Sunday, 17 de February de 2019

POLÍTICA


Defesa agropecuária

Com rebanho de mais de 8 milhões de cabeças, governo realiza estudo epidemiológico em bovinos

09 Oct 2014

O Tocantins possui um rebanho de bovinos que soma mais de 8 milhões de cabeças de gado, o que coloca o Estado no  11º lugar no ranking nacional.  O governo do Estado, visando uma expansão do setor e atendendo a uma preconização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), está realizando estudo epidemiológico sobre brucelose e tuberculose no rebanho bovino.

Para a realização do estudo, está sendo feita a coleta de material e aplicação de soluções tuberculínicas em animais bovinos fêmeas acima de 24 meses. Nesta primeira etapa, serão contemplados os municípios de cinco regionais: Palmas, Miracema, Porto Nacional, Taguatinga e Paraíso.

O trabalho das equipes técnicas responsáveis pelo inquérito se estenderá para todos os municípios do Estado, totalizando 750 propriedades, sendo que 7.186 animais serão testados para o estudo da brucelose e 13.381 animais para a tuberculose. O estudo realizado no Tocantins segue os critérios estabelecidos pelo Mapa, por isso, é de grande importância à colaboração dos produtores rurais que obtiveram suas propriedades selecionadas para este estudo.

De acordo com a coordenadora do Programa Estadual de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose, Regina Barbosa, a ação possibilitará a elaboração de um plano de controle das duas zoonoses. “Através desse estudo, definimos melhores ações e procedimentos para controlar essas doenças, pois teremos mapeado as áreas de risco e com mais prevalência da brucelose e da tuberculose”, disse.

Um estudo semelhante referente à brucelose já foi realizado em 2002, quando foram coletadas amostras de 10 a 15 vacas com idade superior a dois anos, em 1.842 propriedades. Na ocasião, foram obtidos 20.908 soros. “Os resultados mostraram que a prevalência da brucelose por animal, no Estado, está dentro da média nacional”. Em 2010 o estudo foi realizado somente na microrregião de Araguaína, onde se concentra a maior produção do Estado.

Movimentação Bovina

O cuidado com a saúde dos bovinos é de fundamental importância para o trânsito dos animais. “Hoje o nosso controle da incidência de animais com tuberculose e brucelose está mais firmado na movimentação, e principalmente dos que estão em fase de reprodução são exigido exames. Cobramos exames negativos, orientamos que os produtores só adquiram animais testados e também há a obrigatoriedade da vacina contra a brucelose”, destacou.  

Em 2013, a movimentação de bovinos registrou um aumento de 12%, se comparada ao ano anterior, passando de 5,5 milhões de animais transportados para 6,4 milhões. De acordo com a Adapec, 65% do transporte ocorreu entre as propriedades rurais, 26% da destinação foi para o abate e 9,5% para outras finalidades como leilões, esportes, reprodução e engorda. A Emissão de Guia de Transporte Animal (GTA) passou de 210 mil em 2012, para 236 mil, em 2013. (ATN)

COMPARTILHE:


Confira também:


Norte do TO

Senadora Kátia Abreu reúne prefeitos e secretário estadual de Saúde no Bico do Papagaio

A senadora Kátia Abreu está confiante que o Governo, junto aos prefeitos irão melhorar a saúde na região do Bico e disse que o governador Mauro Carlesse deu total apoio a reunião.

Diálogo

Secretários apresentam plano de reestruturação à instituições dos diferentes poderes do Estado

“O que queremos é que todas as instituições compreendam que a situação em que nos encontramos requer ações imediatas, de modo que possamos ter um estado sustentável a médio e longo prazo”, frisou Edson Cabral.


Itelvino Pisoni

Sistema Fecomércio Tocantins realiza visita a Prefeita Cinthia Ribeiro

A Prefeita Cinthia Ribeiro recebeu com alegria esta possibilidade de parcerias e disse que irá analisar e estudar a construção de uma agenda positiva.


Tocantins

Dispara número de casos prováveis de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti

Até o momento, cinco municípios (Araguaína, Gurupi, Monte do Carmo, Paraíso e Porto Nacional) confirmaram casos de Zika no Estado


HGP

Defensoria emite recomendação para Sesau por desassistência na oferta de cirurgias cardiológicas em Palmas


Adapec

Produtor rural pode emitir Guia de Trânsito Animal de qualquer localidade


Segurança

Identificação facial e papiloscópica da Polícia Civil é destaque em operações de combate à criminalidade no Tocantins


Brasília

Damaso fala da responsabilidade do cargo assumido e pede ao Governo apoio para os municípios


UPF

Foragida é presa em flagrante após tentar entrar com celular-relógio na UPF de Palmas


Norte do Estado

Polícia Civil deflagra operação “Walking Dead” e prende contadores suspeitos de praticar vários crimes



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira