Wednesday, 21 de August de 2019

POLÍTICA


Solidariedade

Hemóvel sensibiliza doadores de Miracema no último sábado, 17

17 Dec 2012

Sensibilizados com a baixa de estoque na Hemorrede Tocantins doadores voluntários de sangue de Miracema Tocantins compareceram no último sábado, 15, no  Hemóvel, unidade móvel da Hemorrede, instalada na cidade, para realizar a doação voluntária de sangue.

A ida do Hemóvel para o município pela primeira vez chamou a atenção dos doadores, e incentivou outras pessoas a exercer o gesto de solidariedade. Foi o que motivou o morador, Jônair F. da Silva, que doou pela primeira vez, para ele, o ato de cidadania falou mais alto. “Sempre tive vontade de doar, mas ficava adiando. Agora, com a vinda do Hemóvel para a cidade me incentivou, por isso resolvi fazer isso, pois não sabemos o dia que iremos precisar e ajudar a salvar vidas é muito bom”.

Outra pessoa que não mediu esforços foi Carmem Lúcia Ferreira, ela que já é doadora não se esquece de exercer esse gesto de solidariedade, e compareceu no local para incentivar as pessoas que ainda carregam o mito que impede exercer esse ato solidário.

Entre tensão e brincadeiras o professor de música, Edgar Alberto B. de Sousa, se encorajou para realizar a doação e pediu aos miracemenses para fazer o mesmo. “Muitas pessoas têm preconceito e medo, mas eu como cidadão sei a importância desse gesto. Por isso, aproveitei a vinda da unidade móvel para nossa cidade e realizei a doação, que com poucos minutos tive a certeza de que pelo menos quatro pessoas poderão ajudar”, destaca.

Exemplo de cidadania veio também da senhora, Maria Raquel Viera, que há 20 anos é doadora, os cabelos grisalhos dela não impediram que continuasse ajudando a Hemorrede a manter seu estoque. “Eu estou feliz em poder ajudar alguém. Minha alegria não tem comparação, pois a realização desse gesto me faz feliz, pois sempre gostei de ajudar as pessoas”.

Para a coordenadora de captação do Hemocentro coordenador de Palmas, Denis Rodrigues, é importante que as pessoas tenham essa consciência e ajude o próximo com esse gesto de amor. Ela lembra também, que é importante as pessoas antes de saírem de férias comparecer em uma das unidades da Hemorrede Tocantins, para realizar a doação voluntária de sangue.
 
A ação ocorrida em Miracema Tocantins aconteceu em parceria com a Associação Ação Social Jesus de Nazaré, por meio do projeto de integração social Dom João José Burke, que realizou a quarta etapa da campanha “Boa ação: porque salvar vida é uma boa!”.

Critérios para doação
Pode doar sangue qualquer pessoa saudável, com idade compreendida entre 16 e 67 anos, com peso superior a 50 kg. Os homens podem doar até quatro vezes ao ano, com um período mínimo de dois meses de intervalo entre uma doação e outra. A doação por parte das mulheres deverá manter um intervalo de três meses. Os menores de 18 anos devem comparecer ao local acompanhado pelos pais ou responsável legal.

O Hemocentro alerta os candidatos à doação para que levem documento oficial de identificação com foto.

Parcerias
Instituições que se interessarem em desenvolver algum tipo de parceria com o Hemocentro, para intensificar a doação de sangue podem entrar em contato com uma das unidades da Hemorrede Tocantins: Araguaína: (63) 3413-8100; Augustinópolis: (63) 3456-1153. Gurupi: (63) 3321-2237; Palmas: (63) 3218-3287. Ramal: 210; Porto Nacional: (63) 3363-5161.

COMPARTILHE:


Confira também:


Justiça

União pode bloquear repasses voluntários a estados, decide STF

A possibilidade do bloqueio está prevista no artigo 11 da Lei de Responsabilidade Fiscal (LC 101/2000), cuja validade é julgada nesta quarta-feira pelo plenário do Supremo.

Operação Medusa

Polícia Civil prende 15º suspeito da Operação Medusa

Deflagrada no último dia 15, a Operação Medusa visa combater ataques criminosos ocorridos em 2018 a mando de facção criminosa de renome nacional.


Saúde

Pacientes do Tocantins correm o risco de ficar sem diálise

Instituto de Doenças Renais não recebe repasses desde abril. 140 pacientes serão prejudicados pela ausência de recursos para oferecer o tratamento adequado


Fotografia

Dia da Fotografia com a TIM: dicas para tirar boas fotos e ofertas em smartphones

Quando o assunto é fotografia, o foco é o mais importante na hora de fazer os cliques. O elemento a ser destacado deve estar claro e bem posicionado.


Festival Gastronômico

Prefeitura lança programação artística do 13º Festival Gastronômico de Taquaruçu


AL

Audiência pública homenageia UMA e Siqueira Campos


Agricultura

Seminário de Apicultura supera expectativa em números de participantes


Futebol

Capital empata com Palmas na abertura do Estadual de Futebol Sub19


Taquaruçu

Governo inaugura Núcleo de Identificação de Taquaruçu e entrega viaturas e armamentos para a Polícia Civil


Sanidade Animal

Adapec reúne mais de 70 médicos veterinários autônomos para debater sanidade animal



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira