Saturday, 24 de August de 2019

POLÍTICA


Brasília

Empossado, deputado Tiago Dimas mira revisão do Pacto Federativo

02 Feb 2019    19:15
Empossado, deputado Tiago Dimas mira revisão do Pacto Federativo

O deputado federal Tiago Dimas (SD-TO), 30 anos, tomou posse no cargo nesta sexta-feira, 1° de fevereiro, durante sessão solene realizada na Câmara, em Brasília. Eleito em 2018 com mais de 10% dos votos válidos para o cargo (o mais votado do Estado, com 71.842 votos), Tiago Dimas assume o seu primeiro cargo eletivo na vida.

O congressista, que é mineiro e morador de Araguaína desde criança, anunciou, em discurso transmitido ao vivo na sua página Fabpage do Facebook (https://www.facebook.com/depfederaltiagodimas/) e no seu perfil pessoal do Instagram (@tiagodimas), as suas principais bandeiras de atuação para o mandato e as primeiras iniciativas de projetos que serão apresentados já nos próximos dias.

Como principal linha de atuação, o parlamentar defende uma revisão profunda do Pacto Federativo, com uma redistribuição dos recursos públicos.
"De tudo que se arrecada de impostos no Brasil, apenas 17% fica nos municípios. Está muito errado. A União não precisa ficar com mais de 63% do dinheiro de todos. Os recursos públicos fazem um longo caminho até chegar aos municípios, facilitando a corrupção. Os municípios não podem e não devem continuar vivendo de migalhas. Aqui deixo o compromisso público: vou lutar pessoalmente para começarmos a mudar essa realidade", ressaltou deputado.

Tiago Dimas também anunciou duas propostas a serem transformadas em projetos de lei para a educação, através de investimento com tecnologia. A primeira delas visa incentivar a criação de clínicas-escolas para crianças autistas. Hoje, a cada 58 crianças que nascem, uma tem algum grau de autismo, mas o Brasil possui apenas cinco estabelecimentos públicos para atender essas pessoas. "Deu certo em Araguaína. Vai dar certo no Brasil", pontuou o deputado, ao lembrar da iniciativa realizada com sucesso na sua cidade.

A outra proposta visa obrigar que todas as novas escolas públicas a serem construídas no Brasil sejam equipadas com aparelhos de ar condicionado abastecidos via energia solar. Em um segundo momento, a ideia é levar o sistema para escolas já existentes. "Dados mostram que a climatização adequada melhora o aprendizado dos estudantes", frisou, ao lembrar que países com incidência de sol muito menor que o Brasil aproveitam muito melhor esse tipo de tecnologia.

O deputado federal também confirmou que é favorável a redução da maioridade penal de 18 anos para 16 anos nos crimes hediondos. Para ele, um jovem que mata, estupra ou planeja um assassinato deve ser processado com os rigores da lei.

O deputado ainda fez agradecimentos, destacou confiar na equipe econômica do governo federal e destacou a necessidade de o Brasil aprovar reformas duras, como a da Previdência. Tiago Dimas anunciou, inclusive, que vai abrir mão de qualquer regime especial de Previdência existente para políticos. “O esforço tem que ser de todos”, destacou.

COMPARTILHE:


Confira também:


Tocantins

Quatro estados pedem ajuda das Forças Armadas para combate a incêndios

Os estados de Roraima, Rondônia, Tocantins e Pará pediram ajuda do Executivo federal para combater incêndios florestais.

Fogo na Amazônia

Presidente autoriza uso das Forças Armadas contra incêndios na Amazônia

O governo não informou o número de militares que poderão ser empregados nas ações de combate aos incêndios.



PPA

Governador Mauro Carlesse abre sétima consulta pública do PPA

Durante a abertura do evento o governador Mauro Carlesse anunciou que pretende implantar no Estado o projeto Pioneiros Pátria Amada, com foco no meio ambiente.


Saúde

Hospital Geral de Palmas opera com menor índice de ocupação da história

O novo fluxo e o planejamento estratégico na realização das cirurgias ortopédicas são resultado do comprometimento da atual gestão da Secretaria de Estado da Saúde (SES), que está regularizando e aumentando os estoques de medicamentos, materiais e insumos


Gurupi

Em Gurupi, governador Mauro Carlesse prestigia inauguração de Centro Cultural e exposição sobre ex-governador Siqueira Campos

Além do ex-governador Siqueira Campos, o evento contou com a presença de políticos e autoridades de Gurupi e região.


Campo

Secretaria da Agricultura e parceiros realizam o 3° Tecnifruti no Projeto Manuel Alves


Projeto Orelhinha

Tocantins recebe, pela segunda vez, projeto que resgata autoestima de jovens


Operação Forâneo

Polícia Civil realiza “Operação Forâneo” em Lagoa da Confusão e desarticula associação criminosa por tráfico interestadual de drogas


Audiência

Delegados de Polícia Civil do Tocantins tem audiência Pública com o Ministro Sérgio Moro


Saúde

Cirurgia bariátrica: mudanças do físico ao emocional


Operação Medusa

Polícia Civil prende 15º suspeito da Operação Medusa



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira