Monday, 22 de July de 2019

POLÍTICA


Segurança

Governador Mauro Carlesse debate ações integradas de segurança com secretários

09 Mar 2019    00:35    alterado em 09/03 às 00:35
Washington Luiz/Governo do Tocantins Governador Mauro Carlesse debate ações integradas de segurança com secretários

O governador do estado do Tocantins, Mauro Carlesse, deu prosseguimento na tarde desta sexta-feira, 8, às reuniões temáticas com a equipe de trabalho. O tema discutido nesta reunião foi Segurança Pública. O investimento em tecnologia, conclusão de obras, ações educativas, além da estruturação constante das forças de segurança foram temas discutidos.

Em relação à Secretaria de Cidadania e Justiça (Seciju), foi debatida a inauguração da ampliação do presídio de Cariri, onde serão abertas 600 novas vagas, que irão desafogar o sistema prisional. A obra está em fase final e, após a montagem do mobiliário, o Governo do estado irá inaugurar a obra, o que irá ocorrer ainda neste primeiro semestre. “Precisamos separar os presos condenados dos presos provisórios, com esse novo presídio isso já será possível”, afirmou o governador.

Outra determinação do governador Carlesse é que essa estrutura seja utilizada não só na detenção, mas também na ressocialização e que os reeducandos possam trabalhar enquanto estão cumprindo a pena. De acordo com o secretário de Cidadania e Justiça, Héber Fidelis, uma parceria com a Secretaria da Agricultura foi formalizada e irá viabilizar o trabalho dos presos na fazenda instalada no presídio. Em outra frente, um convênio com a Prefeitura de Gurupi já tem possibilitado que 72 reeducandos prestem serviços como medida de ressocialização e redução da pena.

Dentre as ações integradas entre as pastas, o governador Mauro Carlesse determinou ainda que sejam utilizados quatro ônibus da Seciju para atendimentos à população em diversas áreas como: exames de vista, emissão de documentos de identidade, orientação pelo Procon, dentre outras iniciativas que podem ser realizadas nos municípios. As secretarias envolvidas se reunirão na próxima semana e formalizarão um cronograma de atendimentos, que terá início já no mês de abril.

Em relação ao Corpo de Bombeiros, foi definido que a corporação irá oferecer em todas as escolas da rede estadual um curso de primeiros socorros, visando preparar professores e alunos para situações de emergência. Outra medida será a implantação de um sistema visando desburocratizar a análise e aprovação de projetos, principalmente relacionados à educação, mas sem implicar na redução de exigências legais. Com a cessão do prédio do CAIC, em Palmas, o Corpo de Bombeiros irá instalar sua academia de formação no prédio e também uma unidade do Programa Bombeiros Mirins. Com isso, a corporação irá devolver um prédio alugado, representando redução de custos. O Programa Bombeiros Mirins também será implantado em todas as unidades dos Bombeiros no interior do estado.

A orientação do governador em relação à Polícia Militar é que seja utilizado o máximo de efetivo possível para patrulhamento das ruas. Outra determinação de Mauro Carlesse foi implantação de policiamento nas divisas do estado, oferecendo segurança à população e trabalhando em parceria com a Secretaria da Fazenda visando evitar a perda de receitas.

Já o secretário de Segurança Pública (SSP), Cristiano Sampaio, destacou que o trabalho integrado de planejamento das ações com todas as forças de segurança tem apresentado bons resultados, além de otimizar tempo e recursos. Dentre os investimentos em tecnologia, a SSP já está implantando o sistema de identificação facial e biométrico, o que irá facilitar o reconhecimento de suspeitos e também aprimorar o sistema de investigação.  “Temos que investir em tecnologia, assim vamos ter resultados mais rápidos e mais confiáveis, além de reduzir os custos”, afirmou o Governador.

Assinatura
No fim da reunião, o governador Mauro Carlesse sancionou a Medida Provisória, convertida em Lei pela Assembleia Legislativa, que instituiu a nova estrutura administrativa do Poder Executivo, e também, a Medida Provisória, aprovada pelo Legislativo, que regulamenta cargos, salários e funções dos contratos temporários do Governo do estado.

Presentes
Também participaram da reunião, o comandante geral da Polícia Militar, Jaizon Veras; o comandante geral do Corpo de Bombeiros, Reginaldo Leandro da Silva; o secretário da Segurança Pública, Cristiano Sampaio; o secretário da Cidadania e Justiça, Héber Fidélis; o secretário da Saúde, Renato Jayme; a secretária da Educação, Adriana Aguiar; o secretário da Comunicação, João Neto; o secretário da Administração, Edson Cabral; o secretário da Casa Militar, Silva Neto; a secretária-executiva da Governadoria, Juliana Passarin; o secretário de Assuntos Estratégicos, Keliton Borges;  o superintendente do Procon, Walter Viana; e o chefe de gabinete do Governador, Divino Alan Siqueira. 

COMPARTILHE:


Confira também:


Cuiabá

Em encontro com o ministro Dias Tofolli, presidente do TJTO defende autonomia dos Tribunais para aprovar projetos de interesse do Judiciário estadual

Do encontro convocado pelo ministro Dias Toffoli e no qual ele franqueou a palavra a todos os presidentes dos tribunais, saiu a Carta de Cuiabá

Estacionamento Rotativo

Tribunal de Justiça reconhece competência do TCE para emitir cautelar durante julgamento sobre o Estacionamento Rotativo de Palmas

O relator do processo, desembargador Ronaldo Eurípedes, apresentou seu voto no último dia 27 de junho negando o pedido da empresa com fundamento. no posicionamento do Supremo Tribunal Federal (STF)



Seciju

Ações contra violações de direitos são realizadas em praias do estado

Equipes técnicas da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) participaram de reuniões para fortalecimento da Rede de Proteção e realizaram ações de sensibilização nas praias de Porto Nacional e Pedro Afonso e fortaleceram a Rede de Proteção.


PM

Ação conjunta da Polícia Civil do Tocantins e da Polícia Militar de Goiás resulta na prisão de homicida foragido de Araguaína

Ele é suspeito de ser o autor de pelo menos dois homicídios praticados, em Araguaína, nos anos de 2018 e 2019 e foi capturado, mediante cumprimento a mandados de prisão preventiva, oriundos da 1° Vara Criminal da Comarca de Araguaína.


Regularização

Governo inova em gestão e abre portas do Instituto de Terras do Tocantins para estágio em 2019

O Instituto de Terras do Tocantins vem trabalhando com responsabilidade e eficácia para contribuir a cada dia com o desenvolvimento do Estado.


CPPA

Suspeito de cometer homicídio em 2015 é preso pela Polícia Civil em Araguaína


Premiação

EDP, controladora da Investco e da Enerpeixe no Tocantins, está entre as 15 marcas mais valiosas no mundo


Resgate

Paciente em estado grave é transportado de Miracema para Palmas pelas equipes do CIOPAER e SAMU


TV

Gastronomia alemã é o próximo desafio do MasterChef


Encceja

100% das unidades prisionais e socioeducativos realizarão o Encceja PPL 2019


Turismo

Adetuc projeta aumento de turistas e movimentação de mais de R$ 118 milhões na Temporada de Praias 2019



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira