Monday, 26 de August de 2019

POLÍTICA


Política

Mais um golpe na campanha de Raul

25 Jul 2008

Mal começou o processo eleitoral e o prefeito Raul Filho (PT) já sofre o terceiro golpe em sua campanha. Desta vez, como já estava previsto, as obras do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento, do Governo Federal - nos 119 municípios brasileiros que estão sendo investigados pela Operação João de Barro da Polícia Federal foram suspensas.

O primeiro grande gargalo na campanha de Raul começou no dia 20 de junho, com o início da Operação. Na ocasião, foram expedidos três mandados de busca e apreensão. Um à residência do prefeito, outro à Secretaria Municipal de Finanças e o terceiro à residência do ex-chefe de gabinete do prefeito Gustavo Coelho.

O segundo golpe na campanha do candidato petista foi ter seu nome incluído na relação divulgada pela AMB – Associação dos Magistrados do Brasil, que listou 15 candidatos a prefeito e vice-prefeito que respondem a ações penais de improbidade administrativa e eleitoral nas capitais. Raul foi o único entre os cinco candidatos da capital com a “ficha suja”.

O terceiro e, por enquanto, último golpe, foi divulgado na sexta-feira, 25, quando a Caixa Econômica Federal e o Ministério das Cidades suspenderam todas as obras do PAC nos 119 municípios investigados pela Operação João de Barro. A suspensão das obras se deve a recomendação da Controladoria Geral da União (CGU).

No total, mais de 20 obras terão seus processos licitatórios paralisados. Outras, no entanto, que já estão mais adiantadas, como é o caso do Parque do Povo, que tem 92% do projeto concluído, não serão suspensas devido ao fato dos recursos já terem sido aplicados.

Quase R$ 140 milhões investidos pelo programa na capital são de obras da prefeitura e outros R$ 159 milhões do governo do estado. Todas as obras com recursos do governo federal na capital estão suspensas por determinação da Caixa, mesmo o estado não sendo alvo das investigações da PF.

Foram suspensas obras de habitação, recuperação de vias públicas e construção de praças. Segundo relatório da prefeitura, a suspensão das obras deve prejudicar mais de 15 mil famílias e outras 1.500 deverão receber seus imóveis após a data prevista.

Nota divulgada pela Procuradoria Geral do Município afirma que o órgão já recorreu da decisão e espera que assim que o pedido de liminar for analisado pela Justiça Federal, os repasses dos recursos aconteçam normalmente, garantindo a continuidade das obras. A nota também alega que a decisão tomada pela Caixa de suspender as obras foi precipitada, já que a Controladoria Geral da União (CGU) apenas recomendou que as obras fossem suspensas.

Como as campanhas estão apenas começando, outras surpresas ainda podem acontecer até as eleições, como afirmou o próprio candidato em entrevista ao Jornal O GIRASSOL no último dia 21. “Como a política e o processo eleitoral são muito dinâmicos, ainda pode haver surpresas, agradáveis ou desagradáveis”, concluiu. Será que Raul já estava esperando por mais este golpe?

COMPARTILHE:


Confira também:


Meio Ambiente

Biodiversidade perdida em queimadas na Amazônia levará décadas para se recuperar

Especialistas entrevistados pelo Brasil de Fato avaliam que determinadas espécies podem demorar até mesmo séculos

Tocantins

Quatro estados pedem ajuda das Forças Armadas para combate a incêndios

Os estados de Roraima, Rondônia, Tocantins e Pará pediram ajuda do Executivo federal para combater incêndios florestais.



Educação

Unitins comemora 5 anos de implantação do Campus de Augustinópolis e realiza I Encontro de Egressos da unidade

Reitor entregou um carro para o campus durante o evento e anunciou a entrega de mais de 200 diplomas dos cursos de Direito e Enfermagem


Escândalo

Aprovada convocação de secretário da Administração e do diretor do Plansaúde

São de autoria da deputada Vanda Monteiro (PSL) mais dois requerimentos aprovados. Ela pede a reforma da ponte entre os municípios de Itaguatins e Maurilândia, além de recursos para a construção do campus da Unitins no município de Augustinópolis.


Turismo

Palestras e discussões marcam II Encontro Internacional de Jornalistas em Salvador

A economia criativa no Turismo foi abordada pelo ex-secretário de Turismo da Bahia, presidente do Instituto Pensar, pesquisador e estudioso, Domingos Leonelli.


Cidadania

Cidadania e Justiça apoia a realização da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla


Seu Bolso

TIM lança oferta diferenciada para clientes do Tocantins


PPA

Governador Mauro Carlesse abre sétima consulta pública do PPA


Saúde

Hospital Geral de Palmas opera com menor índice de ocupação da história


Gurupi

Em Gurupi, governador Mauro Carlesse prestigia inauguração de Centro Cultural e exposição sobre ex-governador Siqueira Campos


Campo

Secretaria da Agricultura e parceiros realizam o 3° Tecnifruti no Projeto Manuel Alves



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira