Monday, 14 de October de 2019

POLÍTICA


Palmas

Frente Parlamentar discute situação das feiras e regularização dos produtos de origem rural

03 Jun 2019    11:08    alterado em 03/06 às 11:08
Jessika de Jesus Frente Parlamentar discute situação das feiras e regularização dos produtos de origem rural

Na quinta feira, 30, a Frente Parlamentar em Defesa ao Comércio, coordenada pelo vereador Diogo Fernandes, discutiram a reforma das feiras, capacitação dos feirantes, regularização dos produtos de origem rural, fomento do agronegócio e estradas rurais.

O coordenador da reunião destacou que o momento é relevante para conhecimento das dificuldades, bem como para avaliar formas do Parlamento, juntamente com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, contribuir para a resolução dos problemas “É um momento de debate para saber como o Poder Público pode contribuir, e através da força da lei possamos trazer uma nova diretriz e facilitar a vida de todos” esclareceu Fernandes.

O representante da Associação de feirantes da região Norte, Orivaldo Thomas, pontuou alguns problemas referente à infraestrutura das feiras. Segundo ele, alguns reparos são necessários como, por exemplo, a pavimentação de pátio, reforma da feira da 503 Norte bem como reparo dos portões.

Em resposta, a Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico (SEDEM), Adriana Almeida, Informou que a Prefeitura tem um planejamento de capacitação para trabalhar com comitês temáticos, que farão levantamento das demandas, junto com os feirantes a fim de resolver a situação “Quando trabalhamos diretamente com eles, vemos que existe a boa vontade de fazer a parceria. Vamos reunir com todos os feirantes e trabalhar cada feira dentro do seu comitê” explicou a secretária.

Projeto Feira Solar
O vereador Tiago Andrino (PSB), sugeriu que a SEDEM, juntamente com a Prefeitura, possam viabilizar o projeto de desenvolvimento de energia renovável no âmbito das feiras, segundo o parlamentar, existe um recurso de 50 milhões de reais para este fim na Capital “Se conseguirmos implantar as feiras solares, já é uma grande vitória, porque com o seu tamanho, a metragem na parte superior, elas se tornarão uma usina e gastarão menos que a produção. Se produzir razoavelmente bem, tirar o custo, e negociar com a Prefeitura pode transformar a produção em um tipo de crédito” defendeu. 

Serviço de Graxaria
A graxaria é a atividade de coleta e reciclagem dos restos de animais gerados pelos abatedouros, açougues e frigoríficos, especialmente de animais como bois e aves. Na semana passada a Capital passou por um momento crítico, devido a suspensão dos serviços pelo frigorífico responsável.

O comerciante da Palmas Brasil Norte, Francisco Severino, questionou  que tipo de ações a Prefeitura poderá tomar no sentido de resolver a situação.

O representante da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SEDER), Geraldino Ferreira Paz, explicou que a Prefeitura não tem condições de atender os açougues, e sugeriu que a classe juntamente com a CDL, viabilize uma forma para resolver a questão “Cabe aos produtores e donos de açougue se reunir, através da CDL para discutirem uma forma de solucionar o problema. Quem sabe montarem uma graxaria. A Prefeitura fará a parte social promovendo o bom andamento dos serviços ” assegurou.

Além disso, Paz explanou sobre o serviço que a Prefeitura realiza, na inspeção dos insumos comercializados por produtores rurais, e ressaltou que tudo é feito de acordo com as Leis Federais e Estaduais que regularizem cada serviço prestado no âmbito municipal, tanto na área de frigoríficos, laticínios, abate de animais e afins.

Por fim, o presidente da CDL Silvan Portilio, defendeu que é fundamental que o poder público ajude no crescimento do comércio. “Palmas precisa que o comércio tome as rédeas da economia e faça com que as pessoas cresçam independente do Poder Público.”

COMPARTILHE:


Confira também:


Super Descontos

Refis da prefeitura de Palmas começa hoje com possibilidades reais para quem quer sair da inadimplência

Mais de 1.500 audiências estão agendadas para o Refis 2019

Sul do TO

Governador e Primeira-dama prestigiam festa das crianças em Gurupi

Na ocasião, o governador Mauro Carlesse anunciou o lançamento do programa Pátria Amada Mirim, na próxima quinta-feira, em Palmas


Consumidor

Procon Tocantins oficia MPE sobre devolução do dinheiro dos ingressos da ExpoPalmas

A data anunciada para a ExpoPalmas foi de 18 a 22 de setembro. Mesmo com dois dias de evento, no dia 20 se setembro foi anunciado o cancelamento de todos os shows.


Contratempo

BRK não cumpre contrato e causa transtornos para população de Colinas

Para a renovação do contrato com a empresa de saneamento, a gestão do município fez algumas exigências, sendo elas: a universalização do fornecimento de água e esgoto; reparos em ruas e avenidas; e o investimento no valor de R$ 1 milhão na forma de obras


Educação

Projeto pede inclusão de mensagens no combate ao abuso sexual infantil e o consumo de drogas nos livros das escolas públicas de Palmas


Ação

DPE realiza mais uma edição do “Transforme uma vida: apadrinhe uma criança” no Lar Batista


Consumidor

Com 70% de acordos feitos, Procon Tocantins divulga balanço da Semana de Renegociação de Dívidas


SSP

Tocantins é beneficiado com projetos e recursos em reunião do Conselho Gestor do Fundo Nacional de Segurança Pública


Palmas

A Semana Nacional do Crédito abre caminhos para pequenos empresários alavancarem negócios


Política Florestal

Instaladas comissões especiais que vão analisar política florestal e regularização fundiária



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira