Tuesday, 25 de June de 2019

POLÍTICA


Municípios

Mecanismos voltados à redução da burocracia contribuem para que obras e serviços avancem continuamente, prega ATM

05 Dec 2018    21:04
Mecanismos voltados à redução da burocracia contribuem para que obras e serviços avancem continuamente, prega ATM

A Associação Tocantinense de Municípios (ATM) é parceria da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Caixa Econômica Federal (CEF) na realização do Simpósio de Atenção às Cidades do Tocantins, realizado nesta terça-feira, 04, no auditório da ATM, em Palmas. Segundo os organizadores, o objetivo do encontro é apresentar aos prefeitos procedimentos práticos para investimentos em infra-estrutura e desenvolvimento urbano e social.

O presidente da ATM reconhece que a União, por meio de estatais bancárias como a Caixa, criam linhas de financiamentos voltados aos Municípios para a execução de obras em infraestrutura e demais áreas, “mas exige um aparato burocrático que dificulta os entes locais a contratarem. Registramos aqui o pedido para que sejam criados mecanismos de redução da burocracia, e assim facilitem as prefeituras a dar continuidade as obras e projetos”, pediu Jairo Mariano. 

O prefeito de Porto Nacional, Joaquim Maia, concorda com o presidente da ATM e disse que o modelo que estabelece os convênios entre União e Municípios dificulta a contratação. “Com ações e planejamentos é possível otimizar essa relação em busca de recursos junto à Caixa. Daí a importância desse evento realizado pela ATM e UFT para levar a capacitação necessária aos agentes municipais, por meio da Universidade”, disse.

Instituto de Atenção às Cidades
O treinamento dos gestores foi realizado pelo Instituto de Atenção às Cidades, da UFT. “O intuito é compreender e recolher as demandas dos Municípios para que a Universidade possa contribuir, por meio da colocação do conhecimento, soluções de ordem administrativa, tecnológica e de infraestrutura”, destacou o reitor da UFT, Eduardo Bovolato. O instituto reúne as graduações de engenharias da Universidade e estabelece linhas de estudos voltadas ao desenvolvimento local.

No encontro, os prefeitos, secretários e Gerentes Municipais de Convênios (GMCs) compreenderam como atua o Instituto e o seu auxílio aos Municípios. Além disso, a Caixa apresentou suas linhas de financiamentos destinados aos governos municipais. Além disso, atendimentos personalizados foram ofertados aos agentes municipais, com recolhimento de demandas e apresentações de soluções para cada Município.

COMPARTILHE:


Confira também:


Sustentabilidade

Maior estacionamento solar do Brasil está localizado em Palmas

São mais de 1.000 metros quadrados utilizados nesse projeto, onde foram necessários instalar 500 painéis solares de 350 watts, cada

Aftosa

Primeira etapa da campanha registrou índice vacinal de 99,13% do rebanho tocantinense

Com um rebanho total de 8.356.175 bovídeos, o Tocantins registra índice vacinal acima de 99% na primeira etapa da campanha contra aftosa que também marcou o início da retirada da vacina contra a doença.


TJTO

Ex-prefeito de Taguatinga é condenado por não repassar a banco dinheiro de empréstimos feitos por servidores

Em sua decisão, o magistrado destacou que a conduta do ex-gestor, em se omitir do dever legal e contratual, quebrou um contrato e violou flagrantemente normas legais


Campo

Secretário da Agricultura apresenta potencial agropecuário para árabes

César Halum destacou a vocação agropecuária do estado e a posição estratégica do Tocantins com viabilidade econômica para investimentos.


Interior

Arraiá de Miracema conta com a participação de quadrilhas do município e da Capital


Tonolucro

Empresa completa marca de 1 milhão de entregas e consolida cultura de delivery na capital


AL

Sessão solene nesta terça-feira homenageia nordestinos residentes em Palmas


Votação

Presidente da Assembleia garante limpar a pauta de votação antes do recesso


Justiça

Violência contra a mulher: Defensoria está pronta para meter a colher sim


CAU/TO

Campanha “Compartilhando a Caminhada” arrecada calçados para instituições filantrópicas



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira