Thursday, 04 de June de 2020

POLÍTICA


Benefício

Mães podem ter licença maternidade ampliada em Gurupi

24 Jun 2008

“Não é fácil sair de casa e deixar um bebê de quatro meses com uma babá ou com um familiar qualquer. Mas também nós não podemos abrir mão do trabalho para ser apenas mãe. O ideal seria que a licença maternidade fosse maior”. A afirmação é da mãe de um bebê de seis meses, Karina Oliveira, que ainda está amamentando e tem se desdobrado para conciliar a amamentação ao trabalho. “Não sei até quando vou conseguir. Antes de sair de casa, meu filho mama. Eu tiro um pouco de leite e deixo na mamadeira para a babá dar a ele quando ele sentir fome. Às vezes consigo ir em casa, mas não são todas as mães que têm a sorte que tenho”, disse.

Apesar de as mães serem aconselhadas a amamentar, a preocupação é que ainda não existem condições legais para que essas permaneçam ao lado dos recém-nascidos.

Pensando nesse dilema que as mães enfrentam é que o vereador Sávio Barbalho (PT) protocolou uma proposta de emenda à Lei Orgânica que propõe a ampliação da licença maternidade e paternidade, de 120 para 180 dias às gestantes, e de cinco para 15 dias aos pais.

De acordo com Sávio, a idéia dessa proposta é somar com a campanha que já vem sendo realizada pela Sociedade Brasileira de Pediatria e pela Ordem dos Advogados do Brasil. Segundo ele, são mais de 80 cidades no cenário nacional que já aprovaram essa proposta, principalmente os municípios do nordeste.

De acordo com o parlamentar, a proposta apresentada se estende às servidoras públicas municipais, incluindo as servidoras do legislativo. “Neste primeiro momento, é destinado a esse núcleo de mulheres, porque é mais fácil de aprovação”, disse.

Sávio esclarece que, no senado e na câmara federal, há uma discussão de ampliação de licença maternidade para a iniciativa privada. Ele reitera que o aleitamento materno não pode ser apenas fonte de alimentação, mas também fonte de desenvolvimento afetivo e psicológico da criança.

De acordo com o vereador, a previsão é de que, nas sessões do mês julho, a matéria possa entrar na pauta de votação. “Se for aprovada, é bem provável que as mulheres possam ser beneficiadas já em meados de agosto e setembro”, conclui.

O vereador ressaltou que o projeto tem a adesão de mais cinco parlamentares.

COMPARTILHE:


Confira também:


Pandemia

Tocantins tem 187 novos casos confirmados da Covid-19

Atualmente, o Tocantins apresenta 4.881 casos no total, destes, 1.828 pacientes estão recuperados, 2.966 pacientes estão ainda em isolamento domiciliar ou hospitalar e 87 pacientes foram a óbito.

Covid-19

Pesquisadores da UFT atuam em parceria com equipe francesa no desenvolvimento de diagnóstico da Covid

O método consiste no uso de nanopartículas de ouro bioconjugadas com anticorpos para a detecção do vírus SARS-COV-2. Segundo a professora Glêndara Martins, membro do PPGCTA e responsável pela parceria com a equipe francesa, a perspectiva é desenvolver um d



Investimentos

Governo do Tocantins entrega unidades habitacionais, realiza manutenção de rodovias e busca recursos para início de obras

Mesmo durante a pandemia da Covid-19, o Governo do Tocantins seguiu, no mês de maio, realizando os serviços e obras essenciais nas áreas de infraestrutura, cidades e habitação em todo o Estado.


Beleza

Dermatologista ensina 5 dicas infalíveis para cuidar dos cabelos em casa durante a quarentena

A dermatologista e especialista em estética capilar Dra. Hellisse Bastos ensina 5 dicas para cuidar dos cabelos em casa e manter a saúde e beleza dos fios durante a quarentena.


Igeprev

Deputados sabatinam presidente do Igeprev sobre mudanças em conselhos do Instituto

Sobre os repasses ao Igeprev, questionado pelo deputado Professor Júnior Geo (PROS), Sharlles Bezerra afirmou que o Governo tem se esforçado para fazer os pagamentos que não foram realizados em governos anteriores.


Brasil

Nova Campanha de Coca-Cola traz Mensagem de Esperança


Edital

Divulgado resultado da segunda etapa do Edital Palmas Curte Arte em Casa


Violência Sexual

Cidadania e Justiça alerta para a preocupante redução das denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes


Pandemia

Unidades da Segurança Pública realizam higienização preventiva para o combate da Covid-19


Coronavírus

Lacen recebe doações da Embrapa Pesca e Aquicultura para aumentar diagnósticos da Covid-19


Pela Web

Sebrae e Prefeitura de Palmas realizam Audiência Pública do Plano Municipal de Turismo



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira