de manifestações clínicas como dor crônica, fadiga, indisposição e distúrbios do sono. Ela atinge, em 90% dos casos, mulheres entre 35 e 50 anos. São cerca de 5 milhões de pessoas portadoras da doença no Brasil.

Já a ataxia é um transtorno neurológico caracterizado pela falta de coordenação de movimentos musculares voluntários e de equilíbrio. Com três tipos principais (cerebelar, vestibular e sensorial), a enfermidade é provocada pela degeneração ou bloqueio de áreas específicas do cérebro e cerebelo.

COMPARTILHE:


Confira também:


Economia

Governador destaca mineração como fator de desenvolvimento econômico e geração de empregos

Declaração do Chefe do Executivo ocorreu durante leilão da jazida de minério de Palmeirópolis, nesta segunda-feira, 21, no Rio de Janeiro. Expectativa é que dois mil empregos sejam gerados com a instalação no empreendimento

Economia

Comércio puxa recuperação na oferta de vagas de emprego no estado

Ainda sobre o Caged, setembro mostra que Araguaína foi a cidade com maior variação negativa (-139 vagas) e Porto Nacional com variação positiva (167 vagas). A capital Palmas registrou uma variação de – 42 vagas.



Outubro Rosa

Resolve Palmas promove palestra sobre prevenção ao câncer de mama

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo da doença mais comum entre as mulheres no Brasil e depois do câncer de pele não melanoma, correspondendo a cerca de 25% dos casos novos a cada ano. No Brasil, esse percentual é de 29%


Legislativo Municipal

Câmara de Palmas funcionará em novo endereço a partir de 2020

A estrutura da 104 Norte tem área total edificada de 5.065,55 metros quadrados, contra os 4.300 m² do prédio atual, localizado na Teotônio Segurado.


Saúde Animal

Seu Pet pode ser um doador de sangue

Programa de Extensão do Hospital Veterinário do Ceulp/Ulbra organiza cadastro de pets doadores


GOTE

Suspeito de cometer crime de coação é preso pela Polícia Civil no Norte do Estado


Educação superior

Universidade Estadual prorroga inscrições para Vestibular 2020/1 até 7 de novembro


Porto Cereais

Governo do Estado avalia concessão de benefícios fiscais para empresa que exporta feijão para China e Índia


AL

Presidente da ATS deve ser convidado a prestar esclarecimentos


TJTO

“Tudo funciona melhor quando nos colocamos na posição de ouvinte”, destaca o presidente do TJ ao abrir seminário


IEES

Semana de fisioterapia do HGP destaca avanços e atualiza profissionais



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira