O GIRASSOL

Palmas/TO,

Política
Luzimangues

08/08/2020

Polícia Civil encontra várias pessoas vivendo em alojamento precário no Distrito de Luzimangues

Local não apresentava condições de higiene e nem estrutura para acomodar adultos e crianças.

Policiais Civis da 72ªDelegacia de Luzimangues, comandados pelo delegado Fabrício Piassi, com o apoiodo Conselho Tutelar, localizaram no final da tarde desta quinta-feira, 6, umachácara na zona rural daquele Distrito, que estava recebendo menores, entrecrianças e adolescente, e até jovens, para um suposto retiro espiritual. Ocorreque o local apresentava péssima estrutura, pouca condição de higiene ealimentação, além de não ser autorizado pelos órgãos públicos, tampoucofiscalizado pelo conselho tutelar e pelo Ministério Público.

Segundo o delegadoFabrício, no local foram encontradas cerca de 20 pessoas, entre crianças,adolescentes e adultos, inclusive uma lactante com um filho de menos de um anode idade.

Segundo relatos, algunsjá estavam na chácara há meses, com pouco contato com os familiares e apenasrealizando orações e tarefas determinadas pelos pastores responsáveis pelo“retiro”. Todas as pessoas que participavam do suposto retiro foramidentificadas, e seus pais e/ou familiares serão contatados pela autoridadepolicial e pelo conselho tutelar. Cabe ressaltar que as pessoas são de Palmas,e de vários outros municípios do interior do Tocantins.

Ainda de acordo com aautoridade policial, dois pastores foram localizados e identificados como sendoos responsáveis pelo local e pelo evento. No entanto ao serem ouvidos,eles  alegaram que o retiro tomou umadimensão inesperada, e que planejavam regularizar o evento junto às autoridadespúblicas.

A perícia foi acionada eregistrou toda a estrutura do ambiente, o qual subsidiará a investigaçãoinstaurada pela unidade policial de Luzimangues no sentido de apurar todos osdetalhes e circunstâncias que resultaram na reunião de várias pessoas em localtotalmente inapropriado e desprovido de condições básicas, de saúde,alimentação e higiene.

Diante da situaçãoinusitada e perigosa, a Polícia Civil do Tocantins alerta aos pais para queprocurem conhecer bem eventuais retiros religiosos que são ofertados, bem comoseus idealizadores, estrutura do local, se há acompanhamento e fiscalizaçãopelos meios formais de controle, especialmente pelo Ministério Público e peloConselho Tutelar, bem como as atividades a que seus filhos serão submetidos,para evitar qualquer tipo de responsabilização cível, administrativa e atécriminal.

As investigações serãointensificadas e, caso sejam verificadas situações que configurem atosilícitos, os responsáveis pelo evento e também pelo local e que se realizavaserão responsabilizados de acordo com a legislação penal vigente.

Assuntos Relacionados
#Polícia#Luzimangues
Confira Também
Ocorrência

GMP prende três em flagrante por furto de combustível da Prefeitura

Ocorrência

3º BPM prende acusado de homicídio e recupera veículo roubado de comerciante

Serviço

CEULP/ULBRA realiza segunda palestra do CSI Tocantins - Estudo de Caso da Polícia Científica

Palmas

Polícia Civil desarticula ponto de venda de drogas e prende dois suspeitos por tráfico em Palmas

Araguaína

Polícia Civil prende casal suspeito por tráfico de drogas em Araguaína