Friday, 19 de July de 2019

POLÍTICA


Saúde

Elenil propõe atendimento preferencial para portadores de fibromialgia e ataxia no Tocantins

04 Jul 2019    11:44    alterado em 04/07 às 11:44
Elenil propõe atendimento preferencial para portadores de fibromialgia e ataxia no Tocantins

O deputado Elenil da Penha (MDB) apresentou, nesta terça-feira, 02, na Assembleia Legislativa, um projeto de lei que obriga órgãos públicos e empresas do Tocantins a garantirem atendimento preferencial em filas e na tramitação de processos administrativos para portadores de fibromialgia e ataxia.

De acordo com Elenil, tanto a fibromialgia quanto a ataxia são doenças graves, incuráveis e que podem causar sérias limitações. O objetivo da proposta, explica o parlamentar, é assegurar a inclusão social e a garantia de direitos aos portadores destas doenças. “Além de dar visibilidade aos anseios e necessidades dos portadores, o PL busca conferir-lhes dignidade e qualidade de vida”, destacou. 

O texto prevê que para terem acesso ao benefício, os portadores dessas patologias deverão apresentar, no momento do atendimento, laudo médico assinado por profissional com especialização em Reumatologia e devidamente inscrito no Conselho Regional de Medicina (CRM).

O projeto foi lido pela Mesa Diretora, na sessão vespertina desta quarta-feira, 03, e encaminhado para análise e discussão nas comissões da Casa. “Irei acompanhar, de perto, a tramitação da propositura e lutar para que ela seja aprovada e vire lei”, declarou o autor.

Fibromialgia e ataxia

Com causas desconhecidas, a fibromialgia é uma síndrome que engloba uma série de manifestações clínicas como dor crônica, fadiga, indisposição e distúrbios do sono. Ela atinge, em 90% dos casos, mulheres entre 35 e 50 anos. São cerca de 5 milhões de pessoas portadoras da doença no Brasil.

Já a ataxia é um transtorno neurológico caracterizado pela falta de coordenação de movimentos musculares voluntários e de equilíbrio. Com três tipos principais (cerebelar, vestibular e sensorial), a enfermidade é provocada pela degeneração ou bloqueio de áreas específicas do cérebro e cerebelo.

COMPARTILHE:


Confira também:


Internet

Por eventuais abusos, Procon notifica FaceApp, Apple e Google sobre aplicativo que envelhece usuários

O app, sucesso nas redes sociais, simula faces em idades avançadas

TRE-TO

Justiça eleitoral promove debate com indígenas e fomenta inclusão dos povos no processo político

O projeto de Inclusão Sociopolítica dos Povos Indígenas é realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), por meio da Escola Judiciário Ministro Humberto Gomes de Barros.



TV

Gastronomia alemã é o próximo desafio do MasterChef

Nesta temporada, todos os desafios do MasterChef Brasil seguem valendo prêmios. Após a conquista do avental, os vencedores das provas individuais acumularão R$ 1 mil em compras no cartão Carrefour


Encceja

100% das unidades prisionais e socioeducativos realizarão o Encceja PPL 2019

As inscrições dos reeducandos e socioeducandos iniciaram dia 15 e finalizam dia 26. As provas acontecem dia 8 e 9 de outubro.


Turismo

Adetuc projeta aumento de turistas e movimentação de mais de R$ 118 milhões na Temporada de Praias 2019

O presidente da Adetuc destacou também o importante papel que órgãos do Governo têm tido para colaborar a realização da temporada de praias deste ano.


Investimento

Wanderlei Barbosa apresenta ações de turismo e cultura à artesãos de Taquaruçu


SSP

Com base em investigações da Polícia Civil Ministério Público denuncia servidora por peculato


Tocantins

Inscrições para o 1° Prêmio de Jornalismo da Adpeto continuam abertas


Campo

Comunidade rural se torna caso de sucesso por meio do Crédito Fundiário


Segurança

Duas crianças vítimas de acidente de trânsito no Sudeste do Tocantins são resgatadas pela aeronave da SSP


História de transformação

Dona Naninha e família são homenageadas em evento em Natividade (TO)



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira