Friday, 23 de August de 2019

POLÍTICA


Municípios

Mecanismos voltados à redução da burocracia contribuem para que obras e serviços avancem continuamente, prega ATM

05 Dec 2018    21:04
Mecanismos voltados à redução da burocracia contribuem para que obras e serviços avancem continuamente, prega ATM

A Associação Tocantinense de Municípios (ATM) é parceria da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Caixa Econômica Federal (CEF) na realização do Simpósio de Atenção às Cidades do Tocantins, realizado nesta terça-feira, 04, no auditório da ATM, em Palmas. Segundo os organizadores, o objetivo do encontro é apresentar aos prefeitos procedimentos práticos para investimentos em infra-estrutura e desenvolvimento urbano e social.

O presidente da ATM reconhece que a União, por meio de estatais bancárias como a Caixa, criam linhas de financiamentos voltados aos Municípios para a execução de obras em infraestrutura e demais áreas, “mas exige um aparato burocrático que dificulta os entes locais a contratarem. Registramos aqui o pedido para que sejam criados mecanismos de redução da burocracia, e assim facilitem as prefeituras a dar continuidade as obras e projetos”, pediu Jairo Mariano. 

O prefeito de Porto Nacional, Joaquim Maia, concorda com o presidente da ATM e disse que o modelo que estabelece os convênios entre União e Municípios dificulta a contratação. “Com ações e planejamentos é possível otimizar essa relação em busca de recursos junto à Caixa. Daí a importância desse evento realizado pela ATM e UFT para levar a capacitação necessária aos agentes municipais, por meio da Universidade”, disse.

Instituto de Atenção às Cidades
O treinamento dos gestores foi realizado pelo Instituto de Atenção às Cidades, da UFT. “O intuito é compreender e recolher as demandas dos Municípios para que a Universidade possa contribuir, por meio da colocação do conhecimento, soluções de ordem administrativa, tecnológica e de infraestrutura”, destacou o reitor da UFT, Eduardo Bovolato. O instituto reúne as graduações de engenharias da Universidade e estabelece linhas de estudos voltadas ao desenvolvimento local.

No encontro, os prefeitos, secretários e Gerentes Municipais de Convênios (GMCs) compreenderam como atua o Instituto e o seu auxílio aos Municípios. Além disso, a Caixa apresentou suas linhas de financiamentos destinados aos governos municipais. Além disso, atendimentos personalizados foram ofertados aos agentes municipais, com recolhimento de demandas e apresentações de soluções para cada Município.

COMPARTILHE:


Confira também:


Fogo na Amazônia

Presidente autoriza uso das Forças Armadas contra incêndios na Amazônia

O governo não informou o número de militares que poderão ser empregados nas ações de combate aos incêndios.

Criação de Tilápias

Governador participa de lançamento do projeto de criação de tilápias em tanques rede

No local, serão instalados 25 tanques rede (tamanho 4x4x4) com material de alumínio e telhas de aço inox. Serão colocados entre 2.500 e 3.000 alevinos (designação dada aos peixes recém-saídos do ovo e que já reabsorveram o saco vitelino) em cada tanque.



Saúde

Hospital Geral de Palmas opera com menor índice de ocupação da história

O novo fluxo e o planejamento estratégico na realização das cirurgias ortopédicas são resultado do comprometimento da atual gestão da Secretaria de Estado da Saúde (SES), que está regularizando e aumentando os estoques de medicamentos, materiais e insumos


Gurupi

Em Gurupi, governador Mauro Carlesse prestigia inauguração de Centro Cultural e exposição sobre ex-governador Siqueira Campos

Além do ex-governador Siqueira Campos, o evento contou com a presença de políticos e autoridades de Gurupi e região.


Campo

Secretaria da Agricultura e parceiros realizam o 3° Tecnifruti no Projeto Manuel Alves

São aguardadas para o evento cerca de 700 pessoas, entre produtores, técnicos, alunos de escolas agrícolas do Tocantins e estados vizinhos.


Projeto Orelhinha

Tocantins recebe, pela segunda vez, projeto que resgata autoestima de jovens


Operação Forâneo

Polícia Civil realiza “Operação Forâneo” em Lagoa da Confusão e desarticula associação criminosa por tráfico interestadual de drogas


Audiência

Delegados de Polícia Civil do Tocantins tem audiência Pública com o Ministro Sérgio Moro


Saúde

Cirurgia bariátrica: mudanças do físico ao emocional


Operação Medusa

Polícia Civil prende 15º suspeito da Operação Medusa


Saúde

Pacientes do Tocantins correm o risco de ficar sem diálise



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira