Thursday, 09 de July de 2020

POLÍTICA


Brasília

Marilon Barbosa participa de Fórum de Presidentes de Câmara, em Brasília

07 Nov 2019
Wilson Ribeiro Marilon Barbosa participa de Fórum de Presidentes de Câmara, em Brasília

O presidente da Câmara Municipal de Palmas, Marilon Barbosa (PSB), participou na quarta-feira, 06, em Brasília-DF, do Fórum de Presidentes de Câmaras das Capitais, promovido pela Abracam – Associação Brasileira de Câmaras Municipais. Em pauta, a tramitação da PEC nº. 48/2019, de autoria da senadora Gleisi Hoffmann (PT/PR), que permite o repasse de emendas parlamentares em forma de doação aos municípios. Na Câmara dos deputados, a PEC recebeu o nº. 61/2019.

Em síntese, caso seja aprovada, a PEC retira da Caixa Econômica Federal o papel de agente financeiro e controlador da execução de emendas do orçamento geral da União. Outra preocupação, caso a PEC seja aprovada, é que muitos contratos de repasse com recursos do orçamento da União, não serão mais auditados por órgãos de controle federais, como a Controladoria Geral da União (CGU) e o Tribunal de Contas da União (TCU).

O Superintendente da área de governo da CEF, Alexandre Cayres, discursou durante o evento, alertando os presidentes sobre a preocupação da instituição no que concerne ao repasse de verbas diretamente aos prefeitos, sem a anuência e fiscalização da CEF. “O controle, nos mais diversos níveis da federação, como o TCU, é importante, como também dos ministérios em relação a politicas públicas de incentivo em nível nacional. Mas a preocupação da CEF é a doação de recursos extraordinários, discricionários para fazer frente às despesas correntes de um município, como salários de servidores, por exemplo. Isso pode gerar, eventualmente, incentivos à irresponsabilidade fiscal. Esse é o principal risco da aprovação da PEC da maneira como foi proposta”, enfatizou o gestor.

O presidente do parlamento da capital tocantinense, Marilon Barbosa, também demonstrou preocupação após as explanações dos palestrantes. “A PEC tem que ser melhor debatida no Congresso Nacional. Pode ser um “tiro no pé” a aprovação da PEC nos termos propostos, porque o repasse – por doação – é como dar cheques assinados em branco para os prefeitos e isso é temerário”, pontou o pessebista.

Após as exposições, foram tratados temas importantes, como as eleições municipais de 2020, os modelos de excelência em gestão para câmaras municipais, bem como, ocorreu a eleição da primeira Diretoria do Fórum de Presidentes.

COMPARTILHE:


Confira também:


Pandemia

Tocantins tem 439 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins apresenta 13.440 casos no total, destes, 8.517 pacientes estão recuperados, 4.690 pacientes estão ainda em isolamento domiciliar ou hospitalar e 233 pacientes foram a óbito.

Biodiversidade

Tocantins inicia monitoramento do período reprodutivo 2020 do Pato mergulhão no Jalapão

O Governo do Tocantins tem o compromisso de cumprir o calendário de monitoramento da espécie, firmado com o Plano de Ação Nacional para a Conservação das Espécies Ameaçadas de Extinção ou do Patrimônio Espeleológico (PAN/ICMBio)


Covid-19

Governador vistoria instalações de hospital contratado para atender pacientes da Covid-19

Pavilhão contratado pelo Governo do Tocantins conta 10 Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e 60 leitos clínicos


Meio Ambiente

Governo do Tocantins suspende autorização para queima controlada até novembro

Portaria foi publicada no último dia 7; o aumento dos riscos de incêndios causado pela baixa umidade do ar, aumento da temperatura média no Estado e vegetação seca com grande potencial de queima são as justificativas para a proibição do uso do fogo no mane


Aprovação de Matérias

Assembleia encerra primeiro semestre após diversas matérias aprovadas


Paraído do TO

Bombeiros militares atuam em combate a incêndio em carga de madeira na BR-153


Desempenho

Tocantins alcança segundo lugar no ranking de monitoramento da Agência Nacional de Águas


Cultura

Prazo para cadastro de eleitores e candidatos ao Conselho de Cultura termina na sexta


Campus Party

Norte Agropecuário será apresentado em evento com participação de referências mundiais no debate da transformação tecnológica


Cronograma

Prevenção contra incêndios florestais para este ano está na fase final



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira