O GIRASSOL

Palmas/TO,

Política
Democracia

06/11/2020

“Estamos prontos para as Eleições 2020”, afirma presidente do TRE-TO em reunião com juízes eleitorais

A reunião foi realizada por videoconferência, nesta quarta-feira (4/11), e foi conduzida pelo Presidente do TRE-TO, desembargador Eurípedes Lamounier.

Faltando poucos dias para as Eleições Municipais 2020, o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) realizou reunião com magistrados da Corte e juízes eleitorais das 33 Zonas Eleitorais do Estado. Em pauta, protocolos de segurança, distribuição das forças policiais e preparativos finais para o pleito, que acontece no próximo dia 15 de novembro.  A reunião foi realizada por videoconferência, nesta quarta-feira (4/11), e foi conduzida pelo Presidente do TRE-TO, desembargador Eurípedes Lamounier. O encontro contou também com a participação do Corregedor Eleitoral, desembargador Marco Villas Boas, e do juiz membro José Márcio da Silveira e Silva, que preside o Gabinete de Segurança Institucional (GSI).

Durante o encontro, o presidente do Tribunal abordou questões técnicas referentes ao pleito e destacou a organização da Justiça Eleitoral para a realização das Eleições. Lamounier frisou a importância de cumprimento de todos os protocolos de segurança sanitária nos locais de votação e da garantia da acessibilidade. “Estamos chegando ao dia 15 de novembro bem preparados para realizar uma eleição segura em todos os sentidos. Atentos às orientações do Plano de Segurança Sanitária e a todos os protocolos de segurança do processo eleitoral”, frisou.

Sobre a segurança das urnas, o presidente do TRE-TO destacou a realização das cerimônias públicas de geração de mídias, carga e lacração de urnas eletrônicas, conduzidas pelas zonas eleitorais até a véspera das eleições. “É muito importante demonstrar transparência nesse momento. Nessas cerimônias estão presentes os representantes de partidos, das coligações, do Ministério Público, da OAB, candidatos, além da comunidade em geral. Por isso, é importante aproveitar a oportunidade para explicar a finalidade da cerimônia, como ela garante que os sistemas eleitorais são o mesmo no Brasil inteiro e como tudo isso pode ser auditado”, afirmou.

Na oportunidade, Lamounier também agradeceu o empenho de magistrados e servidores da Justiça Eleitoral do Tocantins durante o período de registro de candidaturas e destacou que o TRE-TO ficou entre os mais céleres de todo o país. “Nosso Regional sempre esteve entre os cinco primeiros no julgamento dos registros de candidaturas. Isso é motivo de muito orgulho”, disse.

Ainda durante a reunião, o Corregedor Regional Eleitoral, desembargador Marco Villas Boas, destacou a segurança jurídica do processo eleitoral no Tocantins, principalmente no cumprimento dos prazos do Calendário Eleitoral. “Chegamos animados a esta reta final, fruto do planejamento e estruturação institucional para a realização de mais uma eleição. Cada um deu o melhor de si e se esmerou na execução de todas as atividades relacionadas ao pleito. A democracia se constrói com transparência, lisura, amor à Pátria e dedicação de cada um de nós que integramos a Justiça Eleitoral, instituição responsável por zelar pela segurança do processo eleitoral brasileiro”, destacou.

As atividades das forças de segurança e atuação do Gabinete de Segurança Institucional foi assunto abordado pelo Presidente do GSI, juiz José Márcio da Silveira e Silva, que apresentou o plano de distribuição das equipes de força de segurança que atuarão durante as Eleições – Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal e Exército. O magistrado também destacou a adoção dos protocolos de segurança sanitária para atuação nas aldeias indígenas que são locais de votação.

Eva Bandeira (ASCOM/TRE-TO)

Assuntos Relacionados
#eleições#tre
Confira Também
TRE

Cartórios reabrem para inscrição e transferência do título de eleitor

Sinsjusto

Saúde dos servidores do Judiciário preocupa Sindicato

Saúde

Justiça determina desbloqueio de bens de secretário de Estado da Saúde

Amastha

PSB de Amastha mantém mobilização e aguarda definição de tribunal para remarcar convenção

TRE-TO

TRE notificará impugnados para contestação