Tuesday, 22 de September de 2020

POLÍTICA


Saúde

Governo promove mutirão no HGP com procedimentos em lesão de colo de útero

08 Oct 2019
Divulgação Governo promove mutirão no HGP com procedimentos em lesão de colo de útero

Com o intuito de zerar a fila de espera por procedimentos eletivos, um mutirão de conizações na prevenção do câncer de colo do útero foi promovido neste domingo, 6, no Hospital Geral de Palmas (HGP). A conização é o nome do tratamento cirúrgico que consiste na remoção de um fragmento do colo do útero (em forma de cone). Este procedimento é realizado em algumas mulheres com suspeita de câncer de colo de útero, com intuito de diagnosticar e tratar a lesão.  A iniciativa mobilizou a equipe da oncoginecologia, e equipe de apoio da unidade. No total foram 15 mulheres contempladas com a ação.

O mutirão faz parte da estratégia Opera Tocantins, criada pela Lei Nº 3.369/2018, que dá direito ao Programa de Aprimoramento da Gestão Hospitalar (Pagh-Cirúrgico) conferindo aos profissionais contemplados na norma, desde que atuem na realização do procedimento cirúrgico eletivo em horários que não coincidam com o cumprimento de sua jornada ordinária ou extraordinária, podendo o profissional atuar aos sábados, domingos, feriados, dias de ponto facultativo e durante a semana inclusive em período noturno e madrugada.

“Este mutirão beneficiou várias mulheres na intenção de que elas não desenvolvam a doença e seja feito uma cirurgia curativa, diminuindo a proporção de menos limite no futuro reprodutivo e sexual. E vai  ser dado seguimento com acompanhamento ambulatorial para  um período mínimo de dois anos”, afirmou a médica ginecologista e obstetra Franciely Batista de Oliveira.

Segundo o diretor geral do HGP, Leonardo Toledo “o Mutirão faz parte do Opera Tocantins e vem beneficiar as pacientes que aguardavam por este tipo de procedimento eletivo na nossa unidade. Nosso principal objetivo é zerar a fila de espera. O mutirão contou com uma equipe qualificada de profissionais dedicados à assistência destas pacientes”, destacou.

A Elivane Babosa veio do município de Paraíso do Tocantins, aguardava para fazer o procedimento. “Me ligaram me avisando do mutirão e foi bom, já vou fazer logo ”, afirmou.

A Senhora Ana Francisca da Gloria veio de Lizarda."Foi bom este mutirão, tranquilo e já vou para casa", declarou.

COMPARTILHE:


Confira também:


Saúde

Tocantins registra 786 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins contabiliza 195.370 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 64.273 casos confirmados. Destes, 46.843 pacientes estão recuperados, 16.553 pacientes seguem em isolamento domiciliar ou hospitalar e 877 pacientes foram a óbito.

Operação "Tempos Modernos"

Polícia Federal investiga organização criminosa responsável por fraude a licitação destinada a construção de estradas no Tocantins

O nome da operação “Tempos Modernos” faz uma referência crítica ao mundo capitalista, em que tudo gira em torno do capital e do lucro, e para atingir seus objetivos algumas organizações lançam mão de uma requintada estrutura de corrupção, em detrimento da



Saúde

Câmara de Palmas convoca Audiência Pública para prestação de contas da saúde

Para a ocasião, a mesa diretora da Câmara convocou todos os vereadores, os integrantes do Conselho Municipal de Saúde e o Secretário Municipal de Saúde responsável pela Gestão do SUS.


Convênio

Vice-governador Wanderlei Barbosa e ministro Onyx Lorenzoni assinam convênio de R$ 2,5 milhões para Programa de Aquisição de Alimentos

O recurso vai beneficiar cerca de 6 mil pequenos agricultores vinculados na proposta vigente a comercializarem seus produtos ao Programa, fortalecendo assim a agricultura familiar e contribuindo para a retomada econômica do pequeno produtor.


Conscientização

Governo do Tocantins lança campanha para consumo consciente de água

A campanha ‘Água, use com consciência para não faltar’ é uma iniciativa do Governo do Estado em Parceria com a ATS


Prevenção

Neurocientista alerta que apenas conversar não resolve o problema de quem pensa em cometer suicídio


Economia

Vice-governador articula relação do Basa com Governo para prorrogação de decreto que garante crédito especial às empresas afetadas pela pandemia


Justiça

Magistrado Pedro Nelson de Miranda Coutinho é o mais novo desembargador do Judiciário tocantinense


Obras

Governador Carlesse assina Ordem de Serviço para recuperação de estradas vicinais em três municípios


Justiça

Ministério Público expede parecer favorável a Delegados após Corregedoria instaurar sindicâncias


Eleições 2020

Prefeita Cinthia Ribeiro fecha convenção com apoio de seis partidos



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira