Thursday, 01 de October de 2020

POLÍTICA


Pedro Afonso

Palestrantes destacam alta produtividade de cana no Tocantins, durante Dia de Campo

11 Dec 2012

Produtores, técnicos e estudantes marcaram presença no I Dia de Campo de Cana-de-Açúcar, nesta terça-feira, 11, em Pedro Afonso – município com maior área plantada de cana no Estado. O evento é uma realização do Governo do Tocantins, por meio da Seagro - Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário e tem como intuito fomentar as discussões sobre o setor canavieiro no Estado.

Durante a manhã, foram apresentadas palestras no Dia de Campo, com enfoque no desenvolvimento de variedades de cana-de-açúcar e na importância da irrigação para o desenvolvimento desta cultura no Tocantins. A abertura do evento e as palestras aconteceram na Coapa - Cooperativa Agroindustrial do Tocantins, em Pedro Afonso.

A primeira palestra do evento foi apresentada pelo gerente de Planejamento e Desenvolvimento Técnico da Bunge, o engenheiro agrônomo Renato Rosa. Na ocasião, o engenheiro destacou as variedades, as condições e o potencial de produção de cana no Estado. “A Bunge possui oito usinas de produção de álcool e açúcar em todo o Brasil e a unidade de Pedro Afonso [inaugurada em 2011] se destaca, sendo a que atingiu o maior índice de ATR (Açúcar Total Recuperado), em média 140 kg/toneladas”, destacou Renato Rosa.

Em seguida, o engenheiro agrônomo Deivison Santos, da Embrapa Pesca e Aquicultura (sediada em Palmas), destacou a importância da irrigação para a expansão do plantio de cana-de-açúcar no Estado. “Apesar de ter um clima muito favorável à cultura da cana, nossa região apresenta grande irregularidade na distribuição das chuvas, ao longo do ano, o que evidencia a necessidade da irrigação, para alcançar uma alta produtividade maior nos canaviais”, afirmou Deivison, destacando que o Tocantins possui uma área de 4.437.000 hectares, com o potencial irrigado.

Visita ao Campo
Durante a tarde os participantes visitaram uma área experimental de plantio de cana da Bunge, onde foram apresentados os diferentes tipos de adubação, de irrigação e espécies da cultura.

De acordo com o  coordenador de Etanol da Seagro, Marcus André Correia, a realização do evento é uma importante contribuição para o setor sucroalcooleiro do Estado. “A cana-de-açúcar ainda é uma cadeia nova no Tocantins, mas que já apresenta bons resultados em nível de produtividade, sobretudo na região de Pedro Afonso, que concentra nossa produção, e por isso precisamos fortalecer o setor, através da cooperação e da disseminação do conhecimento”, afirmou Correia.

Para o produtor Evanio Roberto Lopes, que deve investir em cana-de-açúcar, numa área de 250 hectares neste plantio, a realização do Dia de Campo é fundamental para o crescimento da cultura. “Como é a primeira vez que vou plantar cana e estou em período de plantio, as informações apresentadas nas palestras me esclareceram muitas dúvidas., afirmou o produtor.

A área plantada de cana no Tocantins, voltada para a indústria, é de 30 mil hectares, concentrada na região de Pedro Afonso. A produção de cana neste ano no Estado deve alcançar duas mil toneladas.

Participantes
O I Dia de Campo de Cana-de-Açúcar contou ainda com a presença do superintendente Federal da Agricultura no Tocantins, Jalbas Manduca, além de representantes da Secretaria da Agricultura, da Secretaria de Ciência e Tecnologia, da Bunge, da Coapa e do Sebrae. Para realização do evento, a Seagro contou com o apoio da Bunge e da Coapa.

Dentre os participantes do Dia de Campo, havia cerca de 30 alunos do curso Técnico em Cana-de-Açúcar. O curso é oferecido em Pedro Afonso, pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia, no Colégio Agrícola Dr. José de Sousa Porto. A primeira turma do curso iniciou no primeiro semestre de 2012, atendendo uma demanda do setor sucroalcooleiro da região.

COMPARTILHE:


Confira também:


Eleições 2020

Levantamento da ATM aponta que 20 prefeitos não tentarão reeleição, 04 se manterão neutros no pleito e 87 disputarão reeleição

Fragilidades dos Municípios na federação pode ser fator de decisão aos prefeitos que não buscam reeleição; Dois Municípios terão candidatos únicos

Infraestrutura

Vice-governador Wanderlei Barbosa apresenta projetos de infraestrutura no encerramento do 21° Fórum de Governadores da Amazônia Legal

No encontro virtual o Vice-governador falou sobre a infraestrutura da região


Salários

Governo do Tocantins mantém pagamento dos servidores em dia e quita folha nesta quinta-feira, 1º

Com investimento de R$ 324.809.913,17, o Governo do Tocantins vem honrando o compromisso com o servidor, quitando a folha no 1° dia útil do mês subsequente ao trabalhado.


Eleições 2020

Prefeita Cinthia registra candidatura e defende implantação de hospital municipal no Plano de Governo

A coligação “Palmas Só Melhora!”, liderada pela Prefeita Cinthia, apresentou o Plano de Governo com um detalhado diagnóstico da Capital, com soluções para os principais desafios para os próximos anos, considerando a pandemia da Covid-19.


Economia

Conselho de Desenvolvimento Econômico aprova incentivos fiscais para empresas de diversas regiões do Estado


Eleições 2020

Podemos registra chapa com candidatos a prefeito, vice e 29 vereadores


Fakes News

Qual será o impacto das fake news nas eleições municipais?


Obras em Palmas

Propostas para 2ª etapa do CAF em Palmas serão conhecidas em outubro


Ações

Vice-governador apresenta ações de combate à pandemia e incêndios florestais no 21° Fórum de Governadores da Amazônia Legal


Saúde

Câmara de Palmas convoca Audiência Pública para prestação de contas da saúde



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira