Friday, 26 de April de 2019

POLÍTICA


Brasília

Empossado, deputado Tiago Dimas mira revisão do Pacto Federativo

02 Feb 2019    19:15
Empossado, deputado Tiago Dimas mira revisão do Pacto Federativo

O deputado federal Tiago Dimas (SD-TO), 30 anos, tomou posse no cargo nesta sexta-feira, 1° de fevereiro, durante sessão solene realizada na Câmara, em Brasília. Eleito em 2018 com mais de 10% dos votos válidos para o cargo (o mais votado do Estado, com 71.842 votos), Tiago Dimas assume o seu primeiro cargo eletivo na vida.

O congressista, que é mineiro e morador de Araguaína desde criança, anunciou, em discurso transmitido ao vivo na sua página Fabpage do Facebook (https://www.facebook.com/depfederaltiagodimas/) e no seu perfil pessoal do Instagram (@tiagodimas), as suas principais bandeiras de atuação para o mandato e as primeiras iniciativas de projetos que serão apresentados já nos próximos dias.

Como principal linha de atuação, o parlamentar defende uma revisão profunda do Pacto Federativo, com uma redistribuição dos recursos públicos.
"De tudo que se arrecada de impostos no Brasil, apenas 17% fica nos municípios. Está muito errado. A União não precisa ficar com mais de 63% do dinheiro de todos. Os recursos públicos fazem um longo caminho até chegar aos municípios, facilitando a corrupção. Os municípios não podem e não devem continuar vivendo de migalhas. Aqui deixo o compromisso público: vou lutar pessoalmente para começarmos a mudar essa realidade", ressaltou deputado.

Tiago Dimas também anunciou duas propostas a serem transformadas em projetos de lei para a educação, através de investimento com tecnologia. A primeira delas visa incentivar a criação de clínicas-escolas para crianças autistas. Hoje, a cada 58 crianças que nascem, uma tem algum grau de autismo, mas o Brasil possui apenas cinco estabelecimentos públicos para atender essas pessoas. "Deu certo em Araguaína. Vai dar certo no Brasil", pontuou o deputado, ao lembrar da iniciativa realizada com sucesso na sua cidade.

A outra proposta visa obrigar que todas as novas escolas públicas a serem construídas no Brasil sejam equipadas com aparelhos de ar condicionado abastecidos via energia solar. Em um segundo momento, a ideia é levar o sistema para escolas já existentes. "Dados mostram que a climatização adequada melhora o aprendizado dos estudantes", frisou, ao lembrar que países com incidência de sol muito menor que o Brasil aproveitam muito melhor esse tipo de tecnologia.

O deputado federal também confirmou que é favorável a redução da maioridade penal de 18 anos para 16 anos nos crimes hediondos. Para ele, um jovem que mata, estupra ou planeja um assassinato deve ser processado com os rigores da lei.

O deputado ainda fez agradecimentos, destacou confiar na equipe econômica do governo federal e destacou a necessidade de o Brasil aprovar reformas duras, como a da Previdência. Tiago Dimas anunciou, inclusive, que vai abrir mão de qualquer regime especial de Previdência existente para políticos. “O esforço tem que ser de todos”, destacou.

COMPARTILHE:


Confira também:


Polícia Civil

PC deflagra Operação "Barulho" no sul do Estado, prende criminosos e apreende armas, drogas e munições

Na operação foram apreendidas quatro armas de fogo, 32 munições de calibres variados, espoletas de ignição armamentista, porção de cocaína e crack

Economia

Governo sanciona lei que busca enquadramento fiscal e retomada de investimentos no Tocantins

Publicação da medida, que faz parte das ações anunciadas pelo Governo, em fevereiro deste ano, ocorre nesta quinta-feira, 25



Água Potável

A pedido da DPE-TO e MPE, Justiça determina fornecimento de água potável para comunidade de Dianópolis

Crise de abastecimento de água no município é recorrente desde o ano de 2017


Segurança nas Escolas

Segurança pública em escolas públicas da capital é discutida em sessão

O trágico caso ocorrido em 13 de março de 2019, na Escola Estadual Professor Raul Brasil cidade de Suzano – SP, foi lembrado pelos parlamentares como um grande exemplo de insegurança que resulta em mortes de crianças e adolescentes inocentes.


Serviço

Obras de melhorias da Energisa seguem em 32 municípios do Estado

Desligamentos são pontuais e não atingem a cidade toda


Tocantins

Pesca amadora e esportiva necessita licença no Tocantins


Naturatins visita aldeia Ktẽpo para diálogo sobre proteção ambiental com lideranças indígenas Xerente


Pesquisa

Lançada primeira Revista Científica do Ceulp/Ulbra


Saúde

Depressão, não deixe o tempo passar


Promoção

Carlesse promove policiais militares e bombeiros e afirma que as duas corporações são as melhores do país


Turismo

Potencial turístico das Serras Gerais é tema de evento em Palmas



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira