Thursday, 12 de December de 2019

POLÍTICA


Solidariedade

Hemóvel sensibiliza doadores de Miracema no último sábado, 17

17 Dec 2012

Sensibilizados com a baixa de estoque na Hemorrede Tocantins doadores voluntários de sangue de Miracema Tocantins compareceram no último sábado, 15, no  Hemóvel, unidade móvel da Hemorrede, instalada na cidade, para realizar a doação voluntária de sangue.

A ida do Hemóvel para o município pela primeira vez chamou a atenção dos doadores, e incentivou outras pessoas a exercer o gesto de solidariedade. Foi o que motivou o morador, Jônair F. da Silva, que doou pela primeira vez, para ele, o ato de cidadania falou mais alto. “Sempre tive vontade de doar, mas ficava adiando. Agora, com a vinda do Hemóvel para a cidade me incentivou, por isso resolvi fazer isso, pois não sabemos o dia que iremos precisar e ajudar a salvar vidas é muito bom”.

Outra pessoa que não mediu esforços foi Carmem Lúcia Ferreira, ela que já é doadora não se esquece de exercer esse gesto de solidariedade, e compareceu no local para incentivar as pessoas que ainda carregam o mito que impede exercer esse ato solidário.

Entre tensão e brincadeiras o professor de música, Edgar Alberto B. de Sousa, se encorajou para realizar a doação e pediu aos miracemenses para fazer o mesmo. “Muitas pessoas têm preconceito e medo, mas eu como cidadão sei a importância desse gesto. Por isso, aproveitei a vinda da unidade móvel para nossa cidade e realizei a doação, que com poucos minutos tive a certeza de que pelo menos quatro pessoas poderão ajudar”, destaca.

Exemplo de cidadania veio também da senhora, Maria Raquel Viera, que há 20 anos é doadora, os cabelos grisalhos dela não impediram que continuasse ajudando a Hemorrede a manter seu estoque. “Eu estou feliz em poder ajudar alguém. Minha alegria não tem comparação, pois a realização desse gesto me faz feliz, pois sempre gostei de ajudar as pessoas”.

Para a coordenadora de captação do Hemocentro coordenador de Palmas, Denis Rodrigues, é importante que as pessoas tenham essa consciência e ajude o próximo com esse gesto de amor. Ela lembra também, que é importante as pessoas antes de saírem de férias comparecer em uma das unidades da Hemorrede Tocantins, para realizar a doação voluntária de sangue.
 
A ação ocorrida em Miracema Tocantins aconteceu em parceria com a Associação Ação Social Jesus de Nazaré, por meio do projeto de integração social Dom João José Burke, que realizou a quarta etapa da campanha “Boa ação: porque salvar vida é uma boa!”.

Critérios para doação
Pode doar sangue qualquer pessoa saudável, com idade compreendida entre 16 e 67 anos, com peso superior a 50 kg. Os homens podem doar até quatro vezes ao ano, com um período mínimo de dois meses de intervalo entre uma doação e outra. A doação por parte das mulheres deverá manter um intervalo de três meses. Os menores de 18 anos devem comparecer ao local acompanhado pelos pais ou responsável legal.

O Hemocentro alerta os candidatos à doação para que levem documento oficial de identificação com foto.

Parcerias
Instituições que se interessarem em desenvolver algum tipo de parceria com o Hemocentro, para intensificar a doação de sangue podem entrar em contato com uma das unidades da Hemorrede Tocantins: Araguaína: (63) 3413-8100; Augustinópolis: (63) 3456-1153. Gurupi: (63) 3321-2237; Palmas: (63) 3218-3287. Ramal: 210; Porto Nacional: (63) 3363-5161.

COMPARTILHE:


Confira também:


Araguaína

MPF ajuíza Ação Civil Pública contra Claro e Anatel por má prestação de serviços em Araguaína e região

A Ação Civil Pública tem como objetivo reconhecer o vício de qualidade na prestação de serviço de telefonia móvel da Claro em Araguaína e região.

TJTO

Desembargador Ronaldo Eurípedes nega pedido de liberdade provisória a Iury Italu Mendanha

E arrematou sua decisão ponderando que, “em detida análise da ação penal originária, não se verifica desídia ou omissão, seja da autoridade judiciária ou do Ministério Público, que estão exercendo seus respectivos encargos de forma devida e em conformidade


Seciju

Governo do Tocantins realiza dia D de atendimentos em alusão ao Dia Internacional dos Direitos Humanos

Ação foi realizada através de parceria entre diferentes secretarias de estado e contou com emissão de documentos, realização de palestras e outras atividades.


Sustentabilidade

Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Lontra e Corda elege novos membros e mesa diretora

O Comitê de Bacia Hidrográfica é um órgão colegiado da gestão de recursos hídricos, com atribuições de caráter normativo, consultivo, e deliberativo que integra o Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos.


Boas novas

Governo apresenta resultados de projetos do Turismo de Base Comunitária no Jalapão, em Brasília


Europa

Comitiva do Tocantins é recebida na Embaixada Brasileira em Madrid


Melhorias

Rodovia que liga Taquaruçú a Buritirana recebe manutenção corretiva e preventiva


Intercâmbio Cultural

Vice-governador e Presidente da Ilha Príncipe manifestam Interesse em Programa de Intercâmbio Cultural


Palmas

Relatório final da LDO é aprovado em sessão extraordinária


CGE

Combate à Corrupção é tema de evento realizado pela Controladoria e parceiros



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira