Sunday, 25 de October de 2020

POLÍTICA


Política

João Ribeiro defende criação de rádios em Araquaçu e Luzinópolis

10 Dec 2008

O senador João Ribeiro conseguiu aprovar nesta quarta-feira (10), em reunião da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática do Senado Federal, permissão para o funcionamento de duas novas rádios no Estado do Tocantins. A primeira rádio, FM, em Araguaçu e a segunda rádio, comunitária, em Luzinópolis.

Com a aprovação no Senado, o projeto agora depende apenas de promulgação do presidente do Congresso Nacional – cargo ocupado pelo presidente do Senado Federal, Garibaldi Alves Filho. A outorga dá autorização para executar serviço de radiodifusão na região por 10 (dez) anos. Segundo o senador João Ribeiro, o funcionamento das rádios apenas depende da agilidade dos responsáveis das rádios. "Agora, falta somente acertar a programação e colocar as rádios no ar", concluiu.

Atualmente, as concessões de rádios comunitárias são autorizadas pelo Congresso Nacional, depois de análise do Ministério das Comunicações. As entidades interessadas em obter autorização para operar uma rádio comunitária devem apresentar um requerimento ao Ministério das Comunicações. O Art 223 da Constituição Federal estipula os limites para as concessões públicas. "Compete ao Poder Executivo outorgar e renovar concessão, permissão e autorização do serviço de radiodifusão sonora, observando o princípio de complementaridade dos sistemas privado, público e estatal".

 

Radio Comunitária

João Ribeiro acredita que a entrada em funcionamento da Radio Som Alvorada FM, de Araguaçu, e a Rádio Comunitária, de Luzinópolis, serão essenciais para o fortalecimento da integração da população. Especialmente no caso da rádio comunitária, o senador se mostrou entusiasmado com a aprovação da proposição, porque além da sua programação voltada essencialmente aos interesses da comunidade, em uma rádio comunitária, os ouvintes participam ativamente da programação.

"A importância da rádio comunitária, segundo o senador, está ligada à valorização da cultura local, ao incremento da auto-estima de programadores e ouvintes e a possibilidade de maior interação entre os membros da comunidade", testemunhou o senador de Tocantins.

COMPARTILHE:


Confira também:


COVID-19

Tocantins contabiliza 236 novos casos confirmados da Covid-19, sendo 82 das últimas 24h

Dos 236 novos casos 84 foram detectados por RT-PCR, 24 com sorologia e 128 através testes rápidos.

TRE

Cidadania: cartilhas bilíngues chegam aos povos indígenas da Ilha do Bananal

A equipe da Justiça Eleitoral segue com as entregas até esta sexta-feira (23/10) visitando as aldeias Macaúba, São João Fontoura e Santa Izabel


Eleições 2020

Cinthia diz que aumentará investimentos para a juventude com o projeto Qualifica PMW

Para impulsionar a economia pós-pandemia, Cinthia afirmou que irá criar um mecanismo legal para conceder benefício fiscal de Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN) e de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU)


Portaria

Tocantins fixa início da Piracema para o próximo dia 1º de novembro

A Portaria do Naturatins traz as proibições e as exceções, para a prática da pesca no Estado durante o período de defeso


Palmas

Alan Barbiero comemora aniversário de 20 anos da lei que criou a UFT


Ocorrência

Em Palmas, homem suspeito de repassar moeda falsa é detido pela Polícia Civil


Unirg

Governo do Estado integra programação da 6ª Semana de Ciência e Tecnologia de Gurupi


Eleições 2020

Cinthia publica edital de licitação para a Feira da Promessa, em Taquaralto; investimento de R$ 1,7 milhão


Covid-19

Programa de atendimento psicológico e social remoto da Segurança Pública realiza mais de 300 atendimentos


Eleições 2020

Subprefeito de Luzimangues será morador do distrito, garante Otoniel



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira