Wednesday, 21 de August de 2019

POLÍTICA


Pedro Afonso

Palestrantes destacam alta produtividade de cana no Tocantins, durante Dia de Campo

11 Dec 2012

Produtores, técnicos e estudantes marcaram presença no I Dia de Campo de Cana-de-Açúcar, nesta terça-feira, 11, em Pedro Afonso – município com maior área plantada de cana no Estado. O evento é uma realização do Governo do Tocantins, por meio da Seagro - Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário e tem como intuito fomentar as discussões sobre o setor canavieiro no Estado.

Durante a manhã, foram apresentadas palestras no Dia de Campo, com enfoque no desenvolvimento de variedades de cana-de-açúcar e na importância da irrigação para o desenvolvimento desta cultura no Tocantins. A abertura do evento e as palestras aconteceram na Coapa - Cooperativa Agroindustrial do Tocantins, em Pedro Afonso.

A primeira palestra do evento foi apresentada pelo gerente de Planejamento e Desenvolvimento Técnico da Bunge, o engenheiro agrônomo Renato Rosa. Na ocasião, o engenheiro destacou as variedades, as condições e o potencial de produção de cana no Estado. “A Bunge possui oito usinas de produção de álcool e açúcar em todo o Brasil e a unidade de Pedro Afonso [inaugurada em 2011] se destaca, sendo a que atingiu o maior índice de ATR (Açúcar Total Recuperado), em média 140 kg/toneladas”, destacou Renato Rosa.

Em seguida, o engenheiro agrônomo Deivison Santos, da Embrapa Pesca e Aquicultura (sediada em Palmas), destacou a importância da irrigação para a expansão do plantio de cana-de-açúcar no Estado. “Apesar de ter um clima muito favorável à cultura da cana, nossa região apresenta grande irregularidade na distribuição das chuvas, ao longo do ano, o que evidencia a necessidade da irrigação, para alcançar uma alta produtividade maior nos canaviais”, afirmou Deivison, destacando que o Tocantins possui uma área de 4.437.000 hectares, com o potencial irrigado.

Visita ao Campo
Durante a tarde os participantes visitaram uma área experimental de plantio de cana da Bunge, onde foram apresentados os diferentes tipos de adubação, de irrigação e espécies da cultura.

De acordo com o  coordenador de Etanol da Seagro, Marcus André Correia, a realização do evento é uma importante contribuição para o setor sucroalcooleiro do Estado. “A cana-de-açúcar ainda é uma cadeia nova no Tocantins, mas que já apresenta bons resultados em nível de produtividade, sobretudo na região de Pedro Afonso, que concentra nossa produção, e por isso precisamos fortalecer o setor, através da cooperação e da disseminação do conhecimento”, afirmou Correia.

Para o produtor Evanio Roberto Lopes, que deve investir em cana-de-açúcar, numa área de 250 hectares neste plantio, a realização do Dia de Campo é fundamental para o crescimento da cultura. “Como é a primeira vez que vou plantar cana e estou em período de plantio, as informações apresentadas nas palestras me esclareceram muitas dúvidas., afirmou o produtor.

A área plantada de cana no Tocantins, voltada para a indústria, é de 30 mil hectares, concentrada na região de Pedro Afonso. A produção de cana neste ano no Estado deve alcançar duas mil toneladas.

Participantes
O I Dia de Campo de Cana-de-Açúcar contou ainda com a presença do superintendente Federal da Agricultura no Tocantins, Jalbas Manduca, além de representantes da Secretaria da Agricultura, da Secretaria de Ciência e Tecnologia, da Bunge, da Coapa e do Sebrae. Para realização do evento, a Seagro contou com o apoio da Bunge e da Coapa.

Dentre os participantes do Dia de Campo, havia cerca de 30 alunos do curso Técnico em Cana-de-Açúcar. O curso é oferecido em Pedro Afonso, pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia, no Colégio Agrícola Dr. José de Sousa Porto. A primeira turma do curso iniciou no primeiro semestre de 2012, atendendo uma demanda do setor sucroalcooleiro da região.

COMPARTILHE:


Confira também:


Justiça

União pode bloquear repasses voluntários a estados, decide STF

A possibilidade do bloqueio está prevista no artigo 11 da Lei de Responsabilidade Fiscal (LC 101/2000), cuja validade é julgada nesta quarta-feira pelo plenário do Supremo.

Operação Medusa

Polícia Civil prende 15º suspeito da Operação Medusa

Deflagrada no último dia 15, a Operação Medusa visa combater ataques criminosos ocorridos em 2018 a mando de facção criminosa de renome nacional.


Saúde

Pacientes do Tocantins correm o risco de ficar sem diálise

Instituto de Doenças Renais não recebe repasses desde abril. 140 pacientes serão prejudicados pela ausência de recursos para oferecer o tratamento adequado


Fotografia

Dia da Fotografia com a TIM: dicas para tirar boas fotos e ofertas em smartphones

Quando o assunto é fotografia, o foco é o mais importante na hora de fazer os cliques. O elemento a ser destacado deve estar claro e bem posicionado.


Festival Gastronômico

Prefeitura lança programação artística do 13º Festival Gastronômico de Taquaruçu


AL

Audiência pública homenageia UMA e Siqueira Campos


Agricultura

Seminário de Apicultura supera expectativa em números de participantes


Futebol

Capital empata com Palmas na abertura do Estadual de Futebol Sub19


Taquaruçu

Governo inaugura Núcleo de Identificação de Taquaruçu e entrega viaturas e armamentos para a Polícia Civil


Sanidade Animal

Adapec reúne mais de 70 médicos veterinários autônomos para debater sanidade animal



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira