Monday, 16 de September de 2019

POLÍTICA


Opinião

Mudanças nas relações em decorrência do cenário político brasileiro

02 Jul 2019    11:04    alterado em 02/07 às 11:04
Mudanças nas relações em decorrência do cenário político brasileiro

Por Rafael Rápres
Redes sociais: @rapres
Telefone: +55(63) 9 8117-1300

Há muitas décadas não se via um ciclo crítico de convivência social no Brasil, os problemas das relações humanas foram catapultados para a vida social virtual com forte tendências de  mudanças estruturais, ideológicas e culturais.

O que se observa é a retórica investida da crise política, a mesma que outrora deixou rastros. O Populismo exacerbado que adentra todas as camadas sociais e familiares está fantasiado de falso moralismo e campo minado de ideologia. E se tratando de ideologia o brasileiro se mostra um explorador, o que era contido no seu mais íntimo pensamento, veio à tona e o termo “participação” nunca foi tão relevante no meio social e principalmente nas redes sociais.

A deixa do momento são as múltiplas facetas de indivíduos que demonstram seu poder de fogo à crítica no mundo virtual, o gosto pela “verdade própria” as opiniões embasadas em fake news estão em duelo contínuo com a retórica de quem busca sanar a curiosidade em diversos meios de comunicação e fontes teóricas.

Ao mesmo tempo como uma analogia ao modelo televisivo, os leitores se pegam como meros espectadores do vassalo  pseudos intelectuais. Todavia alguns não contêm o impulso e parte para resposta midiática entre tantos comentários dos vastos conteúdos e temas nas redes sociais. Observa-se aqui os clubes sintéticos ou virtuais migrando para a realidade alternativa através das conversas no antro do cotidiano virtualizado.

No outro lado da ponte existe o medo real do embate crítico, a possibilidade de perda do coleguismo provoca por tensão, conduzindo a  racionalizar por muitas das vezes o ponto de vista individual. Assim pressupõe que há uma necessidade de tedox tecnológico, ideológico, análise de tempo sobre as tecnologias ou até mesmo eliminação de modelos de vida que possam ser prejudiciais a saúde física e mental provocadas pela virtualização do cotidiano. 

Como ficção o mundo se transforma em moldes individualista, e mesmo o brasileiro com fama de um dos povos mais comunicativos e afetivos do mundo, pode entrar na onda provocada pela maré tecnológica. A remediação é subjetiva, parte do seio familiar das estruturas educacionais e afetivas que estão em plena revolução.

COMPARTILHE:


Confira também:


Economia

Receita libera pagamento do 4º lote de restituição do IR 2019

Lote inclui restituições residuais dos exercícios de 2008 a 2018


  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira