Sunday, 23 de February de 2020

POLÍTICA


Política

Ivory de Lira retoma trabalhos na Câmara de Vereadores da Capital

09 Dec 2008

O vereador Ivory de Lira (PT), de volta à Câmara Municipal depois de 120 dias licenciado, reafirmou na sessão plenária desta terça-feira (09/12) que se mantém como candidato à Presidência da Casa. Ivory, em seu pronunciamento, citou os demais concorrentes ao cargo, como o atual presidente, Carlos Braga (PMDB), Wanderlei Barbosa (PSB) e José Damaso, todos reeleitos para o cargo de vereador.

O petista também lamentou que alguns de seus colegas da Casa que tiveram expressiva votação nas eleições em outubro não conseguiram retornar a Casa.

Ivory também questionou a redução do repasse do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) que consequentemente, diminuirá as verbas para saúde e outras áreas.

 

IPTU

Citando matéria publicada no "Jornal do Tocantins", sobre a chegada do Orçamento na Câmara, Carlos Braga, destacou que o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) é apenas um dos componentes do projeto. Há outras fontes de receita no Orçamento que podem até mesmo compensar a queda de R$ 66 milhões prevista nos repasses do FPM.

Sobre a Planta de Valores Genéricos e as mudanças no Código Tributário, aumentando o valor do Imposto sobre Propriedade Territorial Urbana (IPTU), Braga voltou a destacar a necessidade de a Casa fazer justiça tributária, financeira e social. "Estou estudando detalhadamente o projeto", disse Braga que pretende apresentar diversas emendas. Entre as mudanças, o presidente da Casa quer que a Prefeitura mantenha em 20% ou 25% o redutor usado para cálculo do IPTU. O redutor, a ser aplicado sobre o valor do imóvel, diminuindo o impacto do aumento do imposto, será de 50% e a Prefeitura não cogita, no projeto, a possibilidade de mantê-lo em 2010.

O presidente também quer impedir que condomínios fechados como o Polinésia sejam tratados como se fossem lotes especulativos. Os responsáveis fizeram asfalto, instalaram luz e água. Para Brasa, qualquer penalidade inviabiliza investimentos imobiliários como este em Palmas.

 

BIBLIOTECA

Dia 11, recebem o Título de Cidadão Palmense o deputado estadual Ângelo Agnolin (DEM), o advogado Epitácio Brandão e o cantor e compositor Diomar Naves. No mesmo dia, o presidente da Câmara, Carlos Braga, inaugura as salas de áudio e som e a Biblioteca da Casa, está última instalada em parceria com o Banco do Brasil.

COMPARTILHE:


Confira também:


Turismo

Emendas parlamentares liberadas pelo Governo garantem Carnaval em vários municípios do Tocantins

A Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa avalia a documentação, libera as emendas e fiscaliza a aplicação financeira.

Folia

Agência de Metrologia dá dicas para evitar acidentes de consumo no Carnaval

Folião que vai viajar e se hospedar em hotel, pousada ou casa alugada deve estar atento às recomendações de segurança do Sistema de Monitoramento de Acidentes de Consumo do Inmetro




  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira