Wednesday, 26 de June de 2019

POLÍTICA


Brasília

Em discurso na Câmara, Tiago Dimas defende produtores de leite e cobra solução para fortalecimento da classe

18 Feb 2019    20:20
Em discurso na Câmara, Tiago Dimas defende produtores de leite e cobra solução para fortalecimento da classe

O deputado federal Tiago Dimas (SD-TO) defendeu, em discurso nesta quinta-feira, 14 de janeiro, os produtores de leite do Brasil e do Tocantins, cobrando uma solução para o fortalecimento da classe, dada a concorrência desleal que a derrubada da tarifa de importação antidumping leite em pó da União Europeia e da nova Zelândia vai provocar no país caso não revertida pelo governo federal. “O leite de lá é subsidiado e coloca em risco os milhares de produtores de leite do Brasil, que já vivem as mínguas e com uma produção altamente cara. Eu quero fazer um apelo ao governo federal para que reveja isso. Não é justa essa concorrência. No meu Tocantins são mais de 7 mil produtores que produzem 208 mil litros de leite por dia”, salientou o deputado.

Tiago Dimas lembrou que os produtores tocantinenses enfrentam sérios problemas e preços baixíssimos na sua comercialização, vendendo o litro a valores que ficam abaixo de R$ 1. “O litro de leite é comercializado de 0,80 a R$ 1. É mais barato que comprar uma garrafinha d’água (de 500 ml) em qualquer supermercado e em qualquer mercearia”, destacou.

O parlamentar afirmou, ainda, que a maioria dos produtores de leite precisa trabalhar todos os dias, sem feriado, acordando de madrugada. “Muitos não tem sequer condição de contratar um funcionário. A ministra da Agricultura (Tereza Cristina) e o ministro da Economia (Paulo Guedes) têm que confirmar essa reversão”, ponderou, ao lembrar que a maioria dos produtores de leite são pequenos e possuem nessa atividade a grande parte da renda familiar.
 
Brumadinho
Também nesta quinta-feira, o deputado Tiago Dimas participou da sessão da Comissão Especial sobre Barragens. O encontro contou com a presença do presidente da Vale, Fabio Schvartsman, autoridades de ambientais do governo federal e do governo do Estado de Minas Gerais, que sedia a cidade de Brumadinho, destroçada pelo rompimento da barragem do Córrego do Feijão, em 25 de janeiro.

Tiago Dimas questionou os motivos de a quantidade de vistorias terem sido reduzidas de drasticamente em 2017 na comparação com 2016, após significativo aumento em relação a 2015, ano da tragédia em Mariana, também em Minas Gerais. Na sua tresposta, o diretor-geral da ANM (Agência Nacional de Mineração), Victor Hugo Froner Bicca, admitiu que se contratou uma consultoria especializada para reforçar o trabalho, mas isso funcionou só em 2016. Agora, após nova tragédia, nova consultoria deve ser contratada.

Para o deputado, isso não está certo e o correto e o governo estruturar a área via concurso público. Ele destacou que no Tocantins há apenas duas barragens de mineração, mas centenas de hidrelétricas que também têm de serem fiscalizadas pelas autoridades.

“Minha preocupação é que esse aparato fiscalizatório esteja bem servido para evitar qualquer chance de repetição de nova tragédia”, disse o deputado, que pretende seguir participando das demais reuniões da comissão, principalmente para reforçar e lutar pela fiscalização correta e decente de todas as barragens, em especial as do Tocantins. Atualmente, o Estado tem várias e muitas com classificação de risco preocupante.

COMPARTILHE:


Confira também:


Hospital de Amor

Baile em prol do Hospital de Amor do TO acontece na próxima sexta

Com o apoio da esposa do presidente da Assembleia, Virgínia Andrade, o evento conta também com a participação de voluntários de outros órgãos públicos.

Sustentabilidade

Maior estacionamento solar do Brasil está localizado em Palmas

São mais de 1.000 metros quadrados utilizados nesse projeto, onde foram necessários instalar 500 painéis solares de 350 watts, cada



Reunião

Governador Carlesse recebe presidente da Investco e solicita ampliação de investimentos da empresa no Estado

Governador Mauro Carlesse também manifestou a intenção de formalizar uma parceria com a empresa para apoio a um novo programa social que está sendo planejado, nos moldes dos Pioneiros Mirins


Aftosa

Primeira etapa da campanha registrou índice vacinal de 99,13% do rebanho tocantinense

Com um rebanho total de 8.356.175 bovídeos, o Tocantins registra índice vacinal acima de 99% na primeira etapa da campanha contra aftosa que também marcou o início da retirada da vacina contra a doença.


TJTO

Ex-prefeito de Taguatinga é condenado por não repassar a banco dinheiro de empréstimos feitos por servidores

Em sua decisão, o magistrado destacou que a conduta do ex-gestor, em se omitir do dever legal e contratual, quebrou um contrato e violou flagrantemente normas legais


Campo

Secretário da Agricultura apresenta potencial agropecuário para árabes


Interior

Arraiá de Miracema conta com a participação de quadrilhas do município e da Capital


Tonolucro

Empresa completa marca de 1 milhão de entregas e consolida cultura de delivery na capital


AL

Sessão solene nesta terça-feira homenageia nordestinos residentes em Palmas


Votação

Presidente da Assembleia garante limpar a pauta de votação antes do recesso


Justiça

Violência contra a mulher: Defensoria está pronta para meter a colher sim



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira