Tuesday, 22 de September de 2020

POLÍTICA


Economia

Endividamento na Capital aumentou em setembro

07 Oct 2019

A pesquisa que mede o endividamento e a inadimplência dos consumidores de Palmas (PEIC) obteve um resultado diferente no mês de setembro registrando um crescimento de 1,3% no número de endividados. Com relação a inadimplência, o porcentual se manteve o mesmo de agosto, 12,1%. Palmas se mantem acima das médias das capitais no nível de endividamento, mas positivamente, abaixo no nível de inadimplentes.

 

Apesar desse índice geral ter aumentado, 58,3% dos entrevistados consideram-se pouco endividados. Para a assessora econômica da Fecomércio, Fabiane Cappellesso, este cenário se deve ao tipo de dívidas e ao baixo índice de inadimplência. “Os consumidores têm uma sensação de terem poucas dívidas porque como em sua maioria conseguem pagar sem atrasos, as dívidas se tornam corriqueiras e fazem parte do dia a dia”, ressaltou. Mas ela alerta: “é imprescindível que as pessoas tomem cuidado e mantenham uma média de até 30% de sua renda familiar comprometidas com dívidas. Planejamento é fundamental”.

 

O ranking dos tipos de dívidas mais comuns continua sendo em primeiro lugar o cartão de crédito, seguido de financiamento de carro e carnês. Dentre os inadimplentes, 64,6% disseram ter condições “parcialmente” de pagar suas dívidas atrasadas.

 

A maioria dos entrevistados no Tocantins, 35,5%, disseram que seus atrasos variam entre 30 e 90 dias, resultando em uma média de 42,5 dias. Já com relação ao tempo de comprometimento com a dívida, 46,5% disseram ter dívidas que vão além de 1 ano. Por fim, 70,6% responderam que comprometem de 11 a 50% de sua renda familiar com dívidas. A média de comprometimento da renda familiar com dívidas ficou em 33,3%.

 

Dados nacionais

 

Na pesquisa nacional também foi percebido aumento no endividamento. Além disso, os indicadores de inadimplência acompanharam a alta do endividamento. O percentual de famílias com contas ou dívidas em atraso passou a 24,5% em setembro contra 24,3% em agosto. O percentual de famílias que declararam não ter condições de pagar suas contas ou dívidas em atraso, por isso permaneceriam inadimplentes, aumentou na comparação mensal, 9,6% em setembro contra 9,5% em agosto.

 

O presidente da CNC, José Roberto Tadros, destaca que, apesar do aumento nos atrasos, as famílias brasileiras se mostraram, na comparação anual, mais otimistas em relação à capacidade de pagamento: “A perspectiva de renda extra com os recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) ajuda a explicar esse resultado”.

 

(Com colaboração da Ascom/CNC)

COMPARTILHE:


Confira também:


Saúde

Tocantins registra 786 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins contabiliza 195.370 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 64.273 casos confirmados. Destes, 46.843 pacientes estão recuperados, 16.553 pacientes seguem em isolamento domiciliar ou hospitalar e 877 pacientes foram a óbito.

Operação "Tempos Modernos"

Polícia Federal investiga organização criminosa responsável por fraude a licitação destinada a construção de estradas no Tocantins

O nome da operação “Tempos Modernos” faz uma referência crítica ao mundo capitalista, em que tudo gira em torno do capital e do lucro, e para atingir seus objetivos algumas organizações lançam mão de uma requintada estrutura de corrupção, em detrimento da



Saúde

Câmara de Palmas convoca Audiência Pública para prestação de contas da saúde

Para a ocasião, a mesa diretora da Câmara convocou todos os vereadores, os integrantes do Conselho Municipal de Saúde e o Secretário Municipal de Saúde responsável pela Gestão do SUS.


Convênio

Vice-governador Wanderlei Barbosa e ministro Onyx Lorenzoni assinam convênio de R$ 2,5 milhões para Programa de Aquisição de Alimentos

O recurso vai beneficiar cerca de 6 mil pequenos agricultores vinculados na proposta vigente a comercializarem seus produtos ao Programa, fortalecendo assim a agricultura familiar e contribuindo para a retomada econômica do pequeno produtor.


Conscientização

Governo do Tocantins lança campanha para consumo consciente de água

A campanha ‘Água, use com consciência para não faltar’ é uma iniciativa do Governo do Estado em Parceria com a ATS


Prevenção

Neurocientista alerta que apenas conversar não resolve o problema de quem pensa em cometer suicídio


Economia

Vice-governador articula relação do Basa com Governo para prorrogação de decreto que garante crédito especial às empresas afetadas pela pandemia


Justiça

Magistrado Pedro Nelson de Miranda Coutinho é o mais novo desembargador do Judiciário tocantinense


Obras

Governador Carlesse assina Ordem de Serviço para recuperação de estradas vicinais em três municípios


Justiça

Ministério Público expede parecer favorável a Delegados após Corregedoria instaurar sindicâncias


Eleições 2020

Prefeita Cinthia Ribeiro fecha convenção com apoio de seis partidos



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira